TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Rafting de Inclusão

Por:   •  8/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

                                                                               

  1. INTRODUÇÃO

O esporte radical adaptado proporciona inúmeros benefícios para os praticantes , tanto na questão de saúde com também de autoestima e superação.

A prática regular de esportes pode trazer diversos benefícios para a saúde e qualidade de vida da pessoa com deficiência. Melhora a circulação sanguínea, o fôlego e ainda proporciona bons sentimentos ao praticante.

2.DESENVOLVIMENTO

A busca pela acessibilidade é incessante nesse segmento. A adaptação depende do tipo de atividade e o nível de dificuldade do praticante, e pode estar direcionada ao equipament, e a como se pratica a atividade .

 Por  vezes se deparamos com equipamentos específicos, utilizados com propostas de segurança ou de conforto, mas em muitos os casos falta essa acessibilidade no desporte  adaptado.

É muito importante que cada modalidade tenha suas adaptações e que traga segurança ao praticante pois ele dentro das suas limitações precisa de apoio de pessoas treinadas .

Como podemos fazer essas adaptações para os esportes radicais adaptados?

Abaixo irei citar algumas atividades e suas respectivas adaptações :

  1. rafting : É importante que se tenha um treinamento dos instrutores para com os praticantes antes da atividade para que se explique ,após então o esportista precisa estar sentado no bote em um cadeira desenvolvida especialmente para a sua necessidade para que ele fique seguro realizando a atividade
  2. Downhill : Para esta modalidade as pessoas com necessidade deverão usar uma bicicleta especial podendo ser ate mesmo um quadriciclo para que a pessoa tenha uma maior  estabilidade
  3. Mergulho com cilindro : Este mergulho deverá ter o apoio de um guia para ajudar no movimento ou ate mesmo aparelhos mecanizados para ajudar na movimentação do aluno com necessidades especiais

3 CONCLUSÃO

Para estes esportistas voltar a viver a emoção de realizar alguma atividade física já seria algo prazeroso demais e ainda por cima um esporte radical sem dúvida eleva a sua auto estima .

Imagine um cadeirante o tanto de limitações que ele encontra no seu dia a dia , e ao ver ele pulando de um para quedas ou descendo de rafing é com certeza uma enorme carga da emoção pois ele rompeu todas as adversidades e conseguiu através das adaptações necessárias realizar uma atividade física que lhe deu alegria .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com