TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Jogos Eletrônicos

Por:   •  31/8/2020  •  Resenha  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

ESports = Esportes?

Os Jogos Eletrônicos, também conhecidos como (ESports- Eletronic Sports), são uma modalidade de diversão e entretenimento que envolvem disputas individualmente ou em equipe via internet e computadores em rede. Os ESports são modalidades competitivas disputadas em jogos de diversas categorias. Há indícios de que a primeira competição esportiva eletrônica aconteceu em 1972, nos Estados Unidos, com o jogo Spacewar. Possuem ainda divisões que abrangem também os Exergames, que são Jogos Eletrônicos comandados pelo reconhecimento de movimento do próprio corpo do jogador, com a utilização de tecnologias sensoriais. Eles formam hoje um grande número de indústrias de jogos que agregam competidores, times, desenvolvedores e patrocinadores. Esses números disputam a atenção junto aos demais esportes tradicionais. A evolução das competições nos Jogos Eletrônicos foi elevada a um nível mais sério e isso gera polêmica entre os comitês do esporte atual.

Atividade:

1) Abaixo estão listados dois argumentos dos Jogos Eletrônicos serem considerados ou não esportes, um favorável e um contrário. A partir da leitura destes argumentos, elabore um pequeno texto e explique o seu posicionamento, seja favorável ou contrário. Lembre-se de argumentar a sua opinião, podendo trazer novas informações e reflexões a respeito deste tema.

Argumento 1 (favorável):

Os esportes se definem pelo estabelecimento de regras universais e específicas para as modalidades, bem como uma Federação que gerencie e promova campeonatos e competições. Já se tem estrutura, patrocínio e um grande número de praticantes nesta modalidade. E não é de hoje que os esportes não são encarados como saúde propriamente dita, temos o exemplo da modalidade de Sumô, bem como o alto e exaustivo treinamento dos atletas em todas as modalidades que não representam um comportamento saudável para os seus praticantes. Além disso, temos outros esportes que não condizem com a representação do movimento, como é o caso do Xadrez e do Tiro Esportivo. E ainda, é preciso notar que os Jogos Eletrônicos exigem a precisão nos cliques, a agilidade nas mãos ou no corpo (como é o caso dos jogos de movimento) e estimulam o raciocínio rápido durante as partidas. Não é apenas “tiro” os jogos, tem tática e técnica também, ainda mais que nem todo o jogo se trata apenas de atirar, encontram-se outros tipos de jogos também.

Argumento 2 (contrário):

Muitos Jogos Eletrônicos possuem teor violento e que podem vir a refletir no comportamento futuro dos jovens. Além disso, a maioria dos praticantes do jogo eletrônico se mantém sentados o tempo todo durante horas, o que sim, pode representar um abandono das atividades físicas e gerar um elevado nível de sedentarismo provocados pelo vício nos jogos, assim como provocar problemas posturais e de coluna devido ao tempo de tela. Isso representaria um alto índice de obesidade, depressão, diabetes, entre outras doenças que já conhecemos decorrentes da falta de atividade física. Os Jogos Eletrônicos não se encaixam nos esportes tradicionais (na sua definição mais popular e relacionada diretamente à uma atividade física), por não representarem bons hábitos. Imagine todas as fases

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com