TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE AULA ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  23/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  1.512 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]Centro Universitário de Maringá - Unicesumar

[pic 2]

PLANO DE AULA ENSINO FUNDAMENTAL II – ANOS FINAIS

(Essa aula é um exemplo para te auxiliar, você não deve fazer nenhuma alteração na AULA 1)

Nome do estagiário: (não preencher, esse é só um exemplo de plano de aula)

Disciplina: Educação Física                    

Duração da aula: 50min

ENSINO FUNDAMENTAL II – ANOS FINAIS

Série/Ano:8º ano

Unidade Temática:Esportes

Objeto de conhecimento:Esportes de Invasão

AULA 1

(Essa aula é um exemplo para te auxiliar, você não deve fazer nenhuma alteração na AULA 1)

Conteúdo:Características estruturais e funcionais dos esportes coletivos de invasão.

Objetivo Geral:Compreender a lógica estrutural e funcional dos esportes coletivosde quadra de invasão.

Objetivos Específicos:

- Conceituar esportes coletivos de quadra de invasão.
- Participar em jogos coletivos de invasão, experimentando todas asfunções operacionais.
- Identificar os invariantes funcionais, os princípios operacionais (ataque-defesa), bem como as possibilidades de operacionalização deexperiências pelo jogador nos esportes coletivos de quadra combola e que tenha como uma das características a invasão.

Metodologia:

PARTE INICIAL(10’)

Atividade 1: O professor deve informar à turma sobre o conteúdo que será ensinado. Dividir a turma em três grupos.

- Individualmente:
Para o trabalho individual, o aluno deverá: Refletir sobre o que lhe vem à mente quando o assunto é esporte coletivo de invasão? Na sequência, peça aos alunos que escrevam 4 palavras e destaquem as duas mais importantes. Escreva as razões pelas quais escolheu as quatro palavras e as duas destacadas.

- Em Grupos

Apresente para o seu grupo as quatro palavras, as duas destacadas e as razões da escolha delas. O grupo discutirá e escolherá quatro palavras que representem os aspectos mais importantes dos esportes coletivos de invasão. Um representante do grupo deverá apresentar para toda a turma as quatro palavras e a os argumentos do seu grupo para essa escolha.

PARTE PRINCIPAL: (30’)

Atividade 2: Cada grupo deverá propor um jogo coletivo de quadra de invasão com bola para praticar. O professor definirá a tarefa para osestudantes:

Atividade 3:Todos os alunos irão jogar a sugestão de esporte do Grupo 1

Atividade 4: Todos os alunos irão jogar a sugestão de esporte do Grupo 2

Atividade 5: Todos os alunos irão jogar a sugestão de esporte do Grupo 3

PARTE FINAL: (10’)

Roda de discussão (Volta a calma)

- Os alunos serão organizados sentados num círculo na quadra e será solicitado que eles identifiquem as características daqueles esportes vivenciados na aula, por exemplo:Principais ações dos jogadores(ataque-defesa), nível técnico das ações, principais regrasque tivemos que adotar ou que tivemos que observar para que o jogotivesse equidade para as duas equipes, atitudesadotadas pelas equipespara as diversas situações de jogo, entre outros.

Recursos didáticos:papel, caneta, bolas de diferentes modalidades esportivas, colete de identificação para as equipes, quadra poliesportiva, apito.

Avaliação:Os alunos serão avaliados através da observação do professor. Serão avaliadas: a participação do aluno dentro do grupo de discussão da atividade 1; a participação do aluno na prática das modalidades; e finalmente será avaliada a participação do aluno na discussão final sobre os aspectos técnicos e característicos das modalidades praticadas durante a aula.

Referências:

OLIVEIRA, A. A. B; PALMA, J. A.V.; PALMA, A. P. T. V.; SOUZA, V. F. M. Educação física no ensino fundamental, anos finais e ensino médio. Maringá: UniCesumar, 2018.

MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: UniCesumar, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ Acesso em: 21 de maio de 2021

PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL

Nome do estagiário: Flavia Roberta Barbosa Viana

Disciplina: Educação Física                    

Duração da aula: 50min

EDUCAÇÃO INFANTIL - CRECHE

Série/Ano:Crianças de 4 anos.

Unidade Temática: - (não altere esse item)

Objeto de conhecimento:  Campo de experiências “corpo, gestos e movimentos”

AULA 2

Conteúdo: Corpo, gestos e movimentos – Expressão sonora (audição das músicas), expressão corporal livre acompanhados por instrumentos de percussão.

Objetivo Geral:. Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

Objetivos Específicos:

- Adequar movimentos a mudanças rítmicas.

- Discriminar estímulos sonoros.

- Construir instrumentos de percussão a partir de materiais recicláveis. 
- Utilizar os sons dos instrumentos produzidos durante as danças. 

Metodologia: PARTE INICIAL (10’)

ATIVIDADE 1:  Serão escolhidas as músicas de acordo com as preferências das crianças.

-Em Grupos: Serão construídos objetos de percussão para acompanhar as performances das crianças.

- Individual: Dançar livremente e Dançar de acordo com os comandos do professor

PARTE PRINCIPAL: Roda de Conversa e Explicação da atividade (30’)

Conversar com as crianças sobre as atividades que serão realizadas, contando sobre os instrumentos de percussão que serão construídos por elas para realizar as atividades de música e dança.

Atividade 2:  Construção de instrumentos de percussão

Propor aos alunos que construam instrumentos de percussão com materiais recicláveis como: chocalhos, tambor, maracas, xilofone e outros. Explique para crianças que os sons desses objetos são causados pela vibração ou percussão por batidas, fricção ou embalos.

Atividade 3: Seleção das músicas 

Depois da construção dos instrumentos, o professor fará uma pesquisa com os alunos sobre as músicas que os alunos da turma se identificam ou poderá também apresentar músicas que a turma não conhece ainda. O professor selecionará as músicas que os alunos mais gostaram para fazer a atividade. 

Atividade 4: Orientações  

Para fazer essa atividade certifique que o local é adequado para o movimento das crianças, para a dança precisará de uma espaço amplo de acordo com o número de crianças.


Audição das músicas
 

O professor colocará as músicas para tocar e incentivará as crianças ouvirem os sons e aos poucos sentirem a melodia,  elas começarão a cantar mesmo que o professor não solicite.

Atividade 5: Tocar os instrumentos de percussão

Em seguida o professor incentivará aos alunos que além de cantar que elas usem seus objetos de percussão para acompanhar o ritmo e sentir a vibração da música. 

PARTE FINAL:  (10’)

- Para fazer essa atividade certifique que o local é adequado para o movimento das crianças, para a dança precisará de uma espaço amplo de acordo com o número de crianças. 


Dançar livremente

Logo depois o professor pedirá as crianças que também dancem livremente embalados pelo som da música. As músicas selecionadas podem ser em um ritmo lento, no início, crescendo para rápido e retornando ao lento.

Seguindo a batida 

Em seguida as crianças devem e fazer movimentos sugeridos pelo professor seguindo a batida e a velocidade da música. Ajude as crianças a perceberem como a velocidade da música aumenta e diminui, e varie também o volume para que eles alternem seus movimentos de acordo com a intensidade e o ritmo do som. 

Recursos didáticos: Pendrive com as músicas, caixa de som, materiais de sucata para a produção dos instrumentos de percussão

Avaliação: O professor observará as reações das crianças em relação ao ritmo da música, aos instrumentos, aos movimentos da música e interação entre os colegas de classe.  A avaliação se dará através das observações das crianças em relação a brincadeira  na roda de conversa após a execução da atividade. 

Referências: http://blog.multisom.com.br/conheca-os-tipos-de-instrumentos-de-percussao/ acesso em 20 de junho de 2021

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (242 Kb)   docx (131.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com