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O MAPA BASQUETE E HANDEBOL

Por:   •  27/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  575 Visualizações

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MANEJO DE BOLA

A correta empunhadura, as mãos devem esperar e segurar a bola como um cone imaginário ou em forma de concha, com as pontas dos dedos e as partes calosas das mãos em contato com a bola.

DRIBLE 

Existem dois tipo de drible que podem ser praticados pelo atleta.

Drible baixo

Realizado com o tronco mais inclinado à frente, com a bola aproximadamente na altura do joelho, geralmente, em situações de marcação próxima, que exigem do jogador maior proteção da bola e agilidade.

Drible alto 

Realizado na linha da cintura ou um pouco acima, geralmente em situações que exigem velocidade, como contra-ataques ou momentos em que o jogador não é marcado de perto.

PASSE

Passe de peito com as duas mãos

O jogador com a empunhadura correta, vai executar o movimento partindo da flexão dos braços, seguida de extensão e soltura da bola.  

Passe de peito com uma das mãos

É uma variação do passe de peito com as duas mãos. Até a fase da soltura da bola, a movimentação é idêntica. Sendo que uma das mãos é destacada, com extensão do braço que faz o passe.

ARREMESSO

Bandeja É a única ação de jogo em que o jogador pode andar com a bola em mãos, e ela conjuga o salto e o arremesso. Esse fundamento é muito utilizado em contra-ataques e infiltrações no garrafão.

Gancho

A mecânica dele é a mesma do passe de gancho, com a diferença de a finalização ser feita em direção à cesta. Ele pode ser realizado como finalização de uma bandeja.

TEMPO DE JOGO

O tempo total de jogo é de 40 minutos, divididos em quatro períodos de 10 minutos, com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo e entre o terceiro e o quarto. Entre o segundo e o terceiro período, os times trocam de lado.

TEMPO DE ATAQUE

Sempre que uma equipe tem a posse da bola, ela precisa tentar um arremesso para uma cesta de dentro de 24 segundos. A bola tem que deixar a(s) mão(s) do jogador atacante antes que este tempo se acabe. Caso um rebote ofensivo seja apanhado pela equipe atacante, o tempo da segunda oportunidade seguida de ataque é de 14 segundos.

FALTAS 

Falta pessoal É o contato físico ilegal com um adversário.

Falta técnica Não é um tipo de falta provocada por contato físico, mas de natureza comportamental.

Falta antidesportiva É uma falta com contato, cometida propositalmente contra o adversário e sem a intenção de disputa da bola.

Falta desqualificante É a ação flagrante antidesportiva cometida por um jogador ou por um membro de banco da equipe, por exemplo, agressão física ou ofensa grave.

OFENSIVO 1-2-2

É considerada padrão no basquete. Nela, o armador é o jogador responsável pela organização das jogadas. Na maior parte do jogo, ele ocupa a região central da quadra, próximo à linha de três pontos. Os laterais denominados ala-armador e ala-pivô, ajudam nas ações de armação, assumindo também características de finalização. Os pivôs normalmente jogam de costas para a cesta, efetuando muitos bloqueios e apanhando a maioria dos rebotes da equipe.

DEFENSIVO 2-1-2

O sistema defensivo por zona mais utilizado. Nele a prioridade é com a proteção do garrafão, fator que dificulta a infiltração.

HANDEBOL

EMPUNHADURA DA BOLA

Com as falanges distais dos cinco dedos abertos e com a palma da mão em uma posição ligeiramente côncava.

DRIBLE

O drible no handebol é realizado impulsionando a bola com uma das mãos contra o chão, uma ou repetidas vezes. São utilizados dois tipos de dribles: o drible alto (para deslocamentos em velocidade) e o drible baixo (para a proteção de bola).

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