TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Do Estágio Curricular

Por:   •  11/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.266 Palavras (10 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 10

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR II – ESPORTES[pic 1]

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Página

        

[pic 2]

[pic 3]

Maksuelen de oliveira

Matrícula: 600587149

Relatório do Estágio supervisionado II

Educação Física Bacharelado (esportes)

Relatório de Estágio apresentado ao Componente de Estágio Curricular Supervisionado II em Educação física (esportes) do Curso de bacharelado em educação física da Universidade Salgado de Oliveira como parte dos requisitos parciais necessários para a aprovação no curso.

Niterói – RJ

2022

Sumário

1 Apresentação Inicial e Apresentação da Instituição Campo de Estágio.......................

2 Atividades de Observação............................................................................................

3 Atividades de Coparticipação.......................................................................................

4 Considerações Finais....................................................................................................

5 Referências Bibliográficas............................................................................................


Apresentação Inicial e Apresentação da Instituição Campo de Estágio

Este estágio tem como finalidade descrever as experiências vividas pela estagiária Maksuelen de Oliveira durante a realidade de atividade de estágio, na ACADEMIA POWER FITNESS, situada na rua Hermogenis Rodrigues da cunha, n°148, bairro centro, na cidade de Iraí de minas. Nele serão descrito um breve histórico da ACADEMIA POWER FITNESS, suas funções, área de atuação e objetivo.

As atividades estão sendo supervisionadas pela professora Flávia Maria de oliveira carvalho, visando também atender a exigência curricular, objetivando os alunos aprenderem na prática as teorias aprendidas durante o curso de Educação Física Bacharelado na Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO.

Minha opção por essa Instituição se deu porque presta uma boa qualidade de trabalho aos clientes e alunos, são muito renomados aqui na cidade. A unidade possui excelentes profissionais, todos muito bem capacitados, materiais e aparelhos de excelente qualidade. Oferecem musculação, aulas de crossfit, muay thai, funcional, dança, reabilitação, entre outros.

Durante o estágio supervisionado o discente poderá aplicar tudo que lhe foi apresentado em aula, configurando assim uma ótima oportunidade de unir teoria e prática, aplicando os conhecimentos adquiridos na universidade em conjunto com prática de seu cargo desempenhado na empresa. O aprendizado se torna cada vez mais eficiente quando unimos teoria e prática, e por meio destes se adquire a experiência. Por isso, o estudante deve perceber no estágio uma oportunidade única de adquirir experiência com determinação, comprometimento e responsabilidade.

Fazendo uma reflexão mais profunda, percebo que me deparei com uma serie de situações novas e que vieram a somar na minha experiência. Pude acompanhar aulas de crossfit que até então não havia visto de perto como funcionava, na qual gostei muito. Pude acompanhar o atendimento de avaliação física, que é feita quando o aluno inicia na academia para verificar sua situação corpórea.

A realização do estágio e o acompanhamento da profissional que esteve no meu horário de campo possibilitaram a incorporação de saberes práticos de atuação em diversas situações que ocorrem no ambiente profissional. Contudo através da convivência aprendi a desenvolver um bom relacionamento com os alunos da academia.

2 Atividades de Observação

juntamente com a professora Flávia Maria de oliveira carvalho, me foi apresentado o corpo de funcionários e alguns alunos no primeiro dia de estágio. Logo após me foi apresentada a estrutura da academia, os equipamentos e o espaço físico da mesma. A primeiro momento pude perceber que havia um ótimo espaço físico com grandes possibilidades de execução de movimentos, pois tinham muitos aparelhos e pesos livres para a elaboração de treinamentos variados, e assim foi durante o estágio.

A partir de alguns dias estagiando comecei a investir um tempo maior de estudo na área de crossfit, pois o estágio começou a me exigir isso, por que através do contato com os alunos, eles começaram a me fazer perguntas relacionadas a área, portanto me foi exigido cada vez mais a procura por conhecimento sobre o assunto, para que eu pudesse sanar as dúvidas desses alunos.

Desenvolvimento e análise das ações observadas

No dia 09/08 a professora Flávia iniciou a aula com um aquecimento, com alguns exercícios técnicos. Ainda não havia tido a oportunidade de participar de uma aula de crossfit, mas achei muito interessante são atividades muito intensas, principalmente a parte do WOD (workout of the day).

No dia 10/08 fizemos uma aula bem intensa, pude observar o nível de comprometimento dos alunos pois, são atividades que exigem muito de cada um. O treino dura em média 1 hora e envolve vários tipos de exercícios como flexão, agachamento, corrida e saltos, além de alguns suspensos com barras e cordas.

No dia 11/08 tive a oportunidade de falar com alguns alunos e perguntei como era o crossfit pra eles e a maioria me disse basicamente a mesma coisa. Satisfação e prazer em realizar e ver os resultados são gratificantes para eles. A Flávia me ressaltou que cerca de dois meses de treinamento regular já são suficientes para a maioria das pessoas notar mudanças como a perda de gordura e aumento da massa muscular, mas, dependendo da atividade e dos hábitos de vida, é possível que os resultados apareçam ainda antes.

No dia 12/08 foi elaborada uma aula com alongamentos e um trabalho de fortalecimento postural e muscular, pois é fundamental para preparar as articulações para a prática do crossfit. São exercícios de muita intensidade, é preciso estar bem alinhado na hora dos treinos para não ter qualquer tipo de problema. Todos os detalhes são importantes para evitar lesões e potencializar os benefícios do crossfit.

No dia 13/08 Pude observar com esses dias que de acordo com a evolução dos alunos a Flávia foi aumentando a intensidade dos treinos e colocando mais carga aos poucos. Outro ponto que observei foi o controle no descanso entre os treinos, pois o descanso julga muito para que os músculos possam se recuperar depois de treinos intensos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (508.8 Kb)   docx (370.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com