TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS COLETIVOS PARA IDOSOS

Por:   •  30/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 5

CARLA CRISTINA DA SILVA ARRUDA RODRIGUES - RA 1158720

JULIANA GOULART VALENTE DE BRITO FARIA – RA 1157924

KÊNIA APARECIDA RIBEIRO – RA 1161566

ANTEPROJETO TCC

                         

ANTONIO EDUARDO RIBEIRO

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

BELO HORIZONTE

10/2014

ANTEPROJETO TCC

TEMA: 

OS BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS COLETIVOS PARA IDOSOS

INTRODUÇÃO

O envelhecimento é um processo natural que ocorre de maneira gradativa e cada indivíduo deve se preparar para este acontecimento ARAÚJO (2006). Com o envelhecimento o corpo humano tende a sofrer algumas alterações fisiológicas, psicológicas e sociais.

No aspecto fisiológico ocorrem muitas mudanças, dentre elas a perda de massa muscular, da massa óssea, do equilíbrio, o declínio no funcionamento do metabolismo, da deglutição, da respiração e da mastigação PEDRINELLI ET AL (2009) e SILVA ET AL (2010).

Psicologicamente há o desenvolvimento de algumas patologias como a depressão, para PEDRINELLI ET AL (2009) os idosos se tornam dependentes e frágeis, pois começam a ter dificuldades em suas atividades básicas diárias. Esse é um fator que COUTINHO ET AL (2003) relatam em seu artigo, segundo eles indivíduos que sofrem perdas, que tem problemas afetivos e limitações físicas, estão predispostos a desenvolverem essa enfermidade.

        A alteração na área social é uma das mais cruéis para o idoso, pois depois de exercerem seus papéis de cidadãos e de lutarem por uma sociedade melhor, esta mesma sociedade incluindo às vezes seus próprios familiares, voltam-se contra eles deixando de lado sua trajetória no mercado de trabalho e seu esforço para criarem seus filhos, pois agora já não conseguem produzir ou realizar as mesmas atividades devido as suas limitações físicas SCORTEGAGNA E OLIVEIRA (2012).

Um fator que pode colaborar no aumento da qualidade de vida dessa população é a atividade física orientada, como relata MORAES ET AL (2007), pois os exercícios físicos orientados auxiliam no tratamento e prevenção de várias doenças.

Os exercícios físicos orientados são de grande importância para a segurança na realização das atividades; de acordo com MATSUDO ET AL (2001) “as aulas são elaboradas obedecendo a um esquema pedagógico mais flexível as alterações do envelhecimento”; assim será estimulada a prática consciente dos exercícios preocupando se com a qualidade do movimento e respeitando as limitações da turma.

          A também de se levar em conta os benefícios não só na saúde, mas do fator emocional que influencia de forma significativa para a melhora da qualidade de vida. O profissional de Educação Física vem com o papel de planejar as aulas de acordo com o desenvolvimento de sua turma, estimular novas experiências e permitir que os alunos notem o quanto os exercícios físicos são importantes, orientado para um envelhecimento saudável e prazeroso.

  CIVINSKI ET AL (2011), diz que o aumento da expectativa de vida dos idosos reflete diretamente na procura por práticas de exercícios físicos. Assim para que essas atividades tragam benefícios as orientações devem ser pertinentes a necessidade de cada indivíduo, pois o envelhecimento é inevitável e tem que se buscar a qualidade do mesmo sem deixar de observar o quanto é importante ser bem orientado e os cuidados com seu limite físico.

Ainda de acordo com CIVINSKI ET AL (2011), o profissional irá auxiliar as pessoas da melhor forma possível, mas não irá impedir que uma lesão venha acontecer, entretanto os riscos serão minimizados. O que se busca é uma qualidade de movimento que venha a trazer benefícios para cada idoso. Com o crescimento da expectativa de vida os exercícios em grupo vem colaborar com a autonomia, independência, fortalecimento muscular e socialização, as limitações vem com a idade, o exercício físico retarda essa degradação natural para que ela não seja tão rápida e permite ao idoso uma vida melhor.

JUSTIFICATIVA:

Segundo NOGUEIRA ET AL (2008) a população idosa vem crescendo, eles relatam que a cada ano 650 mil idosos são identificados entre a população do Brasil e de outros países em desenvolvimento. Com isto, cresce o número de atividades voltadas para esses grupos.

Para BENEDETTI ET AL (2002) a inserção de idosos em grupos de convivência colabora para aumentar o círculo de amizades, melhorar a autoestima e auxiliar com a interação entre o idoso e seus familiares. Os autores afirmam que os idosos participantes de grupos de convivência são fisicamente mais ativos.

Este estudo colaborará para a divulgação dos benefícios dos exercícios físicos coletivos e ressaltará a importância dessas atividades para os idosos.

OBJETIVO GERAL:

Este trabalho será desenvolvido com a intenção de identificar e expor os inúmeros benefícios dos exercícios físicos coletivos para os idosos.

METODOLOGIA:

Neste trabalho utilizaremos como metodologia revisão bibliográfica, através de livros e artigos.

PLANO DE TRABALHO.

Atividades

2014

2015

Meses

Out.

Nov.

Dez.

Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Mai.

Jun.

Jul.

Preparo do projeto

 X

 X

 X

 X

 X

 X

 X

 X

Levantamento bibliográfico

 X

 X

 X

 X

 X

 X

 X

 X

 X

 X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (108.6 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com