TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura

Por:   •  20/6/2023  •  Resenha  •  1.823 Palavras (8 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA

FACULDADE DE PEDAGOGIA ∞ FaPE

Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 

ATENÇÃO!

O seu relatório precisa conter de 1800 a 2200 caracteres com espaços ou do contrário haverá desconto de nota. Relatório em menos de 1500 caracteres ou sem certificado/declaração da atividade será invalidado.

Aluno: Bruna Tavano

RA: 157997

Curso: Pedagogia

Semestre: 3º Período 

Atividade: Curso

Carga Horária: 80 horas 

Título da atividade: Alfabetização Infantil 

Nome do professor da atividade: GINEAD (Instituto Nacional de Ensino a Distância).

Objetivo: Escolhi o curso de Alfabetização Infantil, pelo fato de está trabalhando com a educação infantil, então quis me aprofundar mais para aprender e poder passar mais conhecimentos aos meus alunos , achei muito interessante em fazer o curso , gostei bastante de aprender mais um pouco, e fiquei ainda mais apaixonada pela educação infantil e ver que estou no caminho certo, tanto com a pedagogia e também com educação infantil .

Materiais: O material usado foram duas apostilas que foram convertidas em PDF. 


RELATÓRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Como a atividade contribuiu para a sua formação acadêmica, profissional e/ou humana?

Minhas expectativas para o curso de Alfabetização infantil foram atendidas pois como estou trabalhando com a educação infantil queria fazer um curso na área pois iria me ajudar muito mais na hora de passar os conhecimentos aos meus alunos, então todas as minhas expectativas foram atendidas diante do curso que escolhi.

A alfabetização para as crianças, é passada de forma que é orientada pelo professor em sala de aula, e com isso os alunos vão aprendendo as técnicas passada pelo seu educador.

A alfabetização é um processo que começa muito antes da entrada da criança na escola, onde é submetida a mecanismos formais de aprendizagem da leitura e da escrita. Hoje, tão importante quanto conhecer o funcionamento do sistema de escrita é poder se engajar em práticas sociais letradas. Assim, enquanto a alfabetização se ocupa da aquisição da escrita, o letramento se preocupa com a função social do ler e do escrever.

É desde a educação infantil que as crianças despertam as curiosidades em saber ler, escrever desde o momento que ela pede para ler algum livro para ela, e o professor (a) tem a função de usar a metodologia da língua portuguesa no processo de alfabetização sempre orientando o uso correto da escrita e da leitura do modo interpretativo para que seja possível a criança ler e escrever e compreender o que foi lido e também saber fazer o uso correto da palavra isso dá-se o nome de letramento isso quer dizer que o aluno esta letrado, e isso ajuda também os pais a escolher corretamente o colégio para seu filho, procurar saber como é feito a alfabetização dentro de cada instituição , como é utilizada a biblioteca e como são as aulas em si.

Algumas dicas legais que consegui captar do curso são as praticas de aulas diferentes para ajudar na alfabetização e leitura dos alunos como: dar aulas na biblioteca, ter aulas dinâmicas, elaboração de histórias e jornais, jogos educativos, pedir para os alunos ajudar na decoração da sala de aula.

Para a alfabetização de professores da Educação Infantil tem que ser um domínio dos conhecimentos cientifico básicos tanto quanto os conhecimentos necessários para o trabalho com a criança (conhecimento de saúde, higiene, psicologia, antropologia, história, linguagem e brinquedos). Ter sempre um laço afetivo e seguro com as crianças.

Como podemos aplicar esse curso em sala de aula é sempre ter uma boa relação com seus alunos pois assim ela sinta mais à vontade na escola, assim essa aula tenha mais vontade de frequentar as aulas e a escola. Então temos que levar o aluno a perceber que para as mesmas palavras que estão aprendendo é a mesma que eles usam no dia a dia que são palavras que já conhecem, mas que eles precisam entender como é a escrita e a leitura.

Precisa ser um ambiente alfabetizador em sua própria sala de aula , então você precisa ter em sua sala de aula: alfabeto num varal, perto dos alunos e na altura deles, no início do ano, espaço para exposição de textos usados na leitura compartilhada, mural para exposição da produção dos alunos, biblioteca de classe, com materiais diversos de leitura, calendário com uma folha para cada mês que poderá ser preso a um cabide de saia (os alunos deverão receber uma folha de calendário similar para prender no caderno no começo de cada mês, para que façam a mesma marcação do calendário grande), banco de palavras, Listagem com o primeiro nome de todos os alunos, organizados em ordem alfabética e tendo a letra inicial destacada em vermelho, numerário (sequência numérica de 0 a 10 e numeral/ quantidade/ número).

Estímulo ao desenvolvimento cognitivo dos alunos é a tônica de um ambiente alfabetizador. Tudo que for absolutamente desafiador e possível de ser realizado propiciará um processo de ensino e aprendizagem muito mais harmonioso, por ser mais produtivo.

As crianças têm preferências por atividades diferentes e cada uma apresenta um ritmo próprio. O desenvolvimento das atividades psicomotoras, do relacionamento com os outros, da fala e de diversas outras formas de comunicação vão acontecendo em épocas relativamente distintas. As crianças reagem de formas diferentes, por isso o ambiente alfabetizador precisa ser organizado e assimilar hábitos de trabalho que contribuam para a independência de cada uma delas. A sala de aula deve estar preparada de forma a despertar o interesse pela leitura, pela escrita e pelo manuseio do material didático.

Este é um material "vivo" na sala de aula, ou seja, está em constante ampliação e utilização; é uma escrita de referência para os alunos. Explore ao máximo o material.

Temos quatro método de ensino: Tradicional, sintético, analítico e construtivista.

Método tradicional: Ele é feito de uma forma mais mecanizada, assim as aulas são ministradas sempre da mesma maneira isso faz com que as crianças decorem as letras, mas é um fato muito preocupante nesse método pois não se incorporam muitos recursos na aula porque sempre é feito em um único material, A criança é levada a aprender por partes, o conteúdo é posto em sequência da seguinte maneira: vogais, consoantes, sílabas, palavras e frases.

Método sintético: Esse método é considerado muito rápido no processo de alfabetização, e também compreende três modalidade:  o método alfabético, o método fônico e o método silábico.

 Esse método apresenta como maior vantagem o fato de ser aplicável a qualquer aluno, e como desvantagem o fato de ser desenvolvido por meio do isolamento das partes, ou seja, para sua execução é necessário letra por letra, sílaba por sílaba e depois palavra por palavra. De acordo com pesquisas feitas na área isso traz graves dificuldades para as crianças quando tentam compreender e produzir textos.

Método analítico: É conhecido se divide em três modalidades: palavração, sentenciação ou global. Ele introduz a alfabetização com o estudo da palavra, para só depois separar as unidades e estudar cada uma. O objetivo desse método é fazer com que os alunos tenham uma maior facilidade em entender e produzir textos porque ajuda os mesmos a ter ideias com maior facilidade.

Método construtiva: É tido como o mais apropriado no processo ensino aprendizagem por considerar o que está além da escola, ou seja, considera o conhecimento prévio do aluno antes de ser engajado no ambiente escolar, este método tem sido o mais aceito como eficaz no processo de alfabetização, porque ele considera a vivência dos alunos, ensinando a alfabetização a partir de assuntos que ele conhecem e já conseguem identificar em seu dia a dia.

Como podemos nos comportar para alfabetizar nossos alunos então temos que preparar antes nossa sala, nossos alunos, sempre levar material novo como: musicas, filmes, peças de teatro, fazer nossa sala de aula mais animada como pendurar e colar coisas. Fazer uma aula diferente com seus alunos fazer uma leitura compartilhada fazer que seus alunos também tenha um exemplar do mesmo livro que você esta passando para eles, assim que parar a leitura o aluno continue a ler, pedir para eles decifrar as imagens que estão vendo nos livros, jornais, gibis e falar o que estão achando , faça seus alunos ler muito , assim ajuda muito na didática, na fala e na compreensão da leitura, e também ajuda eles se interessar muito mais pelos livros. Ajude seus alunos a fazerem perguntas sobre a matéria , sobre o livro , quando surgir alguma duvida para eles , sempre tente ajudar , a responder e se eles não souberem como escreve alguma palavra, sempre escreva em caixa alta e letra cursiva pois assim ajuda bastante eles entenderem como escreve e com a letra em caixa alta ajuda a visualização do traço por parte da criança.

Evitar escrever com letras desenhadas, pois os alunos sempre vão querer copiar do mesmo modo que escreve e isso prejudica muito, e também prestar atenção em seus alunos as vezes vai ter um ou outro que tem dificuldade de na coordenação motora.

Fazer leituras com os alunos e fazer eles também participar e fazer eles ler junto, depois de ler sempre façam perguntas, pedir para que eles também façam algumas perguntas para despertar o interesse sobre aquela aula.

Praticar jogos em sala de aula ajuda muito nessa fase de alfabetização, uma boa atividade motora pode trazer benefícios e é fundamental na formação da criança, porém é imprescindível que os pais possam entender que a definição de jogo não é a presença de regra. Os jogos podem ser divididos em jogos motores, jogos cognitivos e jogos afetivos.

Para mim de pontos positivos foi que gostei muito de ter estudado , lido todo o material que foi disponibilizado no curso, fez com que eu aprendesse muito mais , foi muito completo os textos , fiz algumas pesquisas para poder me aprofundar mais e também saber que podemos passar cada vez mais aprendizagem para nossos alunos e saber que podemos ajudar quando eles tem dificuldades e ensinar cada criança a usar o sentido da palavras da leitura é a base para uma educação concreta e construtiva e é um direito e uma forma de enriquecimento.  

De pontos negativos na minha opinião para esse curso, poderia ter alguns vídeos de demonstrações.

E com certeza eu recomendaria esse curso de alfabetização para outras pessoas, como eu já fiz isso , pois gostei muito do conteúdo achei muito importante para o aprendizado, e também muito importante para quem esta querendo ser professora , sempre é bom aprender, mas também não podemos parar, precisamos sempre esta dispostos a aprender cada vez mais , e pesquisar cursos e atividades novas para que nossos alunos tenha vontade de aprender muito mais , sempre trazer coisas novas e diferentes, assim as nossas crianças se interessa cada vez mais pela escola, pela professora, e pelas matérias dadas em sala de aula.

Anexos: (Insira aqui fotos da atividade realizada, se houver):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (289.2 Kb)   docx (123.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com