TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelagem body case

Por:   •  16/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.946 Palavras (12 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TATUÍ

CURSO DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

DANIEL RUBENS

DIEGO SOUZA

FELIPE VAZ

LUCAS BATISTA

LUCAS PEREIRA

MARCELO MEDEIROS

Case BODY SHOP 

Tatuí, SP

1semestre/ 2016

DANIEL RUBENS

DIEGO SOUZA

FELIPE VAZ

LUCAS BATISTA

LUCAS PEREIRA

MARCELO MEDEIROS

Case BODY SHOP

Trabalho apresentado à Faculdade de tecnologia de Tatuí, para a disciplina de modelagem de processos como exigência parcial para aprovação na disciplina sob orientação do Prof: Cesar Sacco

Tatuí, SP

1semestre/ 2016

Sumário

1.        Introdução        

2.        RESPONSABILIDADE SOCIAL        

3.  Como você acha Que a Política ambiental da Body Shop relaciona-se com a estratégia     geral da empresa?                                                                         .4

4. Quais você acha Que são os dilemas impostos pelas decisões descritas para os gerentes de produção da empresa?                                                   4

5. EVOLUÇÃO DA QUESTÃO AMBIENTAL                                                         5

6. Referencia:                                                                                                                  7



  1. Introdução

The BODY SHOP  foi criada em 1976 por Anita Roddick e seu marido Gordon, em casa, assim como algumas das empresas de tecnologia mais bem sucedidas do século XX que nasceram nas famosas “garagens” como a Windows e a Apple.

Os produtos naturais logo fizeram sucesso, e a primeira loja foi aberta em Brighton no sul da costa de Inglaterra com apenas vinte e cinco produtos feitos à mão. Segundo o histórico fornecido pela The Body Shop, em 1978 a empresa abriu seu primeiro quiosque internacional em Bruxelas, e a partir de 1982 duas lojas foram sendo abertas por mês.

 Em 1985 tornou-se uma empresa de capital aberto, e ainda neste ano, começou sua parceria com o Greenpeace. Um ano depois dessa união criou o Departamento de Projetos Ambientais. A campanha “Salvem as Baleias” foi seu primeiro evento internacional junto ao Greenpeace (RODDICK, 2002). Em 1986 a organização iniciou sua negociação com as comunidades internacionais de baixa renda (Community Trade).

 Em 1989 promoveu a Campanha “Parem as Queimadas”, que se tornou um manifesto apresentado à Embaixada Brasileira assinado por mais de um milhão de clientes internacionais, e que pedia ao Governo Brasileiro que parasse a destruição da Floresta Amazônica. Em 1990 iniciou sua expansão nos EUA, com um pedido de duas mil e quinhentas franquias. A demanda pelos produtos foi enorme, aumentando seu comércio internacional com mais de trinta e nove países, apenas quatorze anos após a abertura da primeira loja. Neste mesmo período lançou sua Fundação The Body Shop, uma ONG ligada aos direitos humanos e a proteção ambiental.

 A partir de 1992 a The Body Shop Foundation iniciou sua ajuda à comunidade indígena na Amazon coop na Amazônia, empregando 59 pessoas, principalmente de Altamira (Em 1996, Anita Roddick abraçou a Campanha lançada pela The Body Shop contra os testes em animais, que acabou sendo extremamente bem sucedida, conseguindo um comprometimento junto ao Governo Inglês para seu banimento. Continuando suas ações sócio-ambientalmente corretas, em 1997, a empresa foi a primeira na área de cosméticos a assinar o Human Cosmetics Standard apoiado pelos principais grupos contra testes em animais. Em 1998, para celebrar os 50 anos da Declaração dos Direitos Humanos, a empresa lançou uma campanha internacional para a anistia, incentivando seus consumidores - Make Their Mark - a participar. Mais de três milhões de pessoas assinaram a campanha. A The Body Shop completou 25 anos em 2001, e para comemorar iniciou uma nova parceria com o Greenpeace para o projeto “Escolhendo a Energia Positiva” – contra o aquecimento global. Mais de um milhão e seiscentos clientes assinaram a petição para a conferência ambiental da ONU de 2002. Atualmente atua em mais de cinqüenta países, com mais de mil e novecentos pontos de vendas, em mais de vinte e cinco línguas diferentes e em doze zonas de tempo diferentes, vendendo um produto a cada 0,4 segundos, a partir de transações com mais de setenta e sete milhões de clientes ao redor do mundo. São mais de seiscentos produtos e quatrocentos acessórios. Um dos principais posicionamentos da The Body Shop está em seu profundo comprometimento com o bem estar das pessoas, assim como com a preservação do planeta. Este reposicionamento trabalha com a inovação de produtos, uma nova identidade visual da marca e das lojas, o desenvolvimento de serviços de vendas multicanal e campanhas de valor que assegurem o encontro dos desejos dos consumidores agora e no futuro. Corroborando com esta forma de trabalho, seus Relatórios de Valores Sociais de 1995 e 1997 foram reconhecidos pela ONU e considerados com referência mundial para as áreas Social e Ambiental.

Segundo Ottman (1993, p. 65), a empresa de cosméticos The Body Shop é um exemplo de organização “baseada em valores, que vem ganhando o respeito dos consumidores através de raciocínio e políticas inovadoras”. Para a autora, Anita Roddick, fundadora da companhia inglesa, é uma precursora no marketing ambiental, tendo elaborado e implementado uma série de conceitos que são até hoje utilizados como exemplo em diversas empresas globais. Para Popcorn (1993), Anita Roddick construiu um império com base em princípios de salvamento da terra, não agressão aos animais e utilização  sustentada de produtos nativos de lugares remotos. Robbins (2001) analisa a The Body Shop como uma organização verde-escura, pois sua gestão empresarial é uma das mais proativas nas respostas aos desafios ambientais do que outras corporações similares. As organizações verde-escuras são extremamente ativas, tanto no âmbito social como ambiental e contribuem financeiramente de forma expressiva para causas ambientais e sociais, através dos lucros gerados de suas organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (249 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com