TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Interdisciplinar

Por:   •  19/9/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.967 Palavras (8 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

         

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        Situação Problema 1        4

2.2        Situação Problema 2        6

3        CONCLUSÃO        8

4        REFERÊNCIAS        9

  1. INTRODUÇÃO

A importância do esporte adaptado vem aumentando cada vez mais, muitas pessoas com necessidade físicas buscam o esporte como apoio um exemplo é o handebol adaptado para pessoas com cadeira de rodas, problemas na medula espinhal deixa a pessoa impossibilitada de caminhar  estrutura localizada no interior da coluna vertebral. Devido a essas lesões a pessoa fica paraplégica (impossibilitadas de movimentar os membros inferiores) ou tetraplégicas  (impossibilitadas de movimentar do pescoço para baixo).

Estela, professora de uma escola obteve um aluno da idade de 15 anos chamado Carlos ele sofreu um acidente automobilístico, e teve uma lesão completa da medula espinhal na altura da quarta vértebra lombar, com isso Estela teve que fazer um estudo com relação a dificuldade de Carlos para poder trabalhar com ele da forma devidamente correta.

Toda atividade física que visa o trabalho em grupo tem importância fundamental para as pessoas adquirirem relações interpessoais, de aspectos de comprometimento com algo e com o grupo, reforçando sentimentos de confianças, amizade, companheirismo, destacados por comportamento sócio afetivo em seu âmbito, Para a aula Estela preparou o handebol  Adaptado, base - se em forma de trabalho de caráter lúdico, por um conjunto de atividades usadas para fundamentos como deslocamento e controle de bola, através brincadeiras de pega - pega e suas diversas variações, impulso - elétrico e o passe dos 10, referencias nas aulas de Educação Física escolar para o handebol.

Todo o esporte é conteúdo da Educação Física que pode ser desenvolvido tanto individualmente como coletivamente quando bem trabalhado e orientado, por conta disso a necessidade desses vastos conteúdos da Educação Física referentes a uma modalidade esportiva para deficientes em adotar uma proposta metodológica para os objetivos do grupo e das aulas em etapas a longo prazo.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Situação Problema 1

A medula espinhal é uma delicada estrutura localizada no interior da coluna vertebral, que faz parte do sistema nervoso central. Composta por membranas, feixes de neurônios, fibras de axônio e líquido cefalorraquidiano, é a medula espinhal que faz a conexão entre o bulbo e o cérebro e o restante do corpo.

É a partir da medula espinhal, por exemplo, que se ramificam nervos que se estendem até outras partes do corpo, como pernas, braços e pés. Por isso, é por meio da medula espinhal que o cérebro consegue enviar comandos e informações ao restante do corpo e que o corpo do paciente consegue se comunicar com o cérebro, enviando informações sobre sensações e dores, por exemplo.

A lesão na medula espinhal, também chamada de lesão medular, acontece quando, por algum motivo, a medula espinhal do paciente sofre algum dano ou lesão, fazendo com que a comunicação entre cérebro e corpo, e vice-versa, fique de algum modo prejudicada.

É devido à lesões na medula espinhal que as pessoas ficam paraplégicas  (impossibilitadas de movimentar os membros inferiores) ou tetraplégicas  (impossibilitadas de movimentar do pescoço para baixo) e o que determina isso é a região da medula espinhal afetada pela lesão. De modo geral, quanto mais alta na coluna vertebral for a lesão, mais o organismo do paciente é afetado. 

Nem sempre, no entanto, as lesões na medula espinhal resultam em paralisias e dificuldades de movimento. Alguns casos de lesão medular podem fazer com que o paciente apresente perda de sensibilidade, como formigamento e incômodos. Uma lesão na medula espinhal completa quer dizer que a medula espinhal do paciente foi realmente afetada e agora não há mais qualquer tipo de comunicação entre o cérebro e corpo, e vice-versa, a partir do ponto onde a lesão se encontra. 

Já uma lesão na medula espinhal incompleta significa que ainda há certa comunicação e o que o paciente consegue ou não fazer depende de qual área da medula espinhal permanece ativa.

Quando a lesão ocorre na parte cervical ou torácica, tem-se tetraplegia [tetra=4], ou seja ,os 4 membros paralisados. Quando essa lesão ocorre na parte lombar da coluna tem-se a paraplegia, ou paralisação de dois membros.

As três principais funções perdidas com a lesão são funções motoras e sensações de dor e temperatura abaixo no nível da lesão, com preservação da propriocepção, cinestesia e sensações vibratórias. 

Há alguns cuidados que devem ser tomados quando prescrever exercícios físicos a pessoas com lesão medular, sendo assim alguns ricos se destacam  como as alterações osteomusculares havendo a necessidade em proteger articulações fracas e instáveis , a pratica de um reforço muscular (exercício resistido) em musculatura envoltórias de articulações funcionais pode ser uma alternativa.

O Handebol em Cadeira de Rodas (HCR) é uma adaptação do Handebol convencional para pessoas com deficiência física, através da prática em cadeira de rodas. As principais adaptações para a prática são a redução da altura do gol em 40 cm e a utilização de cadeira de rodas, é dividido em duas modalidades HCR7 e HCR4.

O HCR7 é adaptação do handebol de quadra a equipe é composta por 7 jogadores em quadra, já o HCR4 é adaptação do handebol de areia, a equipe é composta por 4 jogadores em quadra.

A classificação funcional (ou classificação, se tratar de deficiências visuais ou intelectuais) promove a estruturação para competição em todas as modalidades paraolímpicas,  processo que a deficiência ou comprometimento do atleta é relevante em seu desempenho esportivo, e que compita em igualdade de condições a outros atletas. No handebol diante de um grupo específico de deficiente vem para suprir as necessidades desse grupo em questões de desenvolvimento físico- motor, cognitivo, socio-afetivo visando a inclusão através de etapas, e construir novos grupos para a expansão dessa nova modalidade do esporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (141.5 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com