TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento Humano

Por:   •  20/4/2016  •  Monografia  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

OBJETIVO DO TRABALHO DE APS:

Obter uma informação a mais além das aulas dadas, a respeito do tema Movimento Humano: Um Objeto de Estudos para o Esporte, e assim engrandecer o conhecimento sobre o tema, junto com a matéria proporcionada durante o semestre do curso.

JUSTIFICATIVA: O tema Movimento Humano, foi escolhido com o intuito de ser um dos temas mais importantes na área de Educação Física, justamente por estar relacionado ao Crescimento e Desenvolvimento, e Aprendizagem e Desenvolvimento Motor do Ser Humano desde quando ainda está na 1ª infância, até o fim da sua vida.

2. DESENVOLVIMENTO

O Movimento Humano é uma fonte de informações muito valiosa sobre a realidade de cada indivíduo. O processo de desenvolvimento de cada pessoa está expresso no modo como ela se move e utiliza seu corpo. Um dos pressupostos básicos neste estudo é de que os primeiros momentos de vida da pessoa influência o modo de como ela irá se relacionar com o seu corpo e se mover na fase adulta.

Porque tanto as experiências físicas quanto as emocionais deixam marcas a longo-prazo no modo como as pessoas se seguram e se movem, o estudo do movimento abre uma porta para o estudo de padrões do desenvolvimento inicial, estratégias de relação com o meio e configurações da personalidade. (Amighi e Cols, 1999, p. 2)

Ao decorrer dos anos, o campo de desenvolvimento humano tornou-se uma disciplina científica, seus objetivos evoluíram para dar partida a descrição, explicação, predição e modificação do comportamento humano. Os cientistas do desenvolvimento humano estudam dois tipos de mudança no desenvolvimento: quantitativa e qualitativa. A mudança quantitativa é uma mudança de quantidade, como as do crescimento em altura, peso, vocabulário ou a forma e frequência que se comunicam. A mudança qualitativa é uma mudança no tipo, na estrutura ou na organização. Apesar dessas mudanças, a maioria das pessoas apresentam estabilidade. Por exemplo, aproximadamente 10% a 15% das crianças são tímidas, e os outros 10% a 15% são muito ousadas. Assim como sabemos, diversas influências pode modificar um pouco estes traços, as amplas dimensões da personalidade, parece estabilizar-se antes ou durante o início da idade adulta.

O desenvolvimento humano é dividido em três domínios, são eles: desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. O que chama mais atenção é que todos tem uma relação entre si, no qual cada um tem sua importância e influencia uns aos outros.O desenvolvimento do corpo e do cérebro, das capacidades sensórias, das habilidades motoras e da saúde são parte do desenvolvimento físico, e pode influenciar outros aspectos do desenvolvimento. Por exemplo, uma criança com muitas infecções de ouvido pode desenvolver uma linguagem mais lentamente do que uma criança sem esse problema. A mudança e a estabilidade nas capacidades mentais, como aprendizagem, memória, pensamento e criatividade estabelecem o desenvolvimento cognitivo, que está relacionado ao crescimento físico e emocional. A capacidade de falar depende do desenvolvimento físico da boca e do cérebro. Uma criança que tem dificuldade para se expressar com palavras pode provocar reações negativas nos outros. A mudança e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com