TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brasil, os grandes eventos esportivos e a política do Pão e Circo.

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  938 Visualizações

Página 1 de 4

1. APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE

TEMA: O Brasil, os grandes eventos esportivos e a política do Pão e Circo.

DISCIPLINAS DO SEMESTRE RELACIONADAS AO TEMA: Filosofia e Homem e Sociedade.

OBJETIVO DO TRABALHO DE APS: Proposta das atividades praticasupervisionadas “APS” é fornecer ao aluno um suporte das teorias aprendidas aolongo do semestre e levar um mais amplo conhecimento na área em que seguiráem sua vida profissional. .

JUSTIFICATIVA: Foi escolhido, pois o tema aborda politicas que estão sendousadas na sociedade atual, contudo a escolha foi pensada em desenvolver maisconhecimento sobre a fase que esta se passando no Brasil contemporâneo devidoaos grandes eventos esportivos que aqui serão sediados.

2. DESENVOLVIMENTOCom pesquisa do site Yahoo perguntas e resposta, os grandes eventosque aconteceram no Brasil trarão muitos benefícios, cidades maisestruturadas/organizadas, melhor transporte público, aeroportos novos oureformados e os estádios. Turismo em alta, o que pode "aquecer" a economia,movimentação do comércio, ou seja, as empresas e vendedores, lojas e demaisempreendimentos, hotéis e bares saíram ganhando muito com isso, com muitaspessoas de fora estaríamos de certo modo movimentando a economia do país,além de termos os olhos de parte do mundo voltados para nós, com isso além das empresas internas, empresas de fora também poderão investir aqui mesmo queseja temporariamente, o ponto positivo é que as empresas sairiam ganhando e anação ganharia certo capital com isso.Porém há seus lados negativos, tais como que, o evento inflaciona váriosserviços, principalmente de hotéis, antes e durante a Copa do Mundo. Mesmopessoas que não vão assistir aos jogos pagarão preços salgados em diárias dehotéis e serviços nas cidades que serão sedes.Se o evento não for bem sucedido, apresentando problemas diversos, aimagem do Brasil no exterior poderá ficar manchada. O Brasil poderá ser vistocomo um país desorganizado e ineficiente, diminuindo a confiança no país e osinvestimentos estrangeiros. O custo benefício da construção de alguns estádiospoderá não ser positivo. Isso porque em algumas regiões do Brasil (principalmentecentro-oeste e norte), os estádios poderão ser subutilizados após a Copa doMundo. O dinheiro público usado na Copa do Mundo poderia ser aplicado emáreas em que o Brasil é carente como, por exemplo, saúde e educação.

Estes gastos elevados com um evento esportivo que dura poucos diasgera insatisfação em grande parcela da sociedade. Diante do elevado volume derecursos financeiros utilizados, principalmente na construção dos estádios, ocorreabertura de mais possibilidades para a corrupção e esse lado negativo estáafetando boa parte da população e fazendo com que fique contra esses eventos.Segundo o pensamento dos manifestantes que desenvolveram o blog"Anonymousbrasil" que abordam as péssimas condições politicas e sociais denosso país, é fácil perceber que o estado para manter-se livre das revoltas, criaações com intuito de entreter o povo para que não haja conscientização daverdadeira situação em que se encontram.Essa forma de agir por trás dos panos tem o nome

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com