TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO E A BRINCADEIRA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3
  1. O LÚDICO E A BRINCADEIRA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Contextualização e apresentação do lúdico e da brincadeira no desenvolvimento e aprendizagem humana

A utilização do lúdico e da brincadeira no processo de desenvolvimento humano, seja na infância ou nas outras fases da vida permitem não só a aprendizagem como também a socialização.

Através de jogos, brincadeiras, brinquedos, histórias, teatros, dentre outros, é possível a flexibilização de conteúdos considerando, a idade, vivência e outros fatores relevantes.

Análise das possíveis dificuldades que o contexto escolar enfrenta ao trabalhar com a atividade lúdica e a brincadeira

O espaço físico, falta de recursos (som, vídeo, materiais de apoio...) são as principais dificuldades da rede publica de ensino. Assim como a falta de profissionais, principalmente na educação infantil que exige não somente o trabalho pedagógico como ainda cuidados básicos (cerca de 2 refeições por período, higiene e cuidados pessoais...).

A participação de diretores, coordenadores e pais de alunos no processo de inclusão do lúdico e da brincadeira, quando o trabalho não é continuo, ou seja, quando é interrompido no momento em o aluno sai da escola e/ou quando troca-se de professor/orientador, consequentemente o aluno é prejudicado assim como o processo de aprendizagem.

Reflexão sobre a importância do lúdico e da brincadeira no contexto escolar

O lúdico e a brincadeira não são só fatores importantes para a aprendizagem, como para o bem-estar, permite a descontração, o individuo tem mais possibilidades e também mais liberdade de utilizar sua criatividade. Além de facilitar a socialização, através de jogos e brincadeiras é possível salientar a importância da concentração, do respeito, assim como trabalhar a ansiedade, tarefa esta que é bem mais difícil quando trabalha-se uma atividade pedagógica comum (ex.: Livro Didático).

Trabalhando-se histórias fornecemos exemplos de atitude consequência, importância de determinados comportamentos, assim como permitimos que o individuo abra a mente para a fantasia, podendo assim criar a sua própria historia, ou mesmo identificar-se com personagens se incluindo no contexto.

        Trabalhando jogos podemos estimular o raciocínio logico e vivenciar aquilo que o aluno conhecia apenas como teoria. Bem como a brincadeira e demais atividades práticas qe permitem ao aluno a vivencia daquilo que um dia ouviu falar, fazendo assim pontes de conhecimento.

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O ensino tradicional remove a criança do ambiente infantil, o que não é necessário. Através de experiências é possível observar que ao incluir o lúdico e a brincadeira no processo de aprendizagem pode-se obter resultados mais significativos, do ponto de vista pedagógico, social, de inclusão, psicológico, dentre outros.

Referências Bibliográficas

DALLABONA, Sandra Regina; MENDES, Sueli Maria Schmitt. O Lúdico na Educação Infantil: jogar, brincar, uma forma de educar. Instituto Catarinense de Pós-Graduação -www.icpg.com.br. Disponível em: <http://www.posuniasselvi.com.br/artigos/rev04-16.pdf>. Acesso em 16/11/2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com