TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA LICENCIATURA PLENA

Por:   •  20/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA LICENCIATURA PLENA

KARINY SANTOS FREITAS

PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES

FORTALEZA - CE

2022

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. OBJETIVO        4

3. METODOLOGIA        4

3.1 Materiais e Métodos:        4

3.2 PARTE EXPERIMENTAL        5

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO        5

5. PÓS LABORATÓRIO        6

6. CONCLUSÃO        8

7. REFERÊNCIAS        9

1. INTRODUÇÃO

          As soluções químicas são misturas homogêneas formadas por duas ou mais substâncias. Elas podem ser gasosas, líquidas ou sólidas. A espécie de menor quantidade em uma solução é chamada de soluto, e a espécie em maior quantidade é chamada de solvente.

         Suas concentrações podem ser definidas de várias maneiras, como: normalidade, molaridade e título. Quando se prepara uma solução, se faz necessária a determinação da concentração. Essa determinação é feita usando uma outra solução com uma concentração já conhecida, a chamada solução padrão.

          A operação química deste processo é denominada titulação. Por definição, titulação é o método de análise química pelo qual uma quantidade desconhecida de uma substância particular (analito) pode ser determinada, mediante a adição de uma solução de concentração conhecida (titulante), a qual reage com aquela em proporção definida e conhecida. O ponto final da titulação é indicado pela mudança de coloração de uma substância inserida no processo, chamada indicador que tem sua cor modificada no ponto final ou ponto de equivalência da reação

          As soluções podem ser classificadas de diferentes maneiras, são elas:          

          Soluções iônicas: compostas de solutos iônicos, por exemplo, NaCl em água.

          Soluções saturadas; solução com a quantidade máxima de soluto totalmente dissolvido pelo solvente. Se mais soluto for acrescentado, o excesso acumula-se formando um corpo de fundo.

          Soluções insaturadas; também chamada de não saturada, esse tipo de solução contém menor quantidade de soluto.

          Soluções super saturadas; são soluções instáveis, nas quais a quantidade de soluto excede a capacidade de solubilidade do solvente.

          As soluções também podem ser concentradas ou diluídas, de acordo com a necessidade e aplicação a qual se destinam. Nas soluções concentradas, o volume total de solução diminui, porém, a concentração de soluto se mantém a mesma, já nas soluções diluídas, o volume total é aumentado, contudo a concentração de soluto se mantém a mesma. 

2. OBJETIVO

          A prática laboratorial teve como objetivo principal preparar soluções diluídas a partir de soluções concentradas e amostras sólidas e líquidas. Assim como, calcular a concentração de diferentes soluções.

3. METODOLOGIA

3.1 Materiais e Métodos:

  • Ácido Clorídrico concentrado (HCl)
  • Hidróxido de Sódio concentrado (NaOH)
  • Balão volumétrico de 10 mL
  • Balão volumétrico de 100 mL
  • Becker de 100 mL
  • Bastão de vidro
  • Espátula
  • Funil simples
  • Proveta
  • Pipeta
  • Pisseta

3.2 PARTE EXPERIMENTAL

Procedimento 1: No interior de uma capela, foi medido 4,2mL de ácido clorídrico (HCl) concentrado em uma proveta. Já em um balão volumétrico de 100mL, foi adicionado 50ml de água destilada. Em seguida, a solução de HCl foi transferida para o balão volumétrico, e depois foi adicionado água destilada até o menisco, após isso foi feito uma homogeneização.

Procedimento 2: Em uma proveta, foi medido 2,0 mL de uma solução de HCl 0,5 mol/L concentrado. No balão volumétrico de 10mL, foi acrescentado a solução de ácido clorídrico que estava na proveta, depois foi adicionado água destilada até o menisco. Em seguida, foi feito uma homogeneização.

Procedimento 3: Em um Becker limpo e seco, foi pesado 2,0g de Hidróxido de Sódio (NaOH) concentrado. Em seguida, no próprio becker, foi acrescentado água destilada para dissolver o NaOH. Por fim, a solução obtida foi transferida para um balão volumétrico de 100mL.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Procedimento 1: Devido à liberação de vapores corrosivos de HCl(g), o manuseio de soluções concentradas de HCl foi efetuado na capela de exaustão. Com isso, ao observar a solução preparada foi possível verificar o aparecimento de uma mistura homogênea, em temperatura ambiente de 25°C, a solução não apresentou mudança de cor ou aumento de temperatura.

Procedimento 2: Ao examinar a solução apresentada, foi possível observar que a adição de água destilada não promoveu nenhuma mudança de temperatura ou alteração de cor.

Procedimento 3: Nesse experimento, a pesagem do NaOH foi realizada de forma rápida, para evitar a exposição ao ambiente, pois o hidróxido de sódio é hidroscópico, ou seja, absorve água facilmente. Com isso, ao adicionar água destilada no béquer foi possível notar o aumento de temperatura, ou seja, houve uma reação exotérmica, pois ocorreu a liberação de calor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (168.4 Kb)   docx (83.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com