TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Por:   •  21/4/2019  •  Artigo  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

UNIDADE II- FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCUSIVA

ALUNO: BRUNO ALBERTO MAGALHAES CARRIJO

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

TEMA: HISTORIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: PARADIGMAS E FATOS SIGNIFICATIVOS

Problematização
Qual a relação entre as fases históricas e as concepções sobre deficiências identificadas ao longo do desenvolvimento da Educação Especial? Qual a relação entre as concepções de deficiência e as atitudes sociais diante das pessoas público-alvo da Educação Especial? Quais são as fases históricas da Educação Especial? O que elas representam em termos de evolução social para as pessoas público-alvo da Educação Especial?

A educação especial passa por um foco dos princípios de uma sociedade inclusiva na busca de uma equiparação de oportunidades. Onde as pessoas com necessidades especiais devem ser vistas como cidadãos com seus deveres e direitos a serem devidamente respeitados.

Percebe se que ao longo do desenvolvimento da Educação Especial, as fases históricas contam a evolução do tratamento das dificuldades de forma progressiva baseando se em fatos significativos, temos 4 fases:

  1. Fase da Negligencia
  2. Fase da Institucionalização
  3. Fase da Criação de Serviços Educacionais
  4. Fase Atual

A relação entre as quatro fases nos identifica a forma historia sobre o que se entende por deficiência, refletindo nos modos especialmente culturais, com o decorrer da historia da sociedade, os aspectos que apreciam são os sociais, religiosos, morais e éticos.

Temos a observância da evolução da ciência e o sistema de valores de cada sociedade, segundo AMIRALAN.

Ou seja, a relação das fases historias estão basicamente ligadas as formas como as sociedades vivem, as suas crenças e diretamente ligadas a evolução da ciência, ora pois, com o passar do tempo, a Ciência vai evoluindo e identificando qualquer tipo de diferenciação que possa haver entre os seres humanos.

Ao momento em que a ciência vai evoluindo, também vão mudando as crenças e consequentemente a cultura.

A relação entre as concepções de deficiência e atitudes sociais é basicamente o entendimento da evolução da ciência , ou seja, essa relação baseia se nos estudos, nas abordagens testadas e necessárias para com o publico alvo da Educação Especial, isso significa dizer que quanto mais paradigmas quebrados, quanto mais conhecimentos sobre a forma do ser humano, melhor serão as atitudes sociais a serem tomadas.

A sociedade esta em constante evolução, constante desenvolvimento, em busca de modalidades alternativas de institucionalização de diferenças entre os seres humanos. Para que a partir dai, possam ser tomadas medidas cada vez mais acentuadas com a realidade.

As atitudes sociais representam como dito acima, uma constante evolução da ciência em parceria com a sociedade para que seja buscado o modelo ideal, de forma respeitosa ao deficiente, de forma que sejam realmente tratados sem distinções, ou que com distinções meticulosamente estudadas, orientadas, ´nada mais do que a busca da perfeição da sociedade, a sociedade esta sempre em busca de um consenso, de uma forma om que as pessoas vivam sem problemas.

A sociedade esta em busca do bem social, para isso é necessário cada ato social, a busca constante da construção de modelo ideal de sociedade baseando se cada uma em suas culturas e necessariamente dependentes da evolução da ciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com