TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE

Por:   •  12/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 3

PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE

Tubino (1994) conceitua o princípio como: “ Pode-se dizer que este princípio compreenderá sempre no treinamento em curso uma sistematização de trabalho, que não vai permitir uma quebra de continuidade, isto é, que o mesmo apresente uma intervenção compacta de todas as variáveis atuantes entre si. Em outras palavras, considerando um tempo maior, o princípio da continuidade pode ser definido como aquela diretriz que não permite interrupções durante esse período”.

O fator que proporciona a melhora de rendimento e a continuidade do processo de treinamento, caracterizada pela alternância entre os estresses crescentes (esforços físicos) e o período proporcional de recuperação. Este princípio está intimamente ligado ao da adaptação, pois a continuidade ao longo do tempo é primordial para o organismo se adaptar progressivamente. O corpo só vai se adaptar a um exercício, e com isso se desenvolver, se o treinamento for contínuo.

As contusões, as faltas frequentes e os períodos muito longos de recuperação, são as principais causas que atuam negativamente sobre o processo de treinamento. Segundo profissionais da área esportiva, os resultados iniciais do treinamento surgem após um período médio de três meses de trabalho. Este dado é bastante relevante, pois se observarmos os aspectos relacionados à rotatividade dos alunos nas academias de musculação, constataremos que a mesma se encontram diretamente referenciada aos alunos sedentário-iniciantes que, em função de sua falta de hábito e pouca persistência abandonam a atividade física antes mesmo de completarem esse período mínimo de treinamento. Torna-se importante ressaltar que quando se inicia a prática de exercícios de ginástica localizada, existe um período de adaptação de aproximadamente 1 mês, para então, iniciar a busca por melhores resultados. Aqueles que ultrapassam esse “período limite” acabam por incorporar a atividade física como hábito de vida. Ou seja, aqueles que ultrapassam os 3 primeiros meses, tornam a ginástica localizada, uma atividade regular em suas vidas. Quanto à frequência semanal, os profissionais de educação física indicam que treinamentos inferiores há três dias alternados de trabalho por semana não produzem resultados significativos. Com um adequado treinamento e predisposição você conseguirá em um adequado período de tempo para atingir todos os seus objetivos físicos.

A continuidade de treinamento evita que o treinador subtraia etapas importantes na formação atlética de um esportista. Em geral um atleta que tem um alto desempenho, com certeza teve uma continuidade ao longo de sua preparação, treinamento e também do aprendizado do esporte praticado. A continuidade é importante inclusive no treinamento amador e no lazer, e não somente no aspecto fisiológico, mas também, como por exemplo, no aspecto psicológico e entre outros aspectos cujos fatores podem interferir na prática esportiva.

A condição atlética só pode ser conseguida após algum tempo seguido de treino, e existe também uma influência bastante significativa nas preparações anteriores, seja qual for o esquema de treino. Por esta razão, este princípio compreende que não pode existir uma quebra de continuidade, interrompendo a evolução do treino e da aprendizagem. A longo prazo, o princípio da continuidade é a diretriz que não permite interrupções durante todo esse tempo. Em palavras simples, interromper a aprendizagem leva o atleta a perder tempo na sua evolução em relação aos seus colegas de equipe, mesmo no futuro. Os atletas de maior desempenho, com certeza treinaram continuadamente durante a sua juventude. O princípio da continuidade não se refere apenas a treino físico, mas também no aspeto psicológico, e por isso não deve ser levado em conta apenas em treino desportivo, mas também nas atividades do dia-a-dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (379.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com