TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo Seminario

Por:   •  21/5/2015  •  Artigo  •  2.916 Palavras (12 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 12

Brincadeira é Coisa Séria¹

Daniela Jacques²

Resumo: A atividade do brincar sempre esteve presente na vida e consequentemente na cultura das crianças, colaborando no processo de desenvolvimento dos indivíduos. Portanto o presente artigo relata a importância do lúdico e das brincadeiras na Educação Infantil, buscando entender as possibilidades do lúdico, dos jogos e brincadeiras a partir de diversos enfoques e intercalando com a educação física nos anos iniciais. Para o melhor entendimento utilizou-se da definição dos termos brincar, brincadeiras jogos e ludicidade nos anos iniciais. Pois o educador utilizando essa ferramenta pedagógica, facilita completamente na aprendizagem e no desenvolvimento da criança, seja nos aspectos físicos, cognitivos, social como também motor, cultural e politico na infância, ou seja, na educação infantil. Destacando a importância que a ludicidade tem como função de promover a construção do conhecimento, assim como em todos os outros níveis de educação. Para tanto, é necessário considerar as crianças como sujeitos e buscar conhecer sua realidade, utilizando assim os jogos e brincadeiras baseados nas suas experiências, desejos, e expectativas. Dentre alguns assuntos destacando os benefícios do brincar, os quais proporcionam as crianças momentos de criatividade, estimulando a imaginação, ação e representação.

Palavras-chave: Infância. Brincadeiras. Lúdico. Jogos.

Introdução

        O presente trabalho objetiva abordar a importância do lúdico na educação infantil, numa perspectiva prática, buscando reflexões a cerca do assunto, e tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica. Neste estudo serão abordados conceitos como o lúdico, o brincar e o jogo, e suas principais características que influenciam no processo de desenvolvimento da fase inicial dos indivíduos, ou seja, a primeira infância. Tendo a brincadeira como a representação de um grande e importante fator no processo de desenvolvimento da criança, proporcionado a cada ato de brincar novas descobertas e novos conceitos para utilizar no meio a qual esta inserida.

Nos dia de hoje já se sabe que um dos instrumentos mais usados nas aulas de educação física na educação infantil é o lúdico e a brincadeira, pois são os meios mais eficazes de introduzir as crianças em um desenvolvimento de socialização nos anos iniciais. Por auxiliar na aprendizagem dos alunos e também na infância, e se tornado uma das principais maneiras que a criança utiliza para se expressar. É possível diagnosticar que na maioria das vezes, é através da brincadeira que se formam conceitos, refletindo uma seriedade muito grande para a criança. Portanto tal atividade se torna indispensável e muito importante para o desenvolvimento motor, social, afetivo e cognitivo, o qual impõe um papel muito importante dos profissionais de educação física na educação infantil. É através do lúdico, das brincadeiras e dos jogos que o individuo compreende a cultura humana e os papéis sociais. “O mundo do jogo é, então, uma antecipação do mundo das ocupações sérias.” (CHATEAU, 1987, p. 22).

O lúdico, as brincadeiras e o jogo e alguns significados

Segundo Piaget (1975), “o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer.” Quem nunca brincou na sua infância? Quem nunca aprendeu algo nas brincadeiras ou jogos? É difícil encontrar alguém que responda de forma negativa a essas perguntas. E esses “nãos” como respostas não são somente de crianças das ultimas décadas, são de muito tempo antes. As diversas maneiras de brincar vão das mais simples que usam somente a imaginação, quanto as mais modernas que utilizam de brinquedos industrializados. Mas independente da época, da classe social, ou da cultura as brincadeiras fazem parte do universo e da vida das crianças, inventando e formando um mundo de fantasias, onde a realidade e o mundo do faz de contas se confundem, formando um único e novo mundo.

Conforme diz os dicionários, o lúdico significa brincadeiras, divertimentos, relativo a jogos. É através desta ludicidade que as crianças desenvolvem maneiras de compreenderem o que esta a sua volta, a construir conceitos e aprendizagens que o dia a dia necessita de si. Aprende a socializar-se, a respeitar as regras, a raciocinar, a se comunicar-se corporalmente e com os outros indivíduos, e buscar soluções para determinados problemas encontrados no decorrer de suas atividades. É importante ressaltar que o “lúdico pode proporcionar um desenvolvimento sábio harmonioso, que o brinquedo é um objeto concreto da brincadeira e exige afetividade, convívio social e operação mental, facilitando a apreensão da realidade”. (KISHIMOTO, 2010). É através desta ludicidade que a acriança aprende com prazer e alegria conteúdos indispensáveis no processo pedagógico.

A educação lúdica contribui e influencia na formação da criança, possibilitando um crescimento sadio, um enriquecimento permanente, integrando-se ao mais alto espirito democrático enquanto investe em uma produção seria do conhecimento. A sua pratica exige a participação franca, criativa, livre, critica, promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso de transformaçao e modificação do meio. (ALMEIDA, 1995, p. 41).

Segundo Alves e Sommerhalder (2006, p. 130) “O brincar é indispensável como aprendizagem, principalmente para a criança, pois potencializa a exploração e a construção do conhecimento”. Estudos mostram que conteúdos ensinados através de brincadeiras são muito mais eficazes do que somente pelo modo tradicional. Assim é possível dizer que o movimento na fase infantil é de extrema importância, salientando que a criança aprende brincando. Portanto a brincadeira deve ser algo completamente ligado às demais atividades da escola, envolvendo por completo a proposta pedagógica da instituição, e sendo o eixo principal do projeto nas instituições de educação infantil. Entretanto, as diferentes formas de brincar e diversas maneiras de ensinar brincando são vistas de diversas formas, e esta longe de entrar em consenso. O que se sabe é que o brincar e seus conceitos são construídos historicamente, e que vão se modificando ao longo do tempo, mas a essência geral continua a mesma, a diversão, alegria estará sempre ligada à atividade da brincadeira.

 Os jogos e as brincadeiras vêm sendo cada vez mais ressaltados nas aulas de educação física nos tempos atuais, como maneira das crianças se manifestarem, se expressarem e interagirem com o mundo que as cercam. Podendo se tornar através de atividades lúdicas seres capacitados fisicamente, tornando-se independentes, socializáveis, consciente dos movimentos de seu corpo, aspectos necessários e essenciais na sociedade atual. Mas também é importante salientar que a brincadeira não deve estar somente ligada a aprendizagens pedagógicas em escola, mas também se deve considerar que é um momento livre, onde seja um espaço em que tudo pode acontecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (169.4 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com