TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS E ABORDAGENS DE ENSINO DE MODALIDADES COLETIVAS

Por:   •  25/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.795 Palavras (20 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE ANHANGUERA – UNIDADE ANGRA DOS REIS

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - 4ª SÉRIE

DISCIPLINAS: METODOLOGIA DO ENSINO DO VOLEIBOL; METODOLOGIA DO ENSINO DO BASQUETEBOL; METODOLOGIA DO ENSINO DO ATLETISMO; CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA; SEMINÁRIOS DA PRÁTICA – METODOLOGIA DO ENSINO DE MODALIDADES OLTIVAS E ATLETISMO

DESAFIO PROFISSIONAL

MÉTODOS E ABORDAGENS DE ENSINO DE MODALIDADES COLETIVAS


ANGRA DOS REIS, 30/04/2018

Sumário

INTRODUÇÃO        3

MÉTODOS E ABORDAGENS DE ENSINO DE MODALIDADES COLETIVAS        4

A ESCOLA DA BOLA        4

INICIAÇÃO ESPORTIVA UNIVERSAL: APRENDER JOGANDO        5

ABORDAGEM TRADICIONAL TECNICISTA        6

O MÉTODO DA SÉRIE DE JOGOS        6

JOGOS ESPORTIVOS MODIFICADOS        7

ABORDAGEM DO PROFESSOR CLAUDE BAYER        7

A ABORDAGEM SITUACIONAL        8

A ABORDAGEM CRÍTICA-SUPERADORA        8

ABORDAGEM CRÍTICA-EMANCIPATÓRIA        8

OUTRAS CORRENTES E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO DAS MODALIDADES COLETIVAS        9

MÉTODO ANALITICO-SINTÉTICO        9

MÉTODO GLOBAL-FUNCIONAL        9

MÉTODO MISTO        10

ENTREVISTA COM A PROFESSORA INGRID RAMOS MOURA INÁCIO        11

ATIVIDADES REALIZADAS NA AULA OBSERVADA, PELA PROFESSORA ENTREVISTADA        12

CONSIDERAÇÕES SOBRE AS ATIVIDADES REALIZADAS E A ENTREVISTA, RELACIONANDO-AS AO CONTEÚDO TEXTUAL DE PESQUISA        14

PLANO DE AULA        16

REFERÊNCIAS        18

INTRODUÇÃO

A história evolutiva das práticas e métodos de ensino das atividades físicas, especialmente dos Jogos Esportivos Coletivos (JEC) nas escolas brasileiras, têm uma relação intrigante com os métodos pré-estabelecidos por conceituadores temporais que, por diversas vezes, se limitavam a problemática regional, causando uma espécie de parábola gráfica no mundo educacional. Nisto tornou-se necessário o desenvolvimento de novos métodos que possibilitavam uma eficácia global na educação física.

A partir da década de 80 surgiram novos métodos para o ensino dos JEC, como o Método dos Jogos Esportivos Modificados de Bunker e Thorpe (1982); Série de Jogos dos alemães Alberti e Rothenberg (1984); o do Professor Claude Bayer (1986); e também o Situacional do Prof. Pablo Greco (1998), desta forma a variedade aplicável dos métodos facilitou o trabalho do professor.

Com a evolução metodológica, todos os estudantes de licenciatura em EF já podem, mesmo em período de estágio, aplicar as atividades propostas por esses novos conceituadores das últimas décadas, ainda que sendo alvo de muitas críticas, a análise desses métodos pelo estudante ou o profissional recém formado facilitará a iniciação de seu estágio ou trabalho, podendo escolher de acordo com sua realidade e condição local escolar aplicar a metodologia que melhor se “encaixa” para uma turma, um grupo de alunos, em qualquer situação... para desta forma obter compreensão do fenômeno em questão: o que vou fazer hoje para atender esta turma?, isso jamais poderá ocorrer a nível profissional, pois exige a preparação das aulas moldadas à satisfazer a aprendizagem e desenvolvimento motor dos alunos de acordo com o método escolhido.

Grande parte das pesquisas relacionadas aos jogos esportivos coletivos ressalta a abordagem da pedagogia do esporte para o seu ensino nas escolas de esportes (LOVATTO; GALATTI, 2007), desta forma contribuindo para a educação das crianças e adolescentes, proporcionando reflexões a respeito de aspectos como cooperação, convivência, participação, inclusão, solidariedade, autonomia, entre outros (OLIVEIRA; PAES, 2004).

Para que o profissional alcance o objeto citado é primordial que o professor pesquise e escolha uma metodologia de ensino adequada e apropriada ao nível de desenvolvimento de seus alunos, atendendo a seus interesses e necessidades (PAES; BALBINO, 2009). Bompa (2002) acrescenta, de forma específica que o professor ou treinador deve elaborar atividades que desenvolvam habilidades multilaterais, como corrida, saltos, movimentos de arremessar, chutar, rebater e rolar, pois essas atividades/habilidades motoras fundamentais servirão de base para que as crianças tenham sucesso na aprendizagem de habilidades específicas ou esportivas. Para Gallhaue e Ozmun (2005), é primordial que um bom desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais faça com que a criança adquira um repertório motor satisfatório e adequado para facilitar o aprendizado futuro de aprendizagens mais complexas.

Sendo assim, diante da importância da escolha adequada da metodologia de ensino dos jogos esportivos coletivos, o presente trabalho tem por objetivo analisar, por meio de uma pesquisa bibliográfica de métodos e abordagens, as principais contribuições da pedagogia do esporte no ensino dos jogos esportivos coletivos para o desenvolvimento integral de seus praticantes.

MÉTODOS E ABORDAGENS DE ENSINO DE MODALIDADES COLETIVAS

A ESCOLA DA BOLA

Este método de Kröger e Roth (2005), chamado de “Escola da Bola”, é uma proposta que estabelece um processo metodológico e orientado tendo por objetivo que a criança possa agir de forma variável e adequada com a situação de jogo.

A Escola da Bola é estruturada por três bases fundamentais:

  1. Treinamento tático (capacidades táticas);
  2. Aprendizagem técnica (habilidades técnicas);
  3. Capacidades coordenativas.

O trabalho da Escola da Bola prevê sete princípios direcionais para o desenvolvimento das capacidades táticas: acertar o alvo, transportar a bola para o alvo, tirar vantagem, jogo coletivo, reconhecer os espaços, sair da marcação e apresentar-se para receber o passe.

Estes elementos são básicos, estão presentes em todos os esportes e podemos desenvolvê-los com qualquer tipo de bola, hierarquicamente. Com base na faixa etária vai-se aumentando ou diminuindo a dificuldade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (330.4 Kb)   docx (249.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com