TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Educação Inclusiva

Por:   •  22/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

THAIS ROCHA NERI RODRIGUES

FASES HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL E NO MUNDO

Atividade de Portfólio do Ciclo 2 -  Disciplina de Fundamentos da Educação Inclusiva professora MS.  Ana Maria Tassinari.

 

RIBEIRÃO PRETO

2019


Negligência

Essa 1º fase também era conhecida como fase da exclusão total. Nessa fase as pessoas com deficiência era abandonadas, perseguidas ou até assassinadas, pois existia a crença que se tratava de seres possuídos e defeituosos. Nessa fase a beleza física e a força eram muito valorizadas. Por isso acreditava-se que as pessoas com qualquer tipo de deficiência eram imprestáveis e deveriam ser excluídas da sociedade.

Inconstitucionalização

A 2º fase foi marcada pelos avanços da medicina, pois nessa fase começaram a pesquisar sobre as deficiências e trata-las como doença. Nessa fase existia a crença que as pessoas com deficiência precisavam ser curadas, pois se acreditava que algumas deficiências poderiam ser contagiosas, o que tornavam essas pessoas um perigo para a sociedade. Por isso essas pessoas eram isoladas em manicômios para o tratamento devido e inconstitucionalizadas.

Criação de Serviços Educacionais

A 3º fase teve inicio somente a partir do século 19 e também é conhecida como fase da Integração. Nessa fase surgiram as primeiras iniciativas a favor das pessoas com deficiência, pois começaram os estudos específicos e criaram-se as instituições especializadas em cuidar dessas pessoas, além de classes específicas para acolher as pessoas com deficiência em algumas escolas, inclusive algumas instituições existem até hoje. Essa fase foi um ponto de partida importante para a ultima e atual fase, pois apesar de ainda haver a segregação dessas pessoas, já foram se desenvolvendo estudos importantes para o avanço da inclusão.

Atualidade

Essa 4º fase, que vivenciamos até hoje também é conhecida como fase da Inclusão. Nessa fase, a ideia é incluir as pessoas com deficiência no meio comum da sociedade, preservando os direitos e deveres de todos como cidadãos. Incluindo as pessoas com deficiência nas escolas comuns, nas faculdades e até mesmo no mercado de trabalho. Sabemos que muitas vezes são necessárias algumas adaptações, mas com o avanço dos estudos dessas necessidades estamos evoluindo cada dia mais, com a certeza que não basta incluir essas pessoas no meio comum, precisamos que elas permaneçam, aprendam, cresçam e evoluam como cidadãos..

Referências:

CAMPOS, J. A. P. P.; PEDROSO, C. C. A.; ROCHA, J. C. M. Fundamentos da Educação Inclusiva. Batatais: Claretiano, 2013.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com