TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de aula Ensino Fundamental

Por:   •  5/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.318 Palavras (10 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]Centro Universitário de Maringá - Unicesumar

[pic 2]

Plano de aula Ensino Fundamental II – Anos Finais

Instituição CENTRO EDUCACIONAL JORGE AMADO

Disciplina: Educação Física                    

Nome do estagiário: MANOEL JORGE

Duração da aula: 50min

Ensino Fundamental II

Aula 1 - Série/Ano: 6º A

Aula 2 - Série/Ano:  8º B

Aula 3 - Série/Ano:  9º A

AULA 1 - Série/Ano: 6º A

Conteúdo: Esporte de marca

Objetivo Geral: conhecer os esportes e marca

Objetivos Específicos: conhecer e experimentar os esportes de marca, identificar, e diferenciar os esportes de marca de outros esportes e discutir a respeito dos esportes de marca  

Metodologia: Parte 1: Em uma roda de conversa questionar sobre esporte de marca, falar e definir sobre os esportes de marca trazendo como exemplos: as provas do atletismo, patinação de velocidade, remo, ciclismo, levantamento de peso etc.

Apresentação de fotos de diversos esportes para que os alunos possam identificar quais desses são esporte de marca.

Parte 2: vivenciar os esportes de marca através do atletismo, iniciando com um aquecimento com caminhada rápida logos após faremos uma pequena competição de atletismo.

  Será demarcado um trajeto na quadra onde o professor ira organizar uma competição de atletismo, com os participantes dispostos lado a lado em uma linha de largada marcada no chão, ao ouvirem um apito irão deslocar-se em velocidade até a linha de chegada Ganha quem chegar primeiro.

Sera vivenciado também uma corrida de revezamento, onde por não termos uma pista de atletismo usaremos a quadra de esportes adaptaremos a distância e os pontos de passagem do bastão este será no mesmo ponto de largada, serão divididas duas equipes de 4 pessoas cada escolhe quem sera o primeiro a correr de cada e estes alinham- se lado a lado na linha de partida ao sinal do professor estes correram pela linha da quadra dando uma volta na mesma ou seja, chegando ao ponto em que deram a saída estes passaram o bastão para o próximo competidos da sua equipe até todos terem feito o percurso ganha a equipe que o quarto competidos chegar no local de partida primeiro.

NOTA: O ponto de partida será também o ponto de chegada e de passagem dos bastões

Parte final: Em uma nova roda de conversa iremos debater sobre o que foi vivenciado o que cada uma achou do que foi apresentado o que gostou e o que não gostou, se foi o que eles imaginavam.

Recursos didáticos:  Aparelho audiovisual ,quadra poliesportiva, apito, giz, bastao

Avaliação: Será solicitada uma redação sobre esportes de marca, resumindo o que foi vivido em quadra. deverão discorrer também sobre outra modalidade além da vivenciada na aula.

Referências:   OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de; PALMA, Ângela Pereira Teixeira Victória; PALMA, José Augusto Victória; SOUZA, Vânia de Fátima Matias de. Educação Física no Ensino Fundamental, Anos Finais e Ensino Médio.  Maringá - PR.:Unicesumar, 2018.

 BRASIL. Ministério da educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC/SEB,2027. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. >. Acesso em 17/03/2021

AULA 2 – 8ºA

Conteúdo: Esporte de rede- voleibol- fundamentos saque e recepção

Objetivo Geral: conhecer a história do vôleibol e os fundamentos básicos do esporte

Objetivos Específicos: conhecer e vivenciar o esporte de rede vôlei aprimorar seus fundamentos básicos saque e recepção, conhecer regras e funções de cada atleta.

Metodologia: Parte 1- iniciaremos trazendo para os alunos os conceitos de esportes de rede, fazendo os seguintes questionamentos a turma:

 O que são esportes de rede?

  Vocês conhecem algum esporte de rede?

 Qual é o objetivo desses jogos? Como alcanço esse objetivo dentro do jogo?
Vocês conhecem a história do voleibol?

  Alguém já praticou? Quais foram as dificuldades e as facilidades? Vocês gostaram ou gostariam de praticar?

Logo após essas explanações dos conceitos iremos para parte das atividades de vivencias.

Parte 2- Na quadra iremos desenvolver algumas atividades como os fundamentos saque e recepção.

  Os participantes serão divididos em duplas ou quartetos, divide-se a quadra em duas quadras menores, no sentido longitudinal, metade da turma de cada lado. Uma pessoa deverá ficar de frente para um colega e sacar a bola para a recepção desse colega, essa recepção terá que ser direcionada para a rede, a cada quatro acertos troca-se de função. Ao passar ou sacar a bola, os participantes terão que intercalar entre rebater ou segurar com uma das mãos, a fim de garantir maior êxito na execução. Em um outro momento a recepção sera feita em forma de manchete e a bola terá de ser lançada em direção a um colega especifico que seria o levantador em um jogo real, ate aqui os saques foram realizados no formato saque por baixo agora faremos esses mesmos movimentos com o saque sendo realizado por cima, com o objetivo de aprimorar tanto o ataque quanto a defesa.

Parte final- uma volta a calma com alongamentos específicos para vôleibol

Recursos didáticos: quadro branco, quadra poliesportiva, bolas de vôlei, rede de vôlei, apito

Avaliação: Será solicitada uma redação sobre esportes de rede, resumindo o que foi vivido em quadra. deverão discorrer também sobre outra modalidade além da vivenciada na aula.

Referências:  OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de; PALMA, Ângela Pereira Teixeira Victória; PALMA, José Augusto Victória; SOUZA, Vânia de Fátima Matias de. Educação Física no Ensino Fundamental, Anos Finais e Ensino Médio.  Maringá - PR.:Unicesumar, 2018.

 BRASIL. Ministério da educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC/SEB,2027. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. >. Acesso em 17/03/2021

AULA 3 – 9ºA

Conteúdo: ESPORTE: Jogos Olimpicos

Objetivo Geral: Conhecer a história dos Jogos Olímpicos.

Objetivos Específicos: Conhecer a história dos jogos olímpicos, conhecer as primeiras e as modalidades presentes nos jogos atualmente, vivenciar algumas das modalidades dos jogos olimpicos

Metodologia: Parte 1- iniciaremos com uma conversa sobre os jogos olímpicos trazendo sua relevância para a cultura a sociedade e a economia de um pais, os atletas de ponta os que lutam para chegar ate as olimpíadas que as vezes não tem onde treinar não tem patrocínio mostrando as diferenças sociais que ficam para trás quando é dada a largada em cada prova dos jogos.  

Parte 2-  faremos a apresentação de um vídeo sobre as olimpíadas, mostrando sua origem e como se tornou o maior evento esportivo do mundo. Logo após iremos debater sobre a evolução dos jogos de como era e como esta agora.

Parte 3- vivenciar as provas de atletismo através da corrida de revezamento, onde por não termos uma pista de atletismo usaremos a quadra de esportes adaptaremos a distância e os pontos de passagem do bastão este será no mesmo ponto de largada, serão divididas duas equipes de 4 pessoas cada escolhe quem será o primeiro a correr de cada e estes alinham- se lado a lado na linha de partida ao sinal do professor estes correram pela linha da quadra dando uma volta na mesma ou seja, chegando ao ponto em que deram a saída estes passaram o bastão para o próximo competidos da sua equipe até todos terem feito o percurso ganha a equipe que o quarto competidos chegar no local de partida primeiro.

NOTA: O ponto de partida será também o ponto de chegada e de passagem dos bastões

Parte final- uma roda de conversa sobre o que ele aprenderam, e se eles gostaria de se tornarem um atleta olímpico.

Recursos didáticos:  Aparelho audiovisual ,quadra poliesportiva, apito, bastão giz

Avaliação: os alunos deveram fazer uma pesquisa sobre atletas brasileiros medalhistas nos jogos olímpicos nas modalidades que eles escolherem desde que as mesmas façam parte dos jogos atuais.

Referências:  OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de; PALMA, Ângela Pereira Teixeira Victória; PALMA, José Augusto Victória; SOUZA, Vânia de Fátima Matias de. Educação Física no Ensino Fundamental, Anos Finais e Ensino Médio.  Maringá - PR.:Unicesumar, 2018.

 BRASIL. Ministério da educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC/SEB,2027. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. > Acesso em 17/03/2021

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (265.9 Kb)   docx (119.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com