TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS COLETIVOS PARA IDOSOS

Por:   •  1/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.201 Palavras (17 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 17

CARLA CRISTINA DA SILVA ARRUDA RODRIGUES - 1158720

JULIANA GOULART VALENTE DE BRITO FARIA – 1157924

KÊNIA APARECIDA RIBEIRO - 1161566

Educação Física Bacharelado

OS BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS COLETIVOS PARA IDOSOS

Orientador: Prof. Ms. Leandra Fernandes Resende

Centro Universitário Claretiano

BELO HORIZONTE

20015

RESUMO

Este estudo teve por objetivo identificar os benefícios dos exercícios físicos coletivos para a população idosa. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, sobretudo de artigos científicos, em relação aos benefícios do exercício físico para o idoso, em que se observou a melhoria na qualidade de vida desses. Pôde-se comprovar que a prática de exercícios físicos coletivos praticados por idosos contribui significativamente para o desenvolvimento físico, psicológico e social desses indivíduos. Identificou-se os benefícios dos exercícios físicos coletivos relacionados ao tratamento de doenças, como a obesidade, as doenças cardíacas, a síndrome metabólica, a diabetes mellitus e as doenças osteoarticulares, o que contribui para a longevidade.

Palavras-chave: idoso, exercícios físicos, saúde do idoso.

INTRODUÇÃO

O envelhecimento é um processo natural que ocorre de maneira gradativa e cada indivíduo deve se preparar para este acontecimento, (ARAÚJO, 2006). Para designar a idade, em nossa sociedade, alguns verbetes são utilizados, como: velho, idoso, terceira idade. Cada palavra, diz respeito a identidade de cada pessoa envelhecida. Ao velho, atribui-se imagens de doenças e inatividade, idoso é um termo utilizado juridicamente, terceira idade atribui-se à saúde e ao bem-estar, (BORINI ET AL, 2002).

Com o envelhecimento o corpo humano tende a sofrer algumas alterações fisiológicas, psicológicas e sociais. No aspecto fisiológico ocorrem muitas mudanças, dentre elas a perda de massa muscular, da massa óssea, do equilíbrio, o declínio no funcionamento do metabolismo, da deglutição, da respiração e da mastigação (PEDRINELLI ET AL, 2009) e (SILVA ET AL, 2010).

Psicologicamente há a possibilidade do desenvolvimento de algumas patologias como a depressão, para Pedrinelli et al (2009) os idosos tornam-se dependentes e frágeis, pois começam a ter dificuldades em suas atividades básicas diárias. Esse é um fator que Coutinho et al (2003) relatam em seu artigo, segundo eles, indivíduos que sofrem perdas, que tem problemas afetivos e limitações físicas, estão predispostos a desenvolverem essa enfermidade.

        A alteração na área social é uma das mais cruéis para o idoso, pois, depois de exercerem seus papéis de cidadãos e de lutarem por uma sociedade melhor, esta, incluindo às vezes seus próprios familiares, volta-se contra eles deixando de lado sua trajetória no mercado de trabalho e seu esforço para criarem seus filhos, visto que agora já não conseguem produzir ou realizar as mesmas atividades devido às suas limitações físicas, (SCORTEGAGNA E OLIVEIRA, 2012).

De acordo com Nogueira et al (2008), a população idosa vem crescendo, os autores relatam que a cada ano 650 mil idosos são identificados entre a população do Brasil e de outros países em desenvolvimento. Com isso, cresce o número de atividades voltadas para esses grupos. Um fator que pode colaborar com o aumento da qualidade de vida dessa população são os exercícios físicos, como relata Moraes et al (2007), pois esses auxiliam no tratamento e prevenção de várias doenças.

  Civinski et al (2011), diz que o aumento da expectativa de vida dos idosos reflete diretamente na procura por práticas de exercícios físicos. Assim para que esses exercícios tragam benefícios, deve-se procurar um local que ofereça orientação profissional, pois é importante ser bem orientado e ter cuidado com seu limite físico. Ainda de acordo com Civinski et al (2011), o bom profissional irá auxiliar seus clientes da melhor maneira possível, mas não irá impedir que uma lesão venha acontecer, entretanto, os riscos serão minimizados. O que deve ser oferecido é a qualidade no movimento dos exercícios para trazer benefícios aos idosos.  

Com o crescimento da expectativa de vida, os exercícios em grupo vêm para colaborar com a autonomia, independência, fortalecimento muscular e socialização dos idosos, pois os exercícios físicos retardam essa degradação natural para que ela não seja tão rápida, contribuindo, contudo, para a longevidade (MORAES ET AL, 2007).

Diz-se, atualmente, que a atividade física e os exercícios físicos são importantes para a saúde, tanto como tratamento, quanto para prevenção. Portanto, este trabalho foi desenvolvido com a intenção de identificar e descrever os inúmeros benefícios dos exercícios físicos para os idosos, especificamente os exercícios feitos em grupos, chamados de coletivos.

Utiliza-se, nesta pesquisa, a revisão bibliográfica para o levantamento dos dados. Foram analisados artigos científicos que abordaram temas relacionados com atividade física e idosos, exercícios físicos orientados, qualidade de vida dos idosos, expectativa de vida, exercícios físicos coletivos, benefícios da atividade física e dos exercícios físicos, saúde do idoso.

1 Fundamentação teórica

1.1 atividade física e exercício físico

Para se obter maior compreensão do tema deste trabalho, é necessário um esclarecimento quanto ao que é atividade física e o que é exercício físico. Cheik et al (2003) relatam em seus estudos que a atividade física são os movimentos corporais produzidos pelos músculos, ou seja, tudo que tira o corpo do seu repouso. Pitanga (2002), também usa essa definição para atividade física, mas complementa essa afirmativa dizendo que há alguns elementos categóricos, como os fatores biopsicossociais, culturais e comportamentais, englobando todas as atividades com movimentos do dia a dia ou do lazer.

Já os exercícios físicos, são aqueles estruturados, com planejamentos, com objetivos específicos, como a melhora da aptidão física, o ganho de massa muscular, a melhora das capacidades físicas, ou a melhora da saúde em geral, isso com acompanhamento profissional (CHEIK ET AL, 2003).

1.2 Benefícios da pratica regular de exercícios físicos

A prática regular de atividade física e dos exercícios físicos proporciona melhora significativa nas partes fisiológicas, bioquímicas e funcionais no corpo do indivíduo. A atividade física e o exercício físico são essenciais para o controle dessas enfermidades. Dentre os inúmeros benefícios estão, a diminuição da gordura corporal (do peso), o aumento do gasto energético,  a diminuição dos riscos de doenças osteoarticulares, a melhora da sensibilidade insulínica, a redução do uso de medicamentos para controle do perfil lipídico, a melhora da circulação e da vascularização periférica, a melhora da função renal, a melhora da parte cardiovascular, o aumento do VO2 máx, o aumento da massa muscular, a melhora da função pulmonar, as adaptações metabólicas satisfatórias, a melhora das capacidades físicas, as alterações benéficas no sistema nervoso melhorando a sensação de bem-estar, e a melhora da socialização e da autoestima,  (NÓBREGA ET AL, 1999) e (ROSA ET AL, 2005) . Há também alterações positivas na aptidão física, pois os exercícios físicos melhoram a capacidade respiratória, a flexibilidade e a força, ajudando o indivíduo a ter mais qualidade de vida (AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE E AMERICAN DIABETES ASSOCIATION, 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (208.6 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com