TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Bioquímica

Por:   •  23/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITARIO CLARETIANO

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FISICA

MARCELO HENRIQUE DE SOUZA – 1163705

ATIVIDADE PORTIFOLIO

BATATAIS – SP

2019

MARCELO HENRIQUE DE SOUZA – 1163705

ATIVIDADE PORTIFOLIO

Trabalho apresentado ao Professor Esp. Marcio Henrique Gomes de Mello como parte das exigências da disciplina Bioquímica e Farmacologia do curso Bacharelado em Educação Física.

BATATAIS – SP

2019


  1. ATIVIDADE

O ph, potencial hidrogeniônico , índice que mede a acidez, neutralidade ou alcalinidade em qualquer meio, o ph esta diretamente relacionado a quantidade de ions de hidrogênio presente em uma solução,  no corpo humano é extremamente importante para manter o equilíbrio de H+, e para que todo o corpo possua um bom funcionamento, a diminuição ou aumento do ph pode causar doenças ou sérios problemas que podem ser fatais.

O organismo acido traz consigo diversos fatores que podem ser extremamente perigosos e prejudiciais à saúde como: Diminuição da capacidade de absorção mineral, e nutrientes, diminuição da produção de energia em nível celular, redução da capacidade de reparação das células danificadas, diminuição da capacidade de desintoxicação por metais pesados favorecimento e propagação de células cancerígenas.

O ph varia de 0 a 14, sendo abaixo de 7 é ácido, 7 é neutro e acima de 7 é básico, o ph do sangue humano varia entre 7,35 e 7,45 (levemente alcalino), mantido assim por uma serie de mecanismos que compreende a produção, tamponamento e eliminação de ácidos pelo corpo, já em outras partes do corpo isso é totalmente diferente, como por exemplo urina de 4,8 a 8,0, suco gástrico 1,2 a3,0, saliva de 6,8 a 7,2, suco pancreático 7,1 a 8,2, bile 7,6 a8,6, fluido vaginal 3,5 a 4,5 e sêmen 7,2 a 7,6, qualquer desequilíbrio nesses valores de ph provavelmente contribuíram para o aparecimento de várias patologias.

Para manter o equilíbrio do ph o corpo utiliza de alguns mecanismos e órgãos que são eles:

Pulmões: um dos mecanismos utilizados pelo corpo para o equilíbrio do ph sanguíneo envolve a liberação de dióxido de carbono pelos pulmões, gás levemente ácido, o cérebro controla a liberação através da respiração, quanto maior for o fluxo de respiração, maior será a liberação de dióxido de carbono.

Rins: são capazes de alterar a quantidade de acido ou base excretadas, mantendo assim um equilíbrio no ph.

Sistemas tampão: formados por um acido fraco e sua base conjugada, tendem a resistir a mudança de ph perante a adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases forte.

Concluímos assim que dentro de cada especificidade em que se encontra cada parte do nosso corpo o equilíbrio do ph é de extrema importância para a nossa saúde e longevidade, por isso também é importante mantermos uma alimentação e hábitos saudáveis para que nosso corpo possa funcionar da maneira correta e manter sempre o nosso equilíbrio.

  1. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

JARDIM, MARCELO CESAR. DA SILVA, MARIA ISABEL. Bioquímica e farmacologia - Batatais, SP: Claretiano,2016. (Unidade 1)

JARDIM, MARCELO CESAR. DA SILVA, MARIA ISABEL. Bioquímica e farmacologia - Batatais, SP: Claretiano,2016. (Unidade 2)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (106.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com