TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS PEDAGÓGICOS DE ENSINO DE MODALIDADES COLETIVAS

Por:   •  27/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.907 Palavras (8 Páginas)  •  3.698 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

MÉTODOS PEDAGÓGICOS DE ENSINO DE MODALIDADES COLETIVAS

Docente: Eloise Werle De Almeida

Discentes: Claudia Auxiliadora Albuquerque Tercis

              Carlos Prado

      Laura Cristina Albuquerque Tercis

Cuiabá/MT

2016


INTRODUÇÃO

A educação física, pela histórica perspectiva dualista de corpo e mente, se vê por vezes, questionada no ambiente escolar, recebendo pequena carga horária nos currículos e dificultando a organização e sistematização de conteúdos por parte dos professores. Os jogos esportivos coletivos se caracterizam pelo confronto por equipes, sendo delimitados pelo espaço, tempo e situação, contendo um sistema de referências com vários componentes. Apresentam uma grande importância técnica-tática, fazendo com que o atleta/aluno elabore planos de situações de acordo com as ações técnicas adquiridas em busca da melhor estruturação motora para atingir um objetivo.

De acordo com a Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte (2005), a falta de um bom trabalho de base ou de uma eficiente iniciação esportiva é geralmente apontada como um dos principais empecilhos para que equipes esportivas alcancem o alto rendimento.

Nos Jogos Esportivos Coletivos (JEC), são exigidos um raciocínio individual e coletivo, capacidades cognitivas e tomada de decisão, capacidades perceptivas, físicas, psicológicas, cognitivas, coordenativas, motoras, técnico-táticas entre outras.

Neste trabalho são descritos os objetivos teóricos da teoria de Claude Bayer sobre esportes coletivos.

DESENVOLVIMENTO 

No âmbito escolar, os jogos esportivos nas escolas buscam analisar as vantagens para os alunos e para a prática pedagógica. Para muitos, os jogos esportivos coletivos têm como sua principal característica o jogo em grupo, levando em consideração a cooperação de todos os jogadores da mesma equipe. No entanto, existem três formas de ensinar os JECs: a técnica, o jogo formal e o jogo condicionado, sendo que para cada forma terá um aprendizado diferente. Para ter uma boa aplicação dos jogos esportivos coletivos é necessário primeiramente obter um objetivo, um terreno delimitado, metas e saber as regras. Os jogos devem trabalhar formas que incorpore as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos. Porém não trabalhando apenas a formação do atleta, mas também preocupando com a formação humana, já que o objetivo não é o alto rendimento do aluno e sim o aprendizado. Não se esquecendo de que os jogos esportivos tem caráter lúdico, que através das brincadeiras geram convivência e afinidades entre os membros da equipe. Os JECs, devem oportunizar os alunos a ter conhecimento de sua história, abranger conhecimentos teóricos, à vivência dos fundamentos, e compreensão das regras. Para se obter sucesso é necessário o trabalho em equipe. Para se conseguir a vitória desejada, não basta apenas aprender as habilidades motoras específicas de cada modalidade, é preciso também compreender as regras do jogo e torná-lo possível. O professor deve transmitir os objetivos dos jogos, mostrando aos alunos que a regra básica é a cooperação e o aprendizado, e não a competição entre si. Independentemente de ganhar ou perder é possível aprender com os erros e frustações, assim ganhando mais experiência, atenção aos erros do adversário e obtendo mais vantagens sob o adversário e a vitória da equipe.

De acordo com o artigo Jogos Esportivos Coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos - a partir das ideias de Claude Bayer em  o ensino dos desportos colectivos”, de 1979, diz que as modalidades esportivas coletivas podem ser associadas em uma única categoria pelo qual todas possuem seis invariantes: uma bola, um espaço de jogo, parceiros com os quais se joga, adversários, um alvo sendo este atacar ou defender e regras especificas, e são essas invariantes que geram a categoria esporte coletivo ou jogo esportivo coletivo, permitindo visualizar uma mesma estrutura de jogo.

Há seis princípios operacionais comuns divididos em dois grandes grupos, um para o ataque e o outro para defesa, seguindo os princípios de Bayer. Os princípios operacionais de ataque são: conservação individual e coletiva da bola, progressão da equipe e da bola em direção ao alvo adversário e finalização da jogada, objetivando a obtenção de pontos. Os três princípios operacionais de defesa são: recuperação da bola, e impedir o avanço da equipe contraria e da bola em direção ao próprio alvo, tendo em vista que se deve impedir a finalização da equipe adversaria.

O autor define os princípios operacionais comuns às modalidades esportivas coletivas, como regras de ação, que estabelecem os mecanismos necessários para a operacionalização dos princípios descritos, estes que são os meios de gestão necessários para se alcançar êxito e obter sucesso na progressão da bola e da equipe. Para conseguir essa conquista, são necessários algumas ações individuais e coletivas, tais como: criar linhas de passe, colocação individual em espaço onde a bola poderá chegar, e desmarcação em relação aos jogadores adversários. Dando continuidade as ideias de Bayer a técnica seria o “modo de fazer” e a tática ,ou seja, uma não existiria sem a outra o que justificaria o “fazer técnico” e o seu objetivo no jogo. Por outro lado, tem as intenções individuais e coletivas que ocorrem durante o jogo que demandam certos procedimentos técnicos. Dessa forma, surgem meios que propõem os conceitos de tática individual e tática coletiva, e ações coordenadas entre o indivíduo e o grupo, no sentido de uma prática de jogo qualitativamente melhor tanto por parte da equipe quanto por parte do indivíduo.

Seguindo a linha de raciocínio de Claude Bayer e Júlio Garganta, há dois jeitos de obter o aprendizado na prática do esporte coletivo: a inteligência e a cooperação.

Observando a estrutura dos desportos coletivos há origens antigas, como as tradições dentro da sociedade, na qual diversos jogos com bola já faziam parte das culturas locais. Porém, somente no início do século XIX foram constituídos os primeiros registros destas práticas. Desde tempos antigos, todas as modalidades coletivas possuem algumas características semelhantes, como o objeto esférico (bola) jogado com as mãos ou com os pés, um terreno demarcado, podendo ser grande ou pequeno, um alvo a atacar ou a defender, os parceiros de equipe que ajudam na progressão da bola, os adversários a serem derrotados e as regras a serem respeitadas, sendo que essas regras poderiam ainda sofrer variações do mesmo jogo. Ao nível de aprendizagem desenvolveram-se duas grandes correntes pedagógicas: o método tradicional e o método ativo . Essas correntes opostas possuem diferentes formas de interpretar o ensino, como abordagem mecanicista, abordagem baseada nas combinações de jogo, abordagem dialética e abordagem centrada na pedagogia das situações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (151.5 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com