TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Aula Jogos e Brincadeiras

Por:   •  2/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  757 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA – JOGOS E BRINCADEIRAS

MÓDULO B - FASE II – 2018

NOME DO ALUNO: Débora Priscila Cavalcanti

RU: 1953652

NOME DO ALUNO: Eloisa Maria Dorneles Batista Gonçales

RU: 1919485

NOME DO ALUNO: Henrique dos Santos Braga

RU: 2148606

Polo: Ubiratã– Pr.

Nome do tutor: Gilmar Aparecido do Nascimento

Data da primeira reunião no polo para divisão dos temas: 14/08/2018

Data e horário da aula de campo: 11/09/2018, das 18h30min às 22h30min

O tutor auxiliou e corrigiu o plano de aula antes da aplicação?( X ) SIM   (   ) NÃO

Duração da aula: 15 minutos

Conteúdo/Tema: Um jogo competitivo utilizado no aquecimento de esportes coletivos (14 e 15 anos).

Objetivo Geral: O objetivo geral desta aula é o aquecimento dos alunos de uma forma lúdica, visando também o entrosamento entre os participantes do grupo.

Objetivos específicos Promover a capacidade de organização, de domínio de regras e de elaboração de estratégias.

Desenvolvimento da aula: Dividir a turma em duas equipes; determinar meia quadra (basquete) para cada equipe; no final de cada quadra posicionar várias bolas de borracha dentro de um cesto; uma das equipes deve estar de coletes; ao sinal do professor os alunos de cada equipe devem buscar a bola no final da quadra adversária e voltar pelo lado de fora (lateral da quadra). Cada equipe terá um jogador coringa, que devem estar de coletes diferentes, os quais permanecerão em sua meia quadra, com o objetivo de colar o adversário e, se isso acontecer um de seus colegas deverá descolar. Vence a equipe que conseguir recuperar a maior quantidade de bolas no tempo determinado.

Adaptações no desenvolvimento: Considerando que uma das principais dificuldades do aluno com deficiência intelectual – autismo gira em torno da falta de concentração, entraves na comunicação e na interação, temos que conduzir a aula de forma prática, organizada com regras claras e atividades lógicas, para que o aluno se mantenha focado, pois não é interessante insistir em falar a mesma coisa varias vezes e sim desenvolver a habilidade de prestar atenção nas estratégias diferenciadas para, que ele possa assim desenvolver a atividade proposta.

Nesse jogo, vamos ensinar por partes aos alunos, demonstrando como será executado, ao invés de fazermos um círculo e somente falar como será a atividade. O professor pegará a bola na quadra adversária e trará para a cesta, por fora da quadra, que vai ficar no final da quadra de sua equipe. Depois que ele perceber que é capaz de executar a atividade proposta, será demonstrado que, cada equipe terá um coringa para colar o adversário e aquele que for colado poderá ser descolado por seus colegas de time. Desde modo, usando a estratégia de ensinar pausadamente e de forma exemplificada estaremos proporcionando clareza, confiança e foco para a execução da atividade.

Já com o cadeirante o desenvolvimento da aula se dará de forma normal, apenas será colocado alguém para auxiliar na entrega das bolas ao final da quadra do adversário, para que não haja dificuldades para ele pegá-las. Para colocar as bolas que foram pegas no cesto que estará em sua quadra não haverá dificuldades.

Materiais: Quadra esportiva, coletes, bolas de borracha e cesto.

Avaliação: Por meio da participação ativa nas atividades, discutindo as regras, questionamento e sugerindo novas possibilidades.

Referências utilizadas para elaboração do plano de aula:

LORO, Alexandre Paulo. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. 1ª edição. Curitiba: InterSaberes, 2018.

RODRIGUES, Cintia. Formas Criativas para Estimular a Mente de Alunos com Deficiência. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/440,formas-criativas-estimular-mente-deficientes-intelectuais. Acesso em 07 de setembro de 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com