TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS PEDAGÓGICOS DE ENSINO DE MODALIDADES COLETIVAS

Por:   •  11/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.289 Palavras (14 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................................3

2 MÉTODOS PEDAGÓGICOS DE ENSINO DE MODALIDADES COLETIVAS......4

2.1 MÉTODOS ESPECÍFICOS PARA O ENSINO DOS JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS 4

2.2 O MÉTODO TRADICIONAL TECNISISTA DE ENSINO 4

2.3 O MÉTODO DA SÉRIE DE JOGOS 4

2.4 O MÉTODO DOS JOGOS DESPORTIVOS MODIFICADOS 4

2.5 O MÉTODO DO PROFESSOR CLAUDE BAYER 5

2.6 O MÉTODO SITUACIONAL 5

2.7 O MÉTODO CRÍTICO SUPERADOR 5

2.8 O MÉTODO CRÍTICO EMANCIPATÓRIO 6

3 CONCLUSÃO........................................................................................................6

REFERÊNCIAS........................................................................................................7

ANEXOS ...................................................................................................................9

ANEXO A – Transcrição da 1ª entrevista...................................................................10

ANEXO B – Transcrição da 2ª entrevista...................................................................11

ANEXO C – Atividades para o desenvolvimento de modalidades coletivas..............12

ANEXO D – Considerações das entrevistas..............................................................13

ANEXO E – Plano de Aula.........................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

Observamos em aulas de Educação Física, um expressivo interesse por parte dos alunos em praticas determinados esportes como: futsal, handebol, basquete, vôlei e futebol, estes conhecidos como, Jogos Coletivos Esportivizados.

A educação física escolar tem como objetivo trabalhar de modo amplo seus conteúdos, possibilitando que o aluno aprenda, de uma forma democrática e prazerosa, grande parte dos conteúdos da cultura corporal.

Dentro do extenso universo de possibilidades corpóreas, e do universo da cultura corporal contemporânea, há um coletivo de jogos esportivizados de suma importância para a educação física escolar, conteúdo que de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) devem ser transmitidos dentro de um contexto participativo e competitivo nas aulas de educação física do ensino fundamental, mais especificamente 3º e 4º ciclo, correspondentes do 6º ao 9º ano (BRASIL, 2004), sendo que nessa fase os alunos deverão ter contato direto e formal com os Jogos Coletivos Esportivizados, como por exemplo “Predisposição para vivenciar e aplicar os conceitos técnicos e táticos adquiridos” (BRASIL, 1998).

Identificamos que os professores entrevistados não possuem um conhecimento sólido sobre métodos de ensino existentes. Nos últimos anos, os métodos de ensino vêm se desenvolvendo cada vez mais e com recursos variados, porém elas estão situadas dentro de um contexto acadêmico.

Sendo assim, este trabalho teve como objetivo conhecer métodos de ensino utilizados por professores em escolas, como também analisar se as suas opções metodológicas são, conforme a literatura, as mais pertinentes para o ensino-aprendizagem do esporte atualmente.

2 MÉTODOS PEDAGÓGICOS DE ENSINO DE MODALIDADES COLETIVAS

2.1 MÉTODOS ESPECÍFICOS PARA O ENSINO DOS JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS

O ensino dos esportes coletivos na escola vem sendo, principalmente a partir dos anos 80, alvo de inúmeras discussões e debates entre estudiosos de Educação Física. De forma geral, estas discussões versam sobre a forma como estes esportes são desenvolvidos e sua finalidade no contexto escolar. Costa (1987) e Paes (2001) afirmam que, na maioria dos locais onde a prática esportiva se faz constante, principalmente nas escolas, o ensino está baseado em uma prática desprovida de objetivos, ou seja, uma atividade com um fim em si mesma, seletiva e excludente. Podemos citar diversos métodos existentes para o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos.

2.2 O MÉTODO TRADICIONAL TECNISISTA DE ENSINO

Neste método construído sobre as bases do treinamento desportivo, os professores focalizam seu trabalho no ensino de técnicas desportivas individuais e sistemas de jogos coletivos, em geral usando modelos que repetem e imitam os modelos de treinamento dos adultos com certas adaptações para as crianças.

2.3 O MÉTODO DA SÉRIE DE JOGOS

Este método foi idealizado e proposto na década de 80 pelos professores alemães Heinz Alberti e Ludwig Rothenberg. Os objetivos principais do aprendizado dos jogos são: 1) o aperfeiçoamento da técnica motora; 2) o domínio do material do jogo e 3) o ensino do comportamento tático. O princípio fundamental é que os jogos devem ser desenvolvidos sempre dos mais simples para os mais complexos e garantir uma intensidade máxima de prazer e participação.

2.4 O MÉTODO DOS JOGOS DESPORTIVOS MODIFICADOS

Esta abordagem oferece oportunidades reais para as crianças desenvolverem seus próprios jogos, envolvendo-se, desta maneira, em seu próprio aprendizado. Compartilham idéias, trabalham de maneira cooperativa e descobrem naturalmente porque as regras são importantes e seus propósitos. Os jogos são denominados modificados por apresentarem uma forma diluída do jogo principal. Eles podem ser competitivos ou cooperativos e são recomendados em qualquer nível de escolaridade (POZZOBON 2001).

2.5 O MÉTODO DO PROFESSOR CLAUDE BAYER

O método proposto por Bayer (1986) é composto por três elementos: 1) valorização dos jogos espontaneamente praticados pelas crianças podendo ser modificados por elas; 2) adequação à etapa de desenvolvimento das crianças objetivando a formação de um aluno inteligente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com