TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA: MÉTODOS PEDAGÓGICOS DE ENSINO DE MODALIDADES COLETIVAS

Por:   •  15/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA: MÉTODOS PEDAGÓGICOS DE ENSINO DE MODALIDADES COLETIVAS

Entendemos que jogos ou modalidades coletivas são em um determinado momento histórico, um conjunto de jogos praticados coletivamente, ou seja, passou por um processo de regras escritas e universais. Hoje a adesão ao esporte nas escolas cresce de forma nunca antes verificada.

Faz-se necessário nos dias de hoje dar ao esporte um tratamento pedagógico buscando proporcionar ao praticante uma melhor convivência com o fenômeno. Nos dias atuais, temos observado um aumento considerável nas discussões sobre as metodologias de ensino-aprendizagem nos jogos desportivos coletivos o processo de ensino, que acontece desde que a criança dar início na atividade esportiva, até sua dedicação exclusiva em uma modalidade. Os jogos desportivos coletivos são constituídos por várias modalidades esportivas desde sua origem, têm sido praticados por crianças e adolescentes dos mais diferentes povos e nações.  

Segundo Bayer (1994) coexistir duas correntes pedagógicas de ensino para os jogos desportivos coletivos:  uma utiliza os métodos tradicionais ou didáticos, decompondo os elementos (fragmentação), na qual a memorização e a repetição permitem moldar a criança e ao adolescente ao modelo adulto. A outra corrente destaca os métodos ativos, que levam em conta os interesses dos jovens e que, a partir de   situações vivenciadas, iniciativa, imaginação e reflexão possam favorecer a aquisição de um saber adaptado às situações causadas pela imprevisibilidade.  

Essa  abordagem  pedagógica,  chamada  de  pedagogia  das  situações,  deve  promover  aos  indivíduos  a cooperação  com  seus  companheiros,  a  integração  ao  coletivo,  opondo-se  aos adversários,  mostrando,  ao  aprendiz,  as  possibilidades  de  percepção  das  "situação de  jogo",  interferindo  na  tomada  de  decisão,  elaborando  uma  "solução  mental", buscando  resolver  os  problemas  que  surgem  com  respostas  motoras  mais  rápidas, principalmente  nas  interceptações  e  antecipações,  frente  às  atividade dos adversários. Infelizmente os professores adotam somente a eficiência como norteadora de suas práticas docentes, tendo a   pedagogia tradicional para desempenharem esta função, centrada no professor, como transmissor ativo do saber, enquanto o aluno comportava-se como receptor passivo dos ensinamentos do mestre. Já as maiorias dos professores utilizam a pedagogia tecnicista que defende a ideia de uma escola tradicional, a qual tem como função a preparação de mão-de-obra eficiente para a indústria, ou seja, a educação volta da para a instrução e o treinamento, possui um ensino centrado na técnica com forte influência do Behaviorismo e da Teoria Comportamentalista de Skinner. Esse professor vem ignorando toda e qualquer criação do aluno e não levando em consideração que até mesmo as famosas técnicas eficientes foram criadas dentro de um contexto cultural e não levando para suas aulas conteúdos lúdicos. Nos dias atuais, para atingir resultados desportivos superiores, os atletas dedicam-se à atividade esportiva durante muitos anos de suas vidas.  Por isso,  tornou-se  necessária  uma  subdivisão  metodológica  rigorosa  em  longo  prazo, relacionada  à  preparação  dos  atletas,  na  qual  as  etapas  e  fases  não  têm  prazos determinados  de  início  e  finalização,  pois  dependem  não  só  da   idade,  mas  também  do potencial  genético  do  esportista  e  do  ambiente  no  qual  ele  está  inserido,  das particularidades  de  seu  crescimento,  maturação,  desenvolvimento,  da  qualidade  dos técnicos,  entre  outros,  e  também  das  características  de  cada  modalidade  escolhida. É de fundamental importância discutirmos a pedagogia da iniciação esportiva, com o respaldo teórico de estudiosos do assunto.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com