TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE OBSERVAÇÃO FISIOLOGIA DO EXERCICIO

Por:   •  20/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.712 Palavras (7 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Centro Universitário Leonardo Da Vinci

LUCAS LEITE RODRIGUES

EDUCAÇÃO FÍSICA (LEF0910)

[pic 2]

PROJETO DE ESTÁGIO

Fisiologia Do Exercício

SIDROLÂNDIA

2022

SUMÁRIO

1 PARTE: PESQUISA..........................................................................3

  1. Delimitação do tema: área de concentração e justificativa..................................................................................3
  2.  Objetivos.....................................................................................3
  3. Fundamentação teórica da pesquisa........................................4

  1. PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO................................5

  1. Metodologia.................................................................................5
  2. Cronograma.................................................................................6
  3. Referencias..................................................................................7
  1. PARTE: ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO...........................................9
  1. Caracterização da Instituição em relação à Educação Básica...........................................................................................9

3.1.1. Organização.........................................................................9

3.1.2. Infraestrutura.......................................................................9

3.1.3. Caracterização do professor acompanhado.....................9

1 PARTE I: PESQUISA

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA.

Area de concentração: Fisiologia do exercício.

Tema: Respostas e adaptações musculares que ocorrem com os exercícios, especificando a hipertrofia.

 O presente projeto de estágio baseia-se nas adaptações resultantes dos treinamentos que promovem mudanças no metabolismo muscular. Adaptações são na verdade as chamadas alterações que ocorrem no musculo durante a execução dos exercícios, que acontecem de forma gradativa conforme desempenho, constância e aumento da intensidade dos exercícios, seja na execução, na carga ou nas repetições, causando melhora no desempenho físico consequentemente. As respostas seguindo o mesmo raciocínio são resultados de tais treinamentos, levando em consideração cada forma e objetivo do aluno e as particularidades evidenciadas em cada corpo. Por ter sido o centro do estágio feito, abordaremos em grande parte a hipertrofia e fortalecimento dos músculos.

Este tema foi escolhido por ser o centro de todo o trabalho desenvolvido dentro das academias, seja por estética, fortalecimento em nome da saúde, por esporte, busca por hipertrofia ou definição, em qualquer dessas áreas citadas a evolução do músculo sempre será estudada e objetivada. Diferenciando apenas, as maneiras de se chegar no resultado almejado pelo praticante.

1.2 Objetivos:

  • Identificar o que especificadamente são adaptações e repostas musculares, levando para a área de hipertrofia e exercícios cardiorrespiratórios.
  • Estudar essas respostas e tais adaptações dos corpos de acordo com o objetivo e particularidade de cada ser.
  • Mostrar a importância da execução correta para tais resultados e adaptações.

  1. Fundamentação Teórica:

A mudança do tamanho dos músculos, ocorre em aproximadamente 3 semanas de treinamento, até serem visíveis tais mudanças no corpo, e a alteração na arquitetura e nos moldes musculares antecede os ganhos e definição de massa muscular. Existem adequações importantes necessárias para hipertrofia muscular; maior concentração de proteína e propagação de células; são estimuladas através das fases iniciais do treino de resistência.

Importante entendermos os processos da hipertrofia.

Segundo MCARDLE; KATCH & KATCH (2017) aumentando a força causada pela melhoria dos exercícios no treino, consequentemente o processo de crescimento e hipertrofia acontecera por conta do estimulo primário no músculo esquelético.

Um treinamento de hipertrofia muscular requer certas adaptações a uma maior carga de trabalho, dependendo do sexo e idade. Um aumento de carga, faz com que as fibras musculares tenham um ganho considerável no volume dos músculos.

 A constância também é um fator que deve ser regrado na rotina dos treinamentos, adquirindo resistência na hora de executar os exercícios propostos. Com esse aumento na intensidade o resultado será mais rápido e eficaz, à medida que, com esse ganho de força (resistência) vai se adaptando aos músculos, tornando a rotina cada vez menos desgastante e agradável, aumentando o nível do treinamento.

Até o presente nenhum mecanismo que possa ser responsabilizado pelas adaptações musculares induzidas pelo treinamento é conhecido. Porém, sabe-se que os músculos são estimulados a se adaptarem ao programa de treinamento (Holloszy, 1967).

Utilizando deste texto podemos citar, (Terjung,1979) a programação feita para um determinado treinamento, que pode durar dias ou semanas para que a adaptação corporal muscular aconteça. Exemplo: até o corpo atingir um nível equilibrado para sofrer tal mudança na quantidade mitocondrial dos músculos gira em torno de 4 ou 5 semanas de treinamento.

A intensidade do treinamento potencializa o conteúdo mitocondrial que é influenciado conforme o tempo de duração da série. Mesmo com esse benefício, estender o tempo das séries, não causam tanto ganho na adaptação muscular, quanto nos momentos iniciais das séries. Sendo assim, deve-se achar um equilíbrio entre o tempo em que se faz o treinamento e até onde esse tempo traz um verdadeiro resultado, para que haja um ganho fisicamente evidente, e não apenas para fadiga e cansaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (238.7 Kb)   docx (171.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com