TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JOGOS OLIMPICOS

Por:   •  5/5/2017  •  Dissertação  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

OS JOGOS OLIMPICOS

Atualmente a cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem para disputarem os conhecidos Jogos Olímpicos. Ainda somos influenciados pelas ideias filosóficas gregas, mas uma de suas principais criações se encontra sendo os Jogos Olímpicos.

O monte Olímpia era um dos centros espirituais grego, corridas, danças e sacrifícios eram dedicados aos deuses, porem foi somente 776 a.C. que ocorreram pela primeira vez os jogos olímpicos. Os jogos sempre eram disputados no mesmo lugar, num local remoto e de difícil acesso a pé no noroeste do Peloponeso. Os competidores e espectadores vinham não apenas da Grécia, mas de todo o mundo grego. Com diferença da antiguidade os jogos atualmente ocorrem sempre em locais distintos, mais a comoção para a visualização desta esta cada vez maior.

Embora os jogos tivessem uma base religiosa as competições traziam paz e harmonia para as cidades gregas, já que ocorria tréguas antes e durante as olimpíadas(o que acontecia na olimpíada significava o que ia acontecer em batalha). Hoje não são mais alternativas para a guerra, mais o espirito de competição continua vivo.

As praticas esportivas eram feitas aparte das atividades do ginásio que se baseavam nas exigências de batalha, o arremesso do disco fortalecia o braço que impunha o escudo, o dardo era uma variante do arremesso de lança e a luta livre era uma preparação para o embate corpo a corpo, surgindo dai os primeiros jogos.

Antigamente apenas homens poderiam participar dos jogos, as mulheres eram proibidas ate mesmo de assiste, acreditasse que era pelo fato do jogos serem praticados sem vestimenta, já que o atleta deveria ser um homem ideal, o corpo musculoso e tonificado.

Os campeões eram celebrados em todo o mundo falante grego, o segundo lugar não valia nada, o vencedor recebe tudo, tendo assim uma garantia de vida estável, o que não vem a ser tão diferente da atualidade.

Os Jogos Olímpicos incorporam os mais nobres ideais gregos de patriotismo, excelência e desportividade. Ainda hoje a vitória olímpica é considerada a maior conquista esportiva que um atleta pode ter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com