TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

Por:   •  29/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - CEL0379

KAREN GABRIELY SOUSA SANTOS

Quem avalia o avaliador? Reflexão crítica acerca da Avaliação Institucional

Belém/PA

2021

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO BRASIL

Ao longo do Estado democrático de direito no Brasil, vários mecanismos de democratização do ensino foram aperfeiçoados e implementados nas redes formais da educação. Esse desenvolvimento sucessivo deve-se, em parte, aos dispositivos avaliativos que proporcionam dados comparáveis do aprendizado do estudante e as várias interferências contextuais que o impedem de ter um bom desempenho na sua formação escolar. Em uma sociedade racional como a nossa, as abordagens numéricas exprimem maior celeridade em sua contabilização, e através dos softwares de análise de dados, números e indicadores são elaborados contabilizando desempenhos dos estudantes em provas aplicadas por todas as unidades escolares da federação.

A educação brasileira é regida pela descentralização do Estado, no qual município, estado e união compartilham a gestão da organização institucional da escola. Como seria possível avaliar realidades tão diversas do ensino vivenciadas por cada região do país? Esse é o desafio da avaliação institucional, ser eficiente em dados relacionais que comparem realidades variadas. Um dos exemplos de sistema de avalição da educação formal é o IDEB - Índice de desenvolvimento da educação básica.

Criado em 2007 este índice concentra duas importantes variáveis na análise da qualidade escolar: a) fluxo escolar; b) médias de desempenho do aluno nas avaliações. O enfoque pedagógico do índice permite que metas sejam traçadas no aprimoramento da qualidade do ensino. Além de proporcionar um sistema de dados sintéticos, permite também que políticas públicas setorizadas à educação sejam geradas em favor da qualidade de ensino.

Esse indicador é condicionado por dois outros sistemas, um deles é o SAEB, sistema de avaliação da educação básica, nele é concentrado um conjunto de avaliações externas em larga escala, permitindo ao inep criar um diagnóstico mais acurado acerca dos fatores que podem interferir no desempenho do Aluno. A partir disso o Saeb tenta refletir os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados em uma série de informações contextuais. O sistema autoriza que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes.

Os testes são feitos a partir de matrizes de referência e não engloba todo o currículo escolar, ou seja, o conteúdo é relacionado e competências e habilidades esperadas para cada serie e para cada disciplina. Dessa forma, existe uma matriz de referência para língua portuguesa e matemática; para ciências da natureza; para ciências humanas e língua portuguesa e matemática do 2º ano do ensino fundamental. A partir dessas matrizes escalas de proficiência são elaboradas como forma de parâmetro de medição estatística.

Outra variável que integra o IDEB é o censo escolar. Ele é a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira, através da coleta do ensino básico realizado de forma colaborativa com as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas é possível compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como das escolas e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas.

A pesquisa estatística abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional: 1) Ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio); 2) Educação especial – escolas e classes especiais;3) Educação de Jovens e Adultos (EJA); 4) Educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional). A coleta é feita de forma declaratória e é dividida em duas etapas, a primeira é a matrícula inicial. A segunda etapa ocorre com o preenchimento de informações sobre a Situação do Aluno, e considera os dados sobre o movimento e rendimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo.

Para além da capacidade técnica da avaliação institucional é necessário levar em consideração a condicionante política pública. Isto quer dizer que, as metas e diretrizes da avaliação são orientadas por fatores políticos governamentais determinados por cada gestão. Nenhuma ação, por mais racional que seja no campo social, é livre de aspectos ideológicos que moldam quais as prioridades cada avaliação terá, isto é, o que deve ser medido? Como podemos nivelar alunos com oportunidades distintas e ofertas diferenciadas de ensino? Em que pese, como a avaliação institucional assegura que as inteligências múltiplas não sejam tolhidas nas notas de avaliação? Ou mesmo pensar a avaliação não apenas como índice de julgamento mas como porta de entrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com