TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Por:   •  20/9/2020  •  Exam  •  5.277 Palavras (22 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 22

  [pic 1] 

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Cascavel

2020


THAÍS HENNING DOS SANTOS[pic 6]

[pic 7]

JOGOS E BRINCADEIRAS:

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Projeto apresentado ao Curso de Pedagogia da Instituição Unopar, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo.

Acadêmico (a): Thais Henning dos santos

RA: 282758115544

Orientador: Janaina Silva

Cascavel

2020

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica com base na literatura científica presente na rede de Internet bem como em obras físicas publicadas. A pesquisa tem por finalidade apresentar um tema que é amplamente discutido nos espaços de formação de educadores: A importância dos jogos e das brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa enfatizará o desenvolvimento e a aprendizagem através das atividades lúdicas, dada a importância do brincar para a formação da personalidade da criança e mais tarde do adulto.

Observa-se no cotidiano escolar que muitas crianças não conseguem desenvolver-se de uma maneira satisfatória, seja por demonstrarem apatia, falta de iniciativa e interesse, ou seja por um excesso de energia que trazem de casa e despejam na escola na forma de falta de limites e pouca tolerância ao próximo. É essa carência do Lúdico na infância que torna imprescindível o desenvolvimento de atividades que proporcionem a aprendizagem de uma maneira mais espontânea e atrativa para o educando através da utilização de jogos e brincadeiras.

Portanto, o espaço escolar, em especial o de Educação Infantil, precisa garantir atividades educacionais que promovam o uso de brincadeiras e jogos, pois através destas atividades os sujeitos se apropriam de elementos culturais, internalizam, reproduzem e reinventam gestos e movimentos. Entende-se que é no ato de brincar que a criança constrói e reconstrói simbolicamente sua realidade e recria o existente tendo, assim, um importante papel na formação dos processos psíquicos do sujeito que é histórico, social e cultural além de ser, claro, cognitivo.

Sendo assim, o presente projeto e pesquisa têm por objetivo refletir acerca do conceito de lúdico tendo em vista sua importância histórica e cultural para o desenvolvimento do ser humano; apresentar a importância do lúdico para a aprendizagem por meio dos jogos e brincadeiras em contraponto à realidade sociocultural dos educandos e apontar atividades lúdicas diversificadas e o papel do professor constituindo um espaço para a concretização dos jogos e das brincadeiras que contribuam para a aprendizagem do educando.

Para tanto, a pesquisa fará uma análise bibliográfica de alguns importantes autores que se preocuparam em estudar a Infância e a importância do brincar nessa fase do desenvolvimento humano tais como Castro e Alves (2002), Vigotsky (2008), Delari Jr. (2000), Negrine (1994), Cintra, Proença e Jesuino (2010), Camargo e Rosin (2005) entre outros pesquisadores de igual relevância.

Nesse sentido, o projeto enfatizará como conteúdo o trabalho com o lúdico infantil dado a relevância deste para a aprendizagem da criança que, muitas vezes, por falta de interação e de ação com o meio e com os demais sujeitos à sua volta, não consegue manter a coordenação sensório-motora fina e ampla nem as noções de espaço e profundidade necessárias para o uso de livros e cadernos. Para tal, trará algumas sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula e também em outros espaços do ambiente escolar, pois o brincar, apesar do termo e do seu significado, é coisa séria.

1.1 PROBLEMA

  • Qual a importância dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem?

  1. OBJETIVOS

  1. OBJETIVO GERAL
  • Apresentar a importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil enfatizando o desenvolvimento e a aprendizagem através das atividades lúdicas, dada a importância do brincar para a formação da personalidade da criança e mais tarde do adulto.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Refletir acerca do conceito de lúdico tendo em vista sua importância histórica e cultural para o desenvolvimento do ser humano;
  • Apresentar a importância do lúdico para a aprendizagem por meio dos jogos e brincadeiras em contraponto à realidade sociocultural dos educandos;
  • Apontar atividades lúdicas diversificadas e o papel do professor constituindo um espaço para a concretização dos jogos e das brincadeiras que contribuam para a aprendizagem do educando.

3 JUSTIFICATIVA

As atividades lúdicas dentro do processo de ensino e aprendizagem apesar de aparentar ser um conceito moderno, sempre se manifestou na forma como a humanidade educa suas crianças. Desde a Grécia antiga o lúdico teve um importante papel na educação da criança, como explica Manson (2002 in Cintra, Proença e Jesuino 2010, p. 229) “a maioria dos brinquedos que se conhece hoje tiveram sua origem entre os gregos e eram vistos como facilitadores de movimentos, pois propiciavam a aprendizagem”. Já eram presentes neste período, várias possibilidades de brincadeiras e brinquedos que visavam a ampliação motora e a interação, como jogos de ossinhos, arcos, bonecas, cavalos, dentre outros. 

Contudo na realidade sociocultural dos educandos na atualidade com a chegada cada vez mais rápida das tecnologias, pode-se observar que as crianças de hoje em dia vem esquecendo o real prazer de um jogo ou de uma brincadeira, quando estão em casa ou até mesmo na escola. Em casa como muito dos pais não querem ser perturbados após seu dia de trabalho e acabam deixando seus filhos com livre acesso para tablet, celulares, computadores, entre outros recursos midiáticos. Na escola como os professores são cobrados para cumprirem com a grade curricular e os conteúdos ali propostos, ou seja, os conteúdos que devem ser passados para as crianças e na grande maioria das vezes o momento da brincadeira ou do jogo é deixado de lado, tendo espaço apenas para a realização de atividades mecânicas e de sistematização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)   pdf (231.6 Kb)   docx (764.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com