TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Em Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora

Por:   •  26/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Curso em Educação Física

Disciplina: Estudo Em Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora

Nome do aluno: Antonio Marcos Azevedo Rodrigues

RA: 1191354

Tarefa[1]: Atividade (Portfólio) – Ciclo 2.

Início – 21-03-2022

Período de entrega – 04-04-2022                                        

Desenvolvimento da tarefa

De acordo com os conteúdos estudados na Unidade 1 da obra “Natação”, responda às seguintes questões:

1) Qual a relação histórica do ser humano com a água?

Olhando a Terra, vemos que a maior parte dela é água, (quase 70%), entende-se que a inserção humana e os homens da terra têm a obrigação ou o instinto de se ligar ao meio líquido. A maioria das civilizações antigas (Egito, Roma, Grécia...) de acordo com (Borges 2014) “Entre os achados mais antigos relacionados com o nadar, estão indícios de piscinas aquecidas há cinco mil anos na Índia”, ou seja, atividades em meio liquido se acompanha há muito tempo desde o inicio da humanidade e até mesmo habitats naturais são construídos em torno mares, rios e lagos, porque esses lugares são ricos em alimento (peixes, frutas, vida selvagem...) e água para beber, este fato e o de que os Homens precisam comer para sobreviver, ele precisa alcançar esses lugares com água e conseguir se locomover ao mesmo tempo, para que possa garantir sua alimentação. Com isso, podemos observar o contato dos homens com a água se dá pela sobrevivência, não apenas pela busca por comida, serve também para os animais fugitivos ou animais ferozes, deslocando-se de um lugar para outro, em eventos (mudança de clima, a caça do próprio homem...). Seguindo a história, na Grécia, havia ação entre a água e os seres humanos, a natação era uma atividade de utilidade pública, na cidade de Atenas, as atividades esportivas fazia parte da formação do homem, a natação também foi um dos principais aspectos da educação no Egito das pessoas, e não para por aí, porque em diferentes religiões ao redor do mundo, a água é considerada sagrado. E todos os seres vivos (homens, animais...) são sustentados por ela, De sistemas terrestres a tecidos vivos, do oceano à atmosfera, tudo isso em um repetição constante. A água não é apenas uma substância, mas também um recurso escasso que pode acabar. É uma parte bem-vinda da sociedade que forma sua visão, identidade, cultura e percepção do mundo.

2) Se o homem não estivesse aprendido a nadar, a espécie humana teria sobrevivido? Descreva a respeito.

Como já mencionado na pergunta anterior, a terra é em sua maioria água. A maioria das civilizações, antigas e modernas, gira em torno da superfície, água. Então se os homens voltam aos tempos pré-históricos e não aprenderam a nadar. Acredito que não estaríamos aqui hoje vivendo, nos alimentando e desenvolvendo esse trabalho. Porque para a sobrevivência, ele teve contato direto com meios líquidos. E graças aos aprendizados deles estamos aqui hoje. Concluo afirmando se os primeiros humanos não tivessem conseguido se inserir no meio liquido, não estaríamos aqui agora.

3) Aponte quais as diferenças existentes entre as concepções: global, analítica e moderna.

O conceito global é um dos mais antigos e uma de suas características é aprendizagem, sem intervenção de um professor ou com muita cautela em sala de aula. Outra peculiaridade desse conceito é que ele não exige a abordagem do aluno ao movimento (técnicas, movimentos específicos...), tudo é baseado na idéia de "tentar e errar" está relacionada à extinção dos seres humanos, como resolver a própria visão sobre sua sobrevivência no meio líquido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com