TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Morte súbita: Uma realidade existente no esporte

Por:   •  3/7/2018  •  Artigo  •  3.112 Palavras (13 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 13

              UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

                               PÓS-GRADUAÇÃO

                 DE DESPORTO DE QUADRA E CAMPO

[pic 1]

Trabalho de conclusão do curso

Artigo de Revisão

Morte súbita: Uma realidade existente no esporte

Márcio Nascimento da Silva

Professor orientador:

Luís Antonio Verdini de Carvalho

Rio de Janeiro, 22 de Março de 2018.

Morte súbita: Uma realidade existente no esporte

Orientando: Márcio Nascimento da Silva1

         Orientador: Luís Antônio Verdini de carvalho2 3 4

Resumo

A ocorrência de morte súbita em atletas é um evento raro e está frequentemente relacionada à existência de doenças cardiovasculares, muitas vezes preexistentes nos atletas. No entanto, a ideia de que a atividade física pode levar à morte difere da imagem que ela traz benefícios à saúde e, principalmente, ao sistema Cardiovascular. Um dos objetivos deste estudo é verificar em que esporte tem maior incidência de morte súbita na faixa etária de 18 a 35 anos e estudar algumas soluções para a menor reincidência desses acontecimentos. A metodologia utilizada foi a busca bibliográfica de periódicos especializados nesse assunto. Essa pesquisa foi constituída por nove publicações de 2001 a 2014. Portanto, podemos verificar que o esporte com maior incidência de morte súbita na Europa e no Brasil foi o Futebol e que a total segurança da saúde dos atletas consiste em avaliações clínicas periódicas de pré-participação, bem como medidas de emergência, não apenas em locais de competição, mas também em qualquer local que desenvolva algum treinamento de alto desempenho.

Palavras-chave: Morte súbita, Coração e Esporte.

ABSTRACT

The occurrence of sudden death in athletes is a rare event and is frequently related to the existence of cardiovascular diseases, often preexisting in athletes. However, the idea that physical activity can lead to death differs from the image that it brings benefits to health and especially to the cardiovascular system. One of the objectives of this study is to verify in which sport has a higher incidence of sudden death in the age group of 18 to 35 years and to study some solutions for the less recurrence of these events. The methodology used was the bibliographical search of specialized journals in this subject. This research consisted of nine publications from 2001 to 2014. Therefore, we can verify that the sport with the highest incidence of sudden death in Europe and Brazil was Football and that the total safety of athletes' health consists of periodic clinical evaluations of pre participation, as well as emergency measures, not only in competition venues, but also in any place that develops some high-performance training.

Keywords: Sudden Death, Heart and Sport.

  1. Graduado em licenciatura em educação física pela UCB
  2. Departamento de jogos EEFD/UFRJ
  3. Laboratório de ciências do Futebol de campo, Futsal e Beach Soccer da EEFD/UFRJ
  4. Curso de especialização em desporto de campo e de quadrada EEFD/UERJ

Introdução

Epidemiologia

A morte súbita é aquela que ocorre de forma abrupta, uma morte imprevisível e inesperada. Pode ocorrer tanto por processo patológico como por meio de violência (envenenamento) tanto em adultos como em crianças. Geralmente ocorre nas primeiras horas do dia. A morte súbita pode acontecer na primeira hora ou nas primeiras 24 horas após o aparecimento de sintomas. Atinge tanto pessoas sãs como doentes, de sedentários a atletas. No passado foi atribuída a causas inexplicáveis, a vinganças de deuses ou maldições. Com a evolução da ciência e da medicina. As explicações e as causas foram aos poucos sendo esclarecidas e ampliadas. Apesar de rara, a morte súbita é ainda inaceitável pelas pessoas e vista pelas mesmas como uma quebra injusta do ciclo natural da vida, principalmente quando envolve atletas e jovens. Raramente a morte súbita é atribuída a um coração estruturalmente normal (ACHILLI, F, 2004)1.

Já no desportista a morte súbita está constantemente ligada a problemas no coração, e geralmente patologia não é conhecida por seu portador. A causa mais frequente é a presença Cardiomiopatia hipertrófica familiar, com oclusão da câmara de saída do ventrículo esquerdo durante um esforço intenso com taquicardia importante. Esta câmara de saída é o espaço que precede a válvula aórtica, delimitado pelo septo e o folheto anterior da válvula mitral. A hipertrofia cardíaca que a acompanha é muitas vezes confundida no ecocardiógrafa, se analisado um pouco superficialmente, com a hipertrofia normal do coração do desportista. Outras causas são atribuídas ao adulto jovem, mas também o chamado de commotio cordis (percussão violenta no tórax causado por uma pancada brusca) (OLIVEIRA MAB, 2004)2.

Em números absolutos, a incidência de morte cardíaca relacionada ao esporte e de 0,75/100.000 para homens e de 0,13/100.000 para mulheres, ou seja, e cerca de cinco vezes mais incidente no sexo masculino do que no sexo feminino. Isso provavelmente ocorre por existir um numero total maior de homens participantes em esportes competitivos, por eles estarem geralmente expostos a uma carga em treino e em competições de intensidade maior, e por apresentarem uma taxa mais elevada de doenças congênitas do coração do que as mulheres (CORRADO D, 2005)3. Em pessoas com mais de 35anos, esta relação aumenta, grande parte por prevalência crescente de doenças ateroscleróticas do coração, o que eleva estes números para 6/100.000 mortes em indivíduos de meia-idade.

Outros estudos também mostram que a incidência de Morte Súbita em atletas é difícil de definir, variando de 1: 23.000 até 1: 300.000 nos Estados Unidos. Na Europa, a incidência de Morte Súbita em atletas jovens (abaixo de 35 anos) é de 2,1: 100.000 relacionado a causas cardiovasculares, e de 2,3: 100.000 relacionado a causas gerais. Uma meta-análise publicada pelo Comitê Olímpico Internacional, com sede em Lausanne, Suíça, demonstrou que entre 1996 e 2004 foram registradas 1.101 mortes súbitas de atletas jovens abaixo de 35 anos, com uma média de 29 por ano (CORRADO D, 2005)3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (369 Kb)   docx (58.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com