TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura

Por:   •  27/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

Claretiano - Centro Universitário

Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura

Aluna: Jéssica Laiane Guimarães Ferreira

RA: 8066126

Professor: Tiago Tadeu Contiero

Matéria: Fundamentos da Educação

Atividade Portfólio

1) Nome do mito escolhido

Aquiles

2) Um breve resumo do mito

Filho de Tétis e Peleu, Aquiles é um famoso herói grego antigo. Quando ele nasceu diziam que ele seria um homem poderoso e importante, sua mãe temendo os perigos que ele iria enfrentar quis torna- lo imortal, levou-o até o até o rio Estige após tê-lo mantido no fogo, num ritual que o tornou invulnerável, apenas o seu calcanhar ficou vulnerável, pois não havia sido submergido nas águas. Seu pai confiou sua educação a Quirão uma criatura homem cavalo. Aquiles participou da guerra de Troia, foi o maior guerreiro da Ilíada de Homero. Morreu com uma flechada no calcanhar.

3) Uma explica ção sobre a relação existente entre o mito escolhido e o processo de formação proposto pela educação homérica .

O herói Aquiles por ser revestido de honra, coragem e amizade era modelo para a educação do jovem grego, porque ele tinha os aspectos proposto pela educação e ética homérica, onde o homem devia por mérito ou qualidade exibir suas riquezas, virtudes e sua excelência. Essas qualidades impulsionavam os jovens homéricos a um clima de intensa competitividade, onde todos buscavam glória e valor. Essa obsessão pelo reconhecimento refletia-se tanto nos esportes e jogos cavalheirescos quanto nas façanhas de guerra, e era o norte de toda a ética homérica. Na educação homérica o homem é imortal ainda que morra no campo de batalha e Aquiles tem a honra relacionada a morte e institui-se como modelo exemplar na educação homérica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (32.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com