TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODO PEDAGÓGICO DE ENSINO DE MODALIDADES COLETIVAS

Por:   •  25/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.193 Palavras (13 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 ENTREVISTA............................................................................................................6

4 PLANO DE AULA.....................................................................................................9

5 CONCLUSÃO.........................................................................................................11

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGÉFICAS .........................................................................12

1 INTRODUÇÃO

Na orientação das atividades de formação e preparação dos jovens praticantes de jogos desportivos coletivos deve centrar-se nos aspectos pedagógicos, a fim de propiciar evolução do conhecimento e do nível de desempenho técnico e tático. Nesse sentido, o desporto de formação não deve se basear em meras adaptações das práticas, princípios e cargas preconizados para os adultos; mas deve ser organizado em função dos aprendizes, dos objetivos, dos conteúdos, dos métodos, do desenvolvimento e dos níveis de dificuldade, de acordo com as idades e os níveis de maturação.

Segundo o autor Barboza (1992), o esporte é Esporte é uma atividade física sujeita a várias regras e que geralmente buscam a competição entre praticantes. Para ser esporte tem de haver envolvimento de habilidades e capacidades motoras, regras geradas por uma confederação regente e competitividade entre opostos. Idealmente o esporte diverte e entretém, e constitui uma forma metódica e intensa de um jogo que tende à perfeição e à coordenação do esforço muscular tendo em vista uma melhora física e espiritual do ser humano. As modalidades esportivas podem ser coletivas, duplas ou individuais, mas sempre com um adversário.

2 DESENVOLVIMENTO

Diante dos estudos pudemos observar a necessidade que conheçamos as características das modalidades coletivas na disciplina de educação física escolar, entendermos o ciclo de ensino dos alunos além dos estágios de estratégia, desenvolvimento e particularidades em cada modalidade, para que assim possamos planejar de forma correta e adequar às atividades de acordo com o planejamento metodológico, e são as atividades de intervenção aplicada pelos professores que vão indicar o caminho na busca de estudo desse processo.

Nos jogos coletivos, o aumento do diálogo acabou gerando novas possibilidades de procedimentos pedagógicos visando com isso à facilidade do aprendizado. A pedagogia do esporte que é defendida por diversos estudiosos é fundamental para o desenvolvimento e aprendizado infantil e rendimento dos alunos que é mais aprimorado com a atuação do professor de educação física. Os Jogos Esportivos Coletivos são caracterizados pela presença de duas equipes que se enfrentam de maneira determinada, cujo objetivo é levar o objeto do jogo (bola, por exemplo) até o alvo do adversário, ao passo que se defende o próprio alvo. Para isso, joga-se com a ajuda dos companheiros no objetivo de superar o sistema defensivo dos adversários.

Nem sempre é uma tarefa fácil para os alunos o entendimento e a compreensão de táticas. É de estrema importância o ensino de habilidades e competências tático-cognitivo e também considerações sobre o desenvolvimento das capacidades físicas e dos jogos desportivos coletivos por intermédio dos estudos em pedagogia do esporte.

Existem diversas modalidades de jogos desportivos coletivos que são: voleibol, futsal, handebol, basquetebol, entre outros e desde o seu surgimento esses esportes vem sendo praticado por crianças e adolescentes de todo o mundo.

A pedagogia do esporte é definida por BARBANTI como (“... um campo do conhecimento que trata do relacionamento entre o Esporte e a Educação. A Pedagogia do Esporte é direcionada para dar os fundamentos teóricos para a prática dos esportes com o objetivo de melhorar o desenvolvimento do homem e enriquecer a qualidade de vida. Área acadêmica de estudo que focaliza as intervenções educacionais no domínio do Esporte e do movimento humano 2003, p. 222). Sendo assim as práticas vividas na infância e na adolescência são sempre positivas e auxiliam em uma vida adulta muito mais saudável.

O profissional de educação física deve trabalhar com seus alunos, não só as modalidades de esporte coletivo, mas deve educá-los também para uma vida social formando cidadãos críticos e independentes, capaz de tomar suas próprias decisões e resolver problemas durante a vida.

Alguns estudiosos como Santana (2005) propõe alguns princípios pedagógicos para que os profissionais possam trabalhar com a iniciação esportiva de modalidades coletivas como métodos de ensino que promovam a socialização e a criatividade. Paes (2001) enumera diversas experiências e práticas em situações de jogo, usando métodos do 1 contra 1 - 2 contra 2 – 3 contra 3; e ainda o “jogo possível” como uma possibilidade de ensinar jogos desportivos coletivos, pois assim poderia propiciar aos alunos o conhecimento de fundamentos básicos dos valores relativos e absolutos. Sendo assim os conteúdos devem ser ensinado respeitando cada fase e cada fase e limitação no desenvolvimento do aluno. Sendo assim a iniciação esportiva é dividida em 3 partes: iniciação esportiva I (1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries), iniciação esportiva II (5ª e 6ª séries) e iniciação esportiva III (7ª e 8ª séries).

Fase de iniciação esportiva I- A fase de iniciação esportiva I corresponde da 1. 1º ano ao 5º ano séries do ensino fundamental, atendendo crianças da primeira e segunda infância, com idades entre 7 e 10 anos. O envolvimento das crianças nas atividades desportivas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com