TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização de Eventos Esportivos

Por:   •  16/6/2016  •  Artigo  •  4.570 Palavras (19 Páginas)  •  920 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADES INTEGRADAS VALE DO IGUAÇÚ[pic 1]

UNIGUAÇÚ

EDUCAÇÃO FÍSICA

CHRYSTIAN HENRIQUE ALVES DE MORAIS

Licenciado em Educação Física – UNIGUAÇÚ – pmsc.chrystian@gmail.com (42) 99546201

ROGER ROBERTO RIBEIRO

Licenciado em Educação Física (42) 99206256

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS[pic 2]

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso das Faculdades Integradas do Iguaçú, UNIGUAÇÚ, como critério para obtenção de Grau de bacharel em nome do curso de Educação Física.

Professor Orientador Ms Rosana Beatriz Ansai.

CHRYSTIAN HENRIQUE ALVES DE MORAIS

Licenciado em Educação Física – UNIGUAÇÚ – pmsc.chrystian@gmail.com (42) 99546201

ROGER ROBERTO RIBEIRO

Licenciado em Educação Física (42) 99206256

Profª Ms Rosana Beatriz Ansai

Profª do curso de Educação Física da UNIGUAÇU. Coordenadora do curso de Pedagogia da FAFI UV. Pedagoga

UNIÃO DA VITÓRIA, PR

2012

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS[pic 3]

 

CHRYSTIAN HENRIQUE ALVES DE MORAIS1

ROGER ROBERTO RIBEIRO

Profª Ms Rosana Beatriz Ansai2

RESUMO: 

O presente artigo trata de um estudo de caso e aborda a importância do planejamento na organização de eventos esportivos através de uma competição realizada nas Faculdades Integradas Vale do Iguaçu – Uniguaçu, no curso de Bacharelado em Educação Física, a competição estudada foi o 1º Ciclo Olímpico Educação Física. Abordamos a importância do planejamento e da organização de um evento esportivo, mostrando os principais itens para o planejamento como: a pesquisa, desde os objetivos, os recursos humanos e materiais, dos locais disponíveis,a programação, a execução e a avaliação. Este artigo tem como objetivo mostrar a importância de um planejamento e de uma organização eficiente, composta por pessoas capacitadas e preparadas, atuando de forma ética para a realização deste evento esportivo. Para que o evento seja bem organizado deve seguir um planejamento preciso e eficaz, que seja capaz de ser executado pelos seus idealizadores, levando em consideração o número de pessoas a trabalharem nele, bem como o material disponível para a utilização e o local. Quando o evento é esportivo, existem algumas subdivisões: campeonato, torneio, taça ou copa. Objetiva-se com esse artigo mostrar a importância do planejamento e organização de um evento esportivo desde a fase de planejamento até a avaliação final, avaliar se o objetivo foi alcançado e procurar métodos de melhorar a disputa em próximas oportunidades. Na fase de planejamento foi dado uma maior atenção, na organização e na sistemática das competições, tendo em vista que estes são os principais itens para a elaboração de um evento esportivo. Concluímos que um evento esportivo deve ser seriamente elaborado, levando sempre em conta os objetivos, o perfil e o tamanho do evento.

PALAVRAS-CHAVE: Evento esportivo, organização, planejamento.

ABSTRACT: This article is a case study and discusses the importance of planning in the organization of sporting events through a competition held in Integrated Colleges Vale do Iguaçu - Uniguaçu, in the course of Bachelor of Physical Education, competition studied was the 1st Cycle Olympic Physical Education. We discuss the importance of planning and organizing a sporting event, showing the main items for planning as search, since the objectives, human and material resources, the available sites, programming, implementation and evaluation. This article aims to show the importance of planning and efficient organization, composed of people trained and prepared, acting ethically to achieve this sporting event. For the event to be well organized planning must follow a precise and efficient, capable of being run by its creators, taking into account the number of people working on it, and the material available for the use and location. When the event is sports, there are some subdivisions: championship tournament, bowl or cup. Objective with this article show the importance of planning and organization of a sporting event from initial planning to final evaluation, assessing whether the goal was achieved and look for methods to improve the race in future opportunities. In the planning phase has been given greater attention, organization and systematic competitions, considering that these are the main items for the preparation of a sporting event. We conclude that a sporting event should be seriously prepared, always taking into account the objectives, the profile and size of the event.

1 Licenciado em Educação Física – UNIGUAÇÚ – pmsc.chrystian@gmail.com (42) 99546201

   Licenciado em Educação Física (42) 99206256

2 Profª do curso de Educação Física da UNIGUAÇU. Coordenadora do curso de Pedagogia da FAFI UV. Pedagoga

 1 INTRODUÇÃO

Os eventos esportivos são atividades realizadas há vários séculos, pode-se dizer, desde a busca pela sobrevivência do homem. Com o passar dos anos a procura por literatura para melhor desenvolvê-los só vem aumentando, seja por interesse esportivo, cultural, político ou social. Devido a esta grande necessidade, evidenciamos como acadêmicos do curso de bacharelado em educação física que os profissionais da área de Educação Física precisam estar cada vez mais capacitados e preparados para estes desafios.

Por este motivo deu-se o interesse em desenvolver esta pesquisa, embasados em uma competição, onde o objetivo maior foi a interação entre os acadêmicos/atletas das equipes, visando proporcionar atividades esportivas no Centro Esportivo da Uniguaçu, com o público que ali se encontrava, ou seja acadêmicos, professores e convidados do curso de educação física..

Conforme recomenda Daiuto, (1991) “Planejar é determinar os objetivos a serem atingidos e ordenar adequadamente os meios para atingi-los”. Deste modo evidenciamos que deve-se mostrar os principais itens para o planejamento como: a pesquisa (dos objetivos, dos recursos financeiros, humanos e materiais, da natureza da atividade, dos locais disponíveis, etc.), a programação, a execução e a avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (240.1 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com