TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio de Bioquímica e Farmacologia

Por:   •  12/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

Portfólio de Bioquímica e Farmacologia

Copie o enunciado da tarefa descrita no PEGE:

Até o presente momento estudamos as mudanças históricas e sociais referentes aos conceitos de saúde e doença e como filósofos refletiram sobre o corpo e o adoecimento do mesmo. Vimos que saúde, doença e corpo não tem uma definição ancorada unicamente no primado biológico, constituiu-se de uma visão biopsicossocial fruto de inúmeras discussões.

Baseado na leitura dos textos indicados, elabore um texto de uma página discutindo o conceito sociológico de saúde e mostrando que de forma esse conceito pode tornar a prática do profissional da saúde mais humana, preservando a dignidade e a autonomia do paciente. Lembre-se de dar um exemplo prático, conforme sua área de estudos.

Ao falar de saúde, devemos levar em consideração os vários aspectos sociais, culturais e psicológicos que a permeiam. Reduzi-la a um conjunto de sintomas físicos nos torna seres mecanizados e não considerar os aspectos psicossociais e culturais do ambiente onde o paciente se insere deixa o trato com pessoal muito vazio.

O conceito de saúde e doença varia de forma cultural. E o profissional da saúde deve estar apto a compreender suas nuances, de forma a auxiliar o paciente a vivenciar sua doença da forma mais amena possível.

Considerar a doença apenas como um modelo biológico, pautado em sintomas e processos fisiológicos se torna vazio, visto que, o homem é um ser social inserido em uma cultura que historicamente o beneficia ou degrada dependendo de sua classe social. Sendo assim, o profissional da saúde deve estar empaticamente a par do meio de convívio do paciente para, então, ajudar a desenvolver cuidados e procedimentos que possam devolver sua saúde de forma integral.

Deve-se levar em consideração também os aspectos de gênero e os étnicos-sociais do paciente, visto que estes aspectos são fundamentais para o entendimento das diferenças fisiológicas e da realidade social em que o indivíduo está inserido.

No meio em que vivemos, percebemos uma parcela da sociedade que está agrupada nos grandes centros urbanos e detêm um grande poder aquisitivo e, por isso, tem acesso a uma saúde de ponta, enquanto a parcela mais pobre e afastada destes centros, mal obtêm requisitos básicos para qualidade de vida. Para essa população deve-se pensar uma forma de construir uma saúde coletiva que passa por condições socias básicas de moradia, alimentação e saneamento, entre outras. Nesse contexto cabe ao profissional da saúde auxiliar no desenvolvimento, implementação e manutenção de políticas de prevenção, atividade física e tratamento de possíveis doenças.

Sendo assim, percebe-se o quão fundamental é um profissional que entenda que a saúde também deve lidar com as várias dimensões sociais, culturais, de gênero e étnico raciais ao qual o sujeito se encontra inserido.


Referências: 

BALIEIRO, F. F. Sociologia Aplicada à Saúde. Batatais: Claretiano, 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com