TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Curso Educação Física Bacharel ou Licenciatura

Por:   •  25/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Lucas Flauzino da Silva

RA:8057066

Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada

Curso Educação Física Bacharel ou Licenciatura

1º Portfólio/paradigmas de Atendimentos

Trabalho      apresentado ao        Claretiano        Centro Universitário para a disciplina_ Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Antonio Eduardo Ribeiro

Batatais

2022

Atividade referente ao 1º Portfólio

Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada


Objetivos
• Conhecer as diferentes formas de tratamento dispensado às pessoas com deficiência.
• Compreender e identificar os principais paradigmas sociais e educacionais relacionados à Educação Inclusiva.
• Diferenciar os termos e assimilar os principais conceitos ligados à Educação Especial e à Educação Física Adaptada.


Descrição da atividade

Ainda hoje não é raro que nos deparemos com a desinformação e nos surpreendamos com situações de preconceito e discriminação que assolam as pessoas com deficiências.
Para tentar compreender o desprezo e o assistencialismo que rodeiam e marginalizam esses indivíduos, é necessário analisar a origem de todo o processo, cujos desdobramentos continuam até o tempo presente.


Nas culturas antigas, as pessoas com deficiência, consideradas incapazes de assegurar a própria sobrevivência por meio da caça e da pesca, poderiam colocar em risco a segurança de toda a tribo, face aos perigos da época.


Gradativamente, pessoas que apresentavam condições atípicas (pessoa com deficiência) que eram submetidas à exclusão social, passaram a ser encaminhadas a instituições na qual, mediante a segregação, poderiam receber atendimento especializado.


Durante as últimas décadas, predominaram práticas sociais pré-inclusivistas orientadas por um modelo médico de deficiência, visando à integração social de pessoas em tal condição. Recentemente, as práticas sociais inclusivas têm se baseado em um modelo social da deficiência pautado em princípios como autonomia. Você já deve ter ouvido falar em integração e inclusão social, não é mesmo? Mas será que você saberia apontar algumas diferenças entre essas práticas sociais?


Embora, muitas vezes, esses termos sejam empregados como sinônimos, você perceberá que existem diferenças importantes entre tais paradigmas sociais. Mas, afinal, o que caracterizam estes paradigmas histórico-sociais que influenciam nossas atitudes, costumes e hábitos cotidianos?

Diante do exposto, e após assistir ao vídeo “Exclusão, Segregação, Integração e Inclusão: Paradigmas do processo de inclusão “disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IHTbF1Pz9Uc> você deverá descrever de acordo com o que está sendo pedido em cada um dos paradigmas histórico sociais de atendimentos. Estas descrições deverão ir ao encontro das formas de atendimentos que foram realizados no decorrer dos tempos às pessoas com deficiência em relação aos tipos de Paradigma descritos.

Tipos de Paradigmas/Conceitos/definições/significados/ Formas de atendimentos/Criar exemplos.

Paradigma histórico social da exclusão.
Descrever o que é exclusão

Exclusão é um termo determinado ao ato de excluir, abandonar ou se distanciar de um grupo ou uma pessoa em uma situação ou momento que a pessoa sente ou reproduz opiniões, pensamentos, modo de agir, deficiência física etc., em relação aos demais grupos e pessoas, assim causando situação desfavorável ou vulnerável, e até mesmo constrangedora.
Descrever como ocorre esta forma de atendimento

Esta forma de atendimento ocorre geralmente quando há a privação de uma pessoa ou um grupo em um determinado momento da vida em que ela se sente desfavorável em relação as outras. Assim conforme a exclusão desta pessoa, vem o sentimento de abandono e desprezo por conta da aceitação da sociedade quanto o estilo de vida que o indivíduo vive.

 
Descrever uma atividade simulando este tipo de atendimento

Excluir uma pessoa por conta de seu gosto por alguma modalidade esportiva, como por exemplo eu gostar de futebol e a pessoa de vôlei, assim irei optar por excluir aquela pessoa, e não participar de atividades em relação ao gosto dela, ou até mesmo me reunir com pessoas que pessoas que tem o mesmo pensamento que eu, excluir outras que tenham gostos diferentes.



Paradigma histórico social da Segregação.
Descrever o que é Segregação..................

Significa separar as pessoas num só lugar, Afastamento, separação de um determinado grupo em um lugar convivendo com pessoas iguais oriundos de fatores biológicos e sociais, como raça, riqueza, educação, religião, profissão, nacionalidade.


Descrever como ocorre esta forma de atendimento..................

Esta forma ocorre devido a separação de determinado grupo em uma comunidade ou região longe de outras pessoas de da sociedade, por conta de costumes, raças, etnias e crenças diferentes.


Descrever uma atividade simulando este tipo de atendimento...................

Escolas, ou até mesmo comunidades com pessoas da mesma cor onde só convive pessoas negras, onde tiveram que ser separadas de pessoas brancas que não aceitam pessoas diferentes.

Escolas onde só aceitam crianças com deficiência, pois as crianças consideradas normais estão matriculadas em uma outra escola onde só convive pessoas normais.



Paradigma histórico social da Integração.
Descrever o que é Integração.........................

Integração é o ato de receber pessoas diferentes, mas com atendimento especializado e exclusivo a este tipo de pessoa. Promovendo uma sociedade única, integrar um elemento a um conjunto


Descrever como ocorre esta forma de atendimento...................

Ocorre quando uma pessoa que foi excluída ou deixada de lado é integrada a uma comunidade e aceita por ser ou ter algo diferente de outro ser, produzindo respeito e aceitação do indivíduo. A pessoa é aceita, mas tendo que se adaptar as ações da comunidade.
Descrever uma atividade simulando este tipo de atendimento.......................

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (196.8 Kb)   docx (117 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com