TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto Da Especialização Precoce No Futsal

Por:   •  6/9/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.477 Palavras (10 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIDADE ANCHIETA






O IMPACTO DA ESPECIALIZAÇÃO PRFECOCE NO FUTSAL









SÃO PAULO

2023

RUY HENRIQUE DE OLIVEIRA

PORJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO




Trabalho apresentado a Universidade Paulista como requisito parcial para obtenção da nota da disciplina Educação Física Integrada e PTCI

                                                 Orientador: Professor Ms. Jefferson Rodrigues de Sousa








SÃO PAULO

2023

SUMÁRIO

DELIMITAÇÃO DE TEMA

01

PROBLEMA DE PESQUISA

02

OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO

03

JUSTIFICATIVA DO ESTUDO

04

HIPÓTESE

05

DIVISÃO TEÓRICA DO ESTUDO

06

LISTA DAS FONTES BIBLIOGRÁFICAS UTILIZADAS NO ESTUDO

07

INTRODUÇÃO

08

FICHAMENTO DAS 3 OBRAS

09


1. DELIMITAÇÃO DE TEMA

Esse projeto de pesquisa, por meio da revisão literária, delimitou-se em colher informações sobre o impacto agudo e crônico no desenvolvimento motor de jovens expostos a especialização e/ou ao auto rendimento precoce na modalidade esportiva futsal.

2. PROBLEMA DE PESQUISA

Nos últimos anos, com a maior conscientização sobre o benefício da prática da atividade física e o acesso mais fácil a informação por via de redes sociais, entidades tais como a FPFS (Federação Paulista de Futebol de Salão) e LPF (Liga Paulista de Futsal) e suas respectivas competições ganharam visibilidade no âmbito competitivo no Estado de São Paulo. Tais entidades organizam competições destinadas para os mais diversos públicos, incluindo categorias de iniciação (de 6 a 10 anos), categorias de base (de 11 a 20 anos) e categorias profissionais.

Após analisar os números de participantes dessas competições, fica claro o aumento de jovens e crianças expostos ao auto rendimento e a especialização na modalidade de forma precoce. A participação deles, a curto e a longo prazo traz mais benefícios ou malefícios em seu desenvolvimento motor? É realmente positivo inserir jovens e crianças ao extremo da competição?

3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO

Analisar o impacto no desenvolvimento motor em crianças e adolescentes expostos a especialização precoce e introdução ao alto rendimento no futsal. Após análise, desenvolver um posicionamento referente aos benefícios e malefícios encontrados.

4. JUSTIFICATIVA DO ESTUDO

Este estudo possui o objetivo de analisar os efeitos no desenvolvimento motor mediante a inserção da criança no alto rendimento.

Notificar a falta de trabalho e artigos científicos direcionados a especialização precoce em específico na modalidade estudada.

Contribuir para o desenvolvimento de uma metodologia de ensino que estimule a criança de forma geral, abrangendo todos os aspectos da modalidade e de forma não exclusiva.

5. HIPÓTESE

O aumento do número de crianças inseridas no auto rendimento é evidente e, ao passar dos anos, fica clara a diferença no desenvolvimento motor de jovens cuja vivência esportiva foi maior estimulada. A combinação entre a inserção ao meio competitivo e a especialização precoce no futsal resulta em efeitos motores que podem ser analisados de forma aguda ou tardia, tais como o melhor desempenho em atividades coordenativas do dia a dia ou em atividades especificas da modalidade que solicitam mudanças de direção em alta velocidade, por exemplo.

6. DIVISÃO TEÓRICA DO ESTUDO

Os tópicos quais as pesquisas serão baseadas são: A iniciação esportiva ao futsal, a especialização esportiva precoce, os aspectos negativos da especialização esportiva precoce, os aspectos positivos da especialização esportiva precoce, o esporte competitivo na infância.

  1. LISTA DAS FONTES BIBLIOGRÁFICAS UTILIZADAS NO ESTUDO

BARBIERI, F. A.; BENITES, L. C.; MACHADO, A. A. ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE: ALGUMAS IMPLICAÇÕES RELACIONADAS AO FUTEBOL E FUTSAL. Especialização Esportiva Precoce: Perspectivas Atuais Da Psicologia Do Esporte, p. 207–226, 2008. Disponível em: Https://www.researchgate.net/profile/Fabio-Barbieri-3/publication/259584229_Especializacao_precoce_algumas_implicacoes_relacionadas_ao_futebol_e_futsal/links/00b7d52cc83609cdb7000000/Especializacao-precoce-algumas-implicacoes-relacionadas-ao-futebol-e-futsal.pdf. Acesso em: 18 maio. 2023.]

OLIVEIRA, E. B. ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO FUTSAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2851. Acesso em: 18 maio. 2023.

RAMOS, A. M.; NEVES, R. L. R. A INICIAÇÃO ESPORTIVA E A ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE – NOTAS INTRODUTÓRIAS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 1–8, 2008. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/1786. Acesso em: 18 maio. 2023.

SCAGLIA, A. J. ESCOLINHA DE FUTEBOL: UMA QUESTÃO PEDAGÓGICA. Dissertação (Faculdade de Educação Física da UNICAMP). Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6513. Acesso em: 18 maio. 2023.

SILVA, A. L.; ULBRICH, A. Z.  A INICIAÇÃO AO FUTSAL PARA CRIANÇAS: OS RISCOS DA ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE. Caminhos, revista on-line de divulgação científica da UNIDAVI, ano 2, n. 3, p. 122-134, 2011.  Disponível em: http://siteunidavi.s3.amazonaws.com/revistaCaminhos/ano2saude.pdf#page=122. Acesso em: 18 maio. 2023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (135 Kb)   docx (160.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com