TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODO DE AVALIAÇÃO PARA UTILIZAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Por:   •  26/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 4

METODO DE AVALIAÇÃO PARA UTILIZAR NA EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR

Método para usar na modalidade de futebol. Índice de massa corporal (IMC), em alunos do ensino médio. Objetivo da avaliação, acompanhar o desenvolvimento dos alunos de forma pratica sem uso de aparelhos de alto custo, que possibilite um fácil entendimento dos mesmos em busca de melhorar o desempenho de cada aluno na modalidade escolhida.

O índice de massa corporal (IMC) surgiu, originalmente, como índice de quetelet, o qual levava o nome do seu criador. O IMC e considerado o mais popular índice antropométrico e relaciona a massa corporal a estrutura do individuo.

Durante muito tempo, as tabelas de peso/estatura foram utilizadas como forma de classificação do excesso de massa corporal. Segundo Keys et al. (1972), o IMC apresenta moderada correlação (r=0,70) com o percentual de gordura predito a partir de pesagem hidrostática.

Atualmente, o IMC tem sido amplamente utilizado em pesquisas epidemiológicas graças ao seu baixo custo financeiro e operacional e a sua relação com diversos indicadores de crescimento, desenvolvimento e saúde. Considerando a relação entre IMC e gordura corporal e o fato de que, em nível epidemiológico, o excesso de massa corporal esta relacionado ao excesso de gordura, podemos prever que: se uma população apresenta valores elevados de IMC, e possível supor que isso ocorre em função do excesso de componente gordura corporal.

IMC significa Índice de Massa Corporal e trata-se de uma medida do peso de cada pessoa, sendo uma relação entre a massa da pessoa e a sua altura. Esta é uma medida de referência internacional reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde), mas que não mede diretamente a gordura corporal, porque não contempla a massa magra, massa gorda, líquidos e a estrutura óssea da pessoa em questão.

O método de cálculo do IMC é simples e rápido e permite uma avaliação geral para definir se uma pessoa se encontra em risco de obesidade.Para determinar o IMC, basta dividir o peso do indivíduo (massa) pela sua altura ao quadrado. A massa deve ser definida em quilogramas (kg) e a altura em metros.Portanto, a fórmula de cálculo do IMC = massa / (altura x altura). Por exemplo, uma pessoa que pesa 58 kilos e mede 1,65 metros terá como resultado um IMC de 21,3. De acordo com os dados de referência, esta pessoa tem um peso adequado à altura.Os dados de referência estão indicados abaixo:< 18,5 - Abaixo do peso, 18,5-24,9 – Normal, 25,0-29,9 - Excesso de peso, 30,0-34,9 - Obesidade Leve (Grau I), 35,0-39,9 - Obesidade Severa (Grau II), > 40,0 - Obesidade Mórbida (Grau III)

É importante lembrar que essa tabela não é válida para crianças. O IMC infantil possui uma tabela específica que deve ser verificada ao longo do tempo. Isso porque as crianças têm tendência a emagrecer conforme vão crescendo. Uma limitação do IMC é que nem sempre um valor alto significa que a pessoa é obesa. Por exemplo, uma pessoa com muita massa muscular e pouca massa gorda pode ter um elevado IMC (depende da sua altura) e, no entanto não é obesa.

  A validade dos indicadores da composição corporal e o status nutricional devem ser também baseados nas associações com os índices presentes e futuros de morbidade e mortalidade. Muitos estudos têm sido realizados relacionando peso por altura à subsequente mortalidade em crianças. A medida ideal da altura nos índices de peso/altura para avaliar o risco de morte também foi determinada dentro do contexto das crianças desnutridas. O IMC foi o mais escolhido do que outros índices e mais do que o ponto padrão Z-score de peso por altura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (129.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com