TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JOGOS OLÍMPICOS E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]________________________________ [pic 2]

EDUARDO JOSÉ DA SILVA – 1131301

LICENCIATURA EDUCAÇÃO FÍSICA

OS JOGOS OLÍMPICOS E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

MACEIÓ

2015

  1. DESCRIÇÃO DO PROJETO


Curso: Licenciatura em Educação Física
Disciplina: Introdução à História e Teoria da Educação Física
Professor Responsável:
Regina Celia Aragão da Silva
Título do Projeto “Os Jogos Olímpicos e a Educação Física escolar”
Aluno: Eduardo José da Silva
Data de início do Projeto: 12/08/2015
Data de término do Projeto: 25/09/2015

O Projeto de Prática consiste em uma complementação de carga horária para o curso de Licenciatura em Educação Física, que proporciona aos alunos a oportunidade de refletir sobre questões relacionadas aos temas desenvolvidos nas disciplinas do curso, aprofundando esses conhecimentos ainda mais, e de aproximar o aluno da prática pedagógica da área da Educação Física.

A finalidade deste Projeto é fazer que você utilize os conhecimentos adquiridos por meio de pesquisas sobre a história dos Jogos Olímpicos da Modernidade para compor um conteúdo a ser utilizado e desenvolvido nas aulas de Educação Física escolar.


            Para isso, o Projeto consta de duas etapas de realização: a primeira incide em uma pesquisa sobre todas as edições dos Jogos Olímpicos da Modernidade, cuja primeira edição aconteceu em 1896, na cidade de Atenas, Grécia. Na segunda etapa, baseando-se nos conhecimentos adquiridos na primeira, um projeto sobre os Jogos Olímpicos deverá ser elaborado para desenvolvimento nas aulas de Educação Física escolar.

  1. PÚBLICO-ALVO

A Prática será realizada pelos alunos que estão no curso de Licenciatura em Educação Física EAD em 2015.

  1. OBJETIVOS

Conhecer e identificar os principais fatos relacionados às edições dos Jogos Olímpicos da Modernidade.

Desenvolver um projeto que relacione os Jogos Olímpicos  às aulas de Educação Física escolar como um conteúdo a ser desenvolvido nas três dimensões (conceitual, procedimental e atitudinal).

  1. EQUIPE

Aluno do curso de Licenciatura em Educação Física (EAD) 2015.

  1. ATIVIDADES E HORAS PREVISTAS

Primeira etapa: pesquisa sobre os Jogos Olímpicos da Modernidade
15 horas.

Segunda etapa: projeto para as aulas de Educação Física escolar 5 horas.

Total de horas atribuídas 20 horas.

  1. METODOLOGIA

Os três países melhores colocados no quadro de medalhas são:

Posição / País

1-EUA

Ouro / Prata / Bronze / Total

930 / 730 / 638 / 2.298

2 -  União Soviética

Ouro / Prata / Bronze / Total

395 / 319 / 296 / 1.010

3 -  Grã-Bretanha

Ouro / Prata / Bronze / Total

207 / 255 / 253 / 715

Medalhas do Brasil em todos os Jogos Olímpicos.

Ouro / Prata / Bronze / Total / Posição

23 / 30 / 55 / 108 / 22°

O basquetebol feminino nos Jogos Olímpicos.

A primeira vez que houve a participação de equipes femininas de basquetebol nos Jogos Olímpicos foi em1976, no Canadá. Segundo Escamilla (1992), nessa época a União Soviética (atualmente Rússia) tinha uma supremacia absoluta em relação aos outros países e dominava, por regra geral, todas as competições femininas.

 Esse domínio soviético foi decisivo para a F.I.B.A. (Federação Internacional de Basquetebol), através de um ofício, informar que a União Soviética (campeã do mundo), a Tchecoslováquia (vice-campeã) e o Japão estavam classificados para a Olimpíada de Montreal, assim como o Canadá por ter o privilégio de organizar a competição.

Em Montreal mais duas equipes se uniriam a esse grupo, já que o torneio seria disputado por somente 6 seleções nacionais. Foi realizado um Torneio Pré-olímpico com a participação de Bulgária, Coréia, Cuba, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Itália, México e Polônia. Nele classificaram-se os Estados Unidos e a Bulgária.

Os Jogos Olímpicos de Montreal contaram com um sistema de disputa de turno único. A União Soviética, confirmando o seu favoritismo sagrou-se campeã seguida pelos Estados Unidos e Bulgária.

Em Moscou (1980), somente a União Soviética (por ser a atual Campeã Olímpica e o país organizador) tinha vaga garantida. As outras cinco vagas foram disputadas em um Torneio Pré-Olímpico com a participação de 21 seleções.   Nos Jogos de Seul, em 1988, a FIBA abriu mais duas vagas no Torneio Olímpico, subindo para oito o número de seleções
|participantes. O sistema de disputa também mudou, sendo essas oito seleções divididas em dois grupos de quatro, classificando para as semifinais as duas melhores seleções de cada grupo e depois disputa de terceiro e quarto colocado e disputa da final.

A partir de Atlanta (1996), o número de participantes foi padronizado em doze, com o seguinte sistema de disputa: Fase Preliminar: dois grupos com seis equipes Quartas de Final: classificam-se as quatro melhores equipes de cada grupo e jogam em sistema de eliminatória simples (primeiro do grupo A x quarto do grupo B) para definir os semifinalistas e os países que disputarão de 5º a 8º e de 9º a 12º postos.

Semifinais: sistemas de eliminatória simples Finais: eliminatórias (incluindo as disputas de 1º a 4º postos) Nenhum país participou de todas as competições de basquetebol feminino nos Jogos Olímpicos. Dos 23 países participantes, somente dois foram campeões olímpicos (Estados Unidos e Rússia) e outros 6 tiveram o privilégio de subir ao pódio: Austrália, Brasil, Bulgária, China, Coréia do Sul e Iugoslávia.

Participação do Brasil em Olimpíadas.

A primeira participação da seleção brasileira feminina foi em 1992, em Barcelona. Até então o Brasil nunca tinha se classificado para a disputa de um Torneio Olímpico. Depois de 1992, o Brasil nunca mais ficou fora dos Jogos, estando presente nas três seguintes edições, Atlanta (1996), Sidney (2000) e Atenas (2004).

 Em Atlanta, 1996, o Brasil conquistou seu melhor resultado, ficando com a medalha de prata, perdendo a final por 24 pontos para a seleção dos Estados Unidos. Em Sidney, o Brasil venceu nas quartas de final a equipe da Rússia por um ponto de diferença, num jogo bastante disputado. Entretanto, acabou perdendo a semifinal para a equipe da Austrália e ficou com a medalha de bronze, vencendo a Ucrânia. Em 2004, o Brasil caiu uma posição em relação à classificação anterior, terminando em quarto lugar, perdendo na semifinal para a Austrália e na disputa pela medalha de bronze para a Rússia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (253.5 Kb)   docx (238.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com