TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA DAS MODALIDADES COLETIVAS E ABORDAGENS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  17/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.472 Palavras (18 Páginas)  •  964 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................

 4

2 DESENVOLVIMENTO.........................................................................................

 5

2.1 MÉTODOS PEDAGÓGICOS DE ENSINO DE MODALIDADES COLETIVAS.

 5

2.1.1 1ª Parte – Produção de Texto........................................................................

2.2 O DESENVOLVIMENTO DE MODALIDADES COLETIVAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA...............................................................................................

 6

 8

2.2.1 2ª Parte – Pesquisa de Campo: Aulas e Entrevistas nas Escolas.................

 8

2.2.1.1 Exercícios e Atividades para o Desenvolvimento de Modalidades Coletivas................................................................................................................

11

2.2.1.2 Considerações e Análises das Entrevistas.................................................

13

2.3 3ª PARTE – PRODUÇÃO DO PLANO DE AULA.............................................

14

3 CONCLUSÃO......................................................................................................

17

REFERÊNCIAS......................................................................................................

18


1 INTRODUÇÃO

Pelo meio deste trabalho, apresentam-se os métodos pedagógicos de ensino de modalidades coletivas e o desenvolvimento de modalidades coletivas nas aulas de educação física, abrangendo uma pesquisa explanada e nítida sobre tais temas realizada pelo grupo, através de internet, livros, artigos, revistas e do que foi estudado nas disciplinas que contemplaram o curso de Educação Física durante o semestre.

Este estudo tem por objetivo, além de examinar e ponderar os métodos pedagógicos e o desenvolvimento das modalidades coletivas, verificar quais são as abordagens de ensino mais utilizada pelos professores e os motivos pelos quais adotam estes métodos, assim como refletir sobre as diferentes possibilidades e seus aspectos de exercícios utilizados para tal desenvolvimento.

Por conseguinte, é indispensável assegurar que muitos dos estudos e pesquisas desenvolvidas em coerência às metodologias e ações pedagógicas empregadas pelos professores nos dias de hoje consideram ainda o ensino dos esportes na abordagem tradicional. O comprometimento de contestar à tradição a inovação propõe aos profissionais um pensamento crítico e reflexivo que exige esforço, dedicação e formação continuada.

2 DESENVOLVIMENTO

        

Desde o período em que as modalidades coletivas foram inseridas na escola, elas conseguiram um espaço efetivo escolar, estando abonadas fundamentalmente pela flexibilidade dos alunos, o seu jeito de aplicação e a estrutura física das escolas.

O esporte é um meio complementar da cultura mundial, a qual cria benefícios físicos, psicológicos e sociais, mas precisa ser ensinado de forma gratificante, respeitando a individualidade e o interesse dos alunos, e ainda considerando o seu caráter multidimensional.

2.1 MÉTODOS PEDAGÓGICOS DE ENSINO DE MODALIDADES COLETIVAS

No Brasil, em torno dos anos 50 que os conteúdos esportivos começaram a ser trabalhados nas escolas, mas foi a partir dos anos 60 que ela passou a ser quase que unicamente trabalhada nas aulas de Educação Física, porém a adoção de ensino era através do Método Tecnicista, ou seja, o objetivo era somente desenvolver as técnicas e táticas desportivas, empregando repetições de gestos pré-estabelecidos, levando muitas vezes até a exaustão dos alunos. Contudo, nos dias atuais, apesar de a formação do profissional de Educação Física ter mudado consideravelmente, o método empregado dentro da sala de aula pelo professor continua sendo através do Método Tecnicista/Tradicionalista.

As abordagens e métodos pedagógicos da Educação Física visam à implantação do domínio do pensamento pedagógico e científico da área, por meio de discussões do melhor caminho, porém a maioria das abordagens questiona a eficiência técnica e o rendimento esportivo, evidenciados na abordagem tradicionalista.

Diante desse problema, nossa preocupação se faz presente tanto durante os estágios em que estamos realizando, quanto na futura profissão de professor de Educação Física e isso nos motiva a estudar e analisar o assunto, pois a literatura a partir dos anos 80 começou a possibilitar uma gama de métodos para o ensino de modalidades coletivas. Não se pode pensar em abordagens e métodos pedagógicos de ensino das modalidades coletivas somente como ensino e aprendizado para os futuros atletas, mas deve abranger todos os alunos.

2.1.1 1ª Parte – Produção de Texto

Para Bayer, as modalidades esportivas coletivas podem ser agrupadas em uma única categoria porque todas possuem seis invariantes, que são uma bola, um espaço de jogo, parceiros com quem jogar, adversários, alvo a atacar e defender e regras específicas, essas invariantes que tornam possível o jogo coletivo. Bayer defende para essa abordagem seis princípios, três de ataque e três de defesa, os princípios de ataque são conservação individual e coletiva da bola, progressão da equipe e da bola em direção ao alvo adversário e finalização da jogada, visa à marcação do ponto, já os princípios operacionais de defesa são recuperar a bola, impedir o avanço da equipe contraria e da bola em direção ao próprio alvo e proteção do alvo e tem como objetivo impedir a marcação da equipe adversária. Através desses princípios o autor define as regras de ação que são os mecanismos necessários para operar os princípios citados, o autor coloca que para te sucesso em uma progressão de bola, por exemplo, necessita de algumas ações individuais e coletivas, tais como criar linha de passe, colocação individual em espaços onde a bola pode chegar e demarcação em relação aos jogadores adversários. Essa proposta de abordagem vai de encontro à abordagem tradicional, onde a técnica e o domínio de dimensão gestual era o centro das atenções. Bayer defende a ideia da tática que nada mais é do que as intenções individuais e coletivas que ocorrem dentro de um jogo que necessita de certos procedimentos técnicos, é a técnica aliada à tática, possibilitando um jogo de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (220.9 Kb)   docx (40.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com