TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO EDUCAÇÃO FÍSICA BACHAREL

Por:   •  15/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.971 Palavras (8 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3][pic 4] SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO EDUCAÇÃO FÍSICA BACHAREL – 8º SEMESTRE[pic 5]

Magé

2021

Cidade

Ano

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        PROBLEMA        4

3        OBJETIVOS        5

4        JUSTIFICATIVA        6

5        METODOLOGIA        7

6        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        8

7        CRONOGRAMA        10

8        RESULTADOS ESPERADOS         11

9        REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        12

1 INTRODUÇÃO

No decorrer do crescimento de uma criança, pode-se observar que depois que esta aprender a dar os seus primeiros passos, consequentemente tenta executar com mais destreza e rapidez, fazendo com que aprenda a correr. O mesmo se diz quando estão alegres e tentam pular mais alto ou a frente. Contudo, é assim que o atletismo também surge, de forma natural e espontânea e não apenas nas pistas e campos de treinamento.

Considerando a fase de iniciação esportiva, muitas vezes a criança é inserida diretamente a um esporte coletivo como futebol, futsal, handebol, enfim pulando a modalidade do atletismo, a qual possui movimentos e habilidades motoras que se bem trabalhados e habilitadas, tornam-se naturais e simples durante a realização dos demais esportes. “O atletismo é estritamente ligado aos movimentos naturais do ser humano de correr, marchar, lançar, arremessar e saltar, e por isso, é chamado de esporte base.” (GANÇALVES, 2007, p. 01).

Em vista disso, é viável então que durante a fase de iniciação esta prática seja inserida em primeira mão, pelo fato que esta apresenta movimentos corporais naturais do atletismo? Além de possuirmos estas práticas, seria interessante aperfeiçoá-las e consequentemente adquirir um melhor desempenho nas diferentes modalidades a serem praticadas?

A iniciação esportiva é passo para muitas crianças que descubram o mundo esportivo no futuro delas. O objetivo do presente projeto é destacar os teóricos a serem desenvolvidos pela elaboração no nosso trabalho de conclusão de curso (TCC), sendo assim necessário explorar o contexto da contribuição do Atletismo no desenvolvimento motor em crianças na fase de iniciação esportiva, bem como identificar os aspectos relevantes na iniciação esportiva, que influenciam diretamente no desenvolvimento integral das crianças.  

  1. PROBLEMA

Os esportes coletivos e individuais são existentes no cotidiano de atletas e amadores tanto para adultos como para crianças. São inúmeras as buscas por talentos em crianças e adolescentes entre as mais variadas modalidades esportivas, fazendo com que pratiquem repetidamente a modalidade desejada propriamente dita ou em trabalhos de condicionamento físico, mesmo sabendo que todas elas levam uma parte característica do atletismo.

A busca num corpo hábil muitas vezes parte em meios distintos do Atletismo, sem que haja uma primeira vivência da modalidade. Contudo buscamos analisar a importância do trabalho desta modalidade durante a infância, mais ainda durante a fase de iniciação esportiva para as habilidades motoras, de modo que esclareça tal contribuição para outras modalidades esportivas que forem praticadas em sequência com base aos referenciais teóricos de diferentes autores.

  1. OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS

Objetivos geral:

Nosso objetivo é evidenciar como o Atletismo torna-se importante para o desenvolvimento motor de crianças durante a fase de iniciação esportiva, levando em consideração as diferentes habilidades naturais existentes nesta modalidade.

Objetivos específicos:  

O presente estudo do tema citado tem por objetivo:

  • Conhecer as características da prática do Atletismo;
  • Possibilitar as crianças o acesso as diferentes habilidades da modalidade em foco;
  • Investigar os efeitos durante a prática do Atletismo em relação as habilidades motoras;
  • Explorar possíveis benefícios ao inserir o Atletismo durante a fase de iniciação esportiva.

 

  1. JUSTIFICATIVA

Conforme os Parâmetros curriculares nacionais 1997 (PCNs), o trabalho de educação Física é importante, pois possibilita aos alunos terem desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com a finalidade de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções.

Torna-se necessário então, que os profissionais de educação Física ofereçam inicialmente a prática do atletismo, de forma prazerosa e limitadora, respeitando a realidade do meio em que está trabalhando, pois a importância formativa desta modalidade traz várias habilidades, que oportuniza o aluno de adquirir ao menos uma aptidão física para seu desenvolvimento. Sendo assim, a partir do momento em que o aluno se depara no jogo, este efetuará com mais destreza nos movimentos, pois seu primeiro contato já havia ocorrido com o atletismo. De acordo com Kirsch; Koch; Oro (1984), a educação física deve oferecer meios para alcançar as formas esportivas mais variadas de acordo com as possibilidades de nossos alunos. Na fase de iniciação, o ideal é oferecer muitas oportunidades para o desenvolvimento de habilidades motoras variadas, pois proporcionamos ao aluno iniciante, experiências motoras em corridas, equilíbrio, lançamentos, saltos, etc.

No entanto, a escolha da modalidade do atletismo como pesquisa, é pelo fato da importância em trabalhar as habilidades motoras fundamentais e naturais durante a infância, mais ainda durante a fase de iniciação esportiva as habilidades motoras, de moto que tornem se bem aplicadas e com destreza, contribuindo para outras modalidades esportivas que forem praticadas em sequência.        

  1. METODOLOGIA

                  Primeiramente será realizado um diagnóstico situacional da prática de habilidades motoras durante a iniciação esportiva, através da leitura dos artigos: “Iniciação esportiva universal” do livro 1. Ed. Belo Horizonte: UFMG, e “Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos”. 3ª ed. São Paulo: Phorte, 2005. Sendo assim, faremos os levantamentos bibliográficos de diferentes autores, uma vez que o embasamento analisado corresponde á fontes cientificas da área do projeto de pesquisa aqui apresentado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (177.3 Kb)   docx (780.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com