TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS PEDAGÓGICOS DE ENSINO DE MODALIDADES COLETIVAS

Por:   •  23/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.929 Palavras (12 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Jose Roberto Batista da Silva

LAIS DA SILVA PEREIRA ARAÚJO

LEONARDO CRISTINO DE SOUZA

Priscila Alves da Silva

Rayane Alves de Mendonça

Sérgio Dantas Grassi Filho

Wandson Honório da Silva

Métodos pedagógicos de ensino de modalidades coletivas

[pic 3]

Patos – PB.

2017

Jose Roberto Batista da Silva

LAIS DA SILVA PEREIRA ARAÚJO

LEONARDO CRISTINO DE SOUZA

Priscila Alves da Silva

Rayane Alves de Mendonça

Sérgio Dantas Grassi Filho

Wandson Honório da Silva

Métodos pedagógicos de ensino de modalidades coletivas

 

Trabalho apresentado ao Curso “Licenciatura em Educação Física” da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Metodologia do ensino do Voleibol, Metodologia do ensino do Basquetebol, Metodologia do ensino do Atletismo, Cinesiologia e Biomecânica. Seminários da prática - Metodologia do ensino de modalidades coletivas e atletismo. Semestres 4º Flex e 5º Regular 2017/1.

Professores:

Prof. Dndo Anisio Calciolari Jr.; Prof. Ms. Túlio Moura; Prof.ª Ms.ª Patrícia Proscêncio; Prof.ª Dnda Eloise W. Almeida; Prof.ª Ms.ª Silvia Paulino Ribeiro Albanese; Prof.ª Dr.ª Luana Conti.

Patos – PB.

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

3 ENTREVISTA COM O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA        6

3.1 CONSIDERAÇÕES DA ENTREVISTA        7

3.2 PLANO DE AULA        9

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        11


1 INTRODUÇÃO

        No atual sistema educacional de ensino, observamos que existe uma metodologia de ensino, que visa o melhor aproveitamento na aprendizagem das modalidades esportivas, são os métodos pedagógicos de ensino de modalidades coletivas.

Os métodos de ensino são empregados na prática escolar e tem como objetivo a organização das atividades esportivas, pois é necessário que o professor, atinja os objetivos propostos de aprendizagem, eles deve vir com estratégias e procedimentos para a ação educativa. Nos nossos estudos, observamos a necessidade de um pequeno conhecimento das características dos esportes desportivos, dentro da atividade de educação física, além da participação nos estágios e aulas práticas, para que se possa planejar as atividades. Este trabalho, refere-se ao estudo direcionado ao desenvolvimento esportivo, entendido como processo de ensino, como também visita no ambiente escolar para conhecer e registrar as metodologias utilizadas pelo professor em sua aula prática e uma entrevista onde podemos assim saber a realidade do professor no seu cotidiano.

Assim, esse trabalho inicia mostrando os métodos pedagógicos de ensino de modalidades coletivas. Depois entrevista e análise do cotidiano com um professor, um plano de aula desenvolvido na aula de campo e por fim considerações finais.

2 DESENVOLVIMENTO

Segundo Claude Bayer as modalidades coletivas tendem a serem agrupadas, elas possuem seis variantes: uma bola, o espaço a serem jogados, parceiros ao qual se joga, adversários, um alvo a atacar e regras especificas a cada modalidade. Essas variantes são as que geram as categorias do Esporte Coletivo, Jogos Esportivos Coletivos.

Possuem ainda princípios comuns, onde são divididos em dois grandes grupos são eles o ataque e a defesa. Bayer fala que o ataque se relaciona a conservação individual e coletiva da bola, progressão da equipe e da bola em direção ao alvo adversário e finalização da jogada. Os princípios da defesa são: recuperar a bola, impedir o avanço da equipe contraria e da bola em direção ao próprio alvo e proteção do alvo visando impedir a finalização da outra equipe.

Os jogos desportivos coletivos são constituídos por várias modalidades esportivas - voleibol, futsal, futebol, handebol, polo-aquático, basquetebol - entre outros e, desde sua origem, têm sido praticados por crianças e adolescentes dos mais diferentes povos e nações existentes no mundo.

Ao desenvolver as modalidades esportivas no âmbito escolar, os professores, na maioria das vezes, concentram suas ações em ensinar movimentos e gestos técnicos específicos, mas para o aluno adquirir um amplo conhecimento deste conteúdo entendemos que seja fundamental, além da aprendizagem de movimentos esportivos, que ele saiba analisar o porquê da realização de tais movimentos, como também possa atribuir valores e ter atitudes apropriadas para e nas diversas práticas esportivas. Especificamente para o ensino do esporte, percebemos clareza dos autores em relação às propostas pedagógicas quando nos referimos à dimensão procedimental dos conteúdos. Com isso, observamos um direcionamento das propostas para a caracterização de diversos tipos de jogos, o que proporcionará um melhor entendimento tático da modalidade envolvida e consequentemente facilitará a aprendizagem dos gestos motores específicos. Mas, que também fica claro a importância da teoria com os alunos para melhor entendimento e desenvolvimento dos mesmos, tanto na parte física como cognitiva. O objetivo é transpor a barreira de apenas ensinar a realizar gestos motores e dar um cunho mais qualitativo à Educação Física nas escolas brasileiras.

O profissional de Educação Física deve passar a seus alunos conhecimentos relacionados ao esporte, além de educá-los para a vida social, formando cidadãos críticos e independentes (VENDITTI JUNIOR; SOUSA, 2008) e capazes de tomar decisões e resolver problemas durante o jogo e também na vida diária (DAOLIO; VELOZO, 2008). Santana (2005) propõe alguns princípios pedagógicos para os profissionais que trabalham com a iniciação esportiva das modalidades coletivas, como aceitar a competição, adotar métodos de ensino que promovam a socialização e a criatividade; e preconizar uma pedagogia atraente e encantadora. Em relação à pedagogia da iniciação esportiva, Paes (2001) arrola experiências práticas em situações de jogo, também em 1 x1 – 2 x 2 - 3 x 3, e ainda o "jogo possível" como uma possibilidade de ensinar jogos desportivos coletivos, pois o mesmo pode propiciar aos alunos o conhecimento e a aprendizagem dos fundamentos básicos dos valores relativos e absolutos, e também aprenderem de acordo com suas possibilidades materiais (locais de aprendizagem). Desta maneira, os conteúdos devem ser ensinados respeitando-se cada fase do desenvolvimento das crianças e dos pré-adolescentes. Sendo assim, optamos por dividir a etapa de iniciação esportiva em três fases de desenvolvimento: a) fase iniciação esportiva I; b) fase de iniciação esportiva II; e c) fase de iniciação esportiva III, sendo que cada fase possui objetivos específicos para o ensino formal e está de acordo com as idades biológica, escolar, cronológica e com as categorias disputadas nos campeonatos municipais e estaduais, diferenciando-se de modalidade para modalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (234.1 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com