TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

P Voleibol e o Comportamento dos alunos em Relação a Essa Pratica Projeto de Ensino e Pesquisa em Educação Fisica

Por:   •  4/6/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.850 Palavras (16 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4]

Voleibol e o Comportamento dos alunos em Relação a Essa Pratica  Projeto de Ensino e Pesquisa em Educação Fisica

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

Bento,Julia Thayna.Voleibol e o Comportamento dos alunos em Relação a Essa Pratica. Setembro de 2019. 12 páginas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Universidade Anhanguera - UNIDERP, Rio Grande do Norte, 2019.

RESUMO

Este projeto tem com base a identificação da importancia do voleibol nas mudanças de comportameento do alunos, sendo este um trabalho qualitativo, realizado atraves de analises de dados em algumas escolas da região Rio Grande do Norte. Todas as informaçoes citadas tem como base pesquisas realizadas com alunos atraves de perguntas tendo esta uma vital importancia pois mostra o que o voleibol proporciona na mudança de vida desses alunos, tendo uma melhoria na qualidade de vida, a terem auto-estima e proporcionando uma hormoniosa convivencia entre eles e na sociedade.

Palavras-chave: Voleibol, Qualidade de Vida, Mudança de Comportamento.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        TEMA DO PROJETO        4

1.2        JUSTIFICATIVA        4

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        5

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        5

1.5        OBJETIVOS        6

2        REVISÃO DE LITERATURA        7

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        9

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA        11

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

6        REFERÊNCIAS        12

INTRODUÇÃO

Essa pesquisa tem como objetivo apontar a prática esportiva participativa como uma possibilidade de formação do indivíduo e sua melhoria na cidadania, em uma pesquisa realizada com alguns alunos das escolas da região do Rio Grande do Norte que praticam o voleibol em suas aulas de educação fisica. Existem alguns  pontos importantes para se entender o esporte num ambiente escolar: a imprevisibilidade, a criatividade e a complexidade.

O esporte não deve ser entendido como objeto e sim como instrumento ou ferramenta que tem uma dada função instrumental. O esporte é um ato humano, social, individual, que como atividade humana, assume múltiplas funções.  A utilização da prática esportiva do voleibol que passa a levar os indivíduos a serem atores sociais de sua própria história, apresenta neste sentido, o voleibol como produção do homem e de sua possibilidade real de conquista da cidadania. O aluno aprende, utilizando-se da prática esportiva do voleibol, forma de comportamento que o farão, com facilidade, encaixar-se no contexto mais amplo, o respeito incondicional e irrefletido, convivência com a vitória ou derrotas.

 A importância deste trabalho consiste no fato de podermos detectar as mudanças que o voleibol consegue manifestar nos alunos que o praticam e como este esporte pode contribuir para sua formação intelectual e social. Acredito essa pesquisa torna-se relevante por poder contribuir para que outros profissionais de Educação Física reflitam sobre seu trabalho na construção do ser, como também melhorar a qualidade de vida, onde ocorre todo o desenvolvimento do ser humano, seja físico, intelectual ou moral.

  1. TEMA DO PROJETO

Foi escolhido tema Voleibol e o Comportamento dos alunos em Relação a Essa Pratica para que se possa dentificar o grau de contribuição do voleibol para a mudança de comportamento em alunos, mostrar o que essa pratica pode trazer para somar a vida desses alunos que convivem em seu ambito escolar e fora dela.

  1. JUSTIFICATIVA

.

A importancia do voleibol enquanto conteudo das aulas de educação fisica é a pratica dos esportes, é fundamental para a saude e bem estar do ser humano. Esta pratica ensina valores fundamentais auto-confiança, a inclusão social, o trabalho em equipe e o repeito pelas outras pessoas.

  1. SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA

Esta pratica do voleibol esta destinada para alunos do ensino medio.

  1.  PROBLEMATIZAÇÃO

O jogo desportivo - voleibol, desde sua origem, tem sido praticado por crianças e adolescentes dos mais diferentes povos e nações. Sua evolução é constante, ficando cada vez mais evidente seu caráter competitivo regido por regras e regulamentos. Por outro lado, os autores da pedagogia do esporte também têm constatado a importância dos jogos desportivos coletivos para a educação de crianças e adolescentes de todos os segmentos de sociedade brasileira, uma vez que sua prática pode promover intervenções quanto à cooperação, convivência, participação, inclusão, entre outros:

 

                              A prática do esporte na educação formal e não formal descontextualizado pode até mesmo torna-lo uma prática singular e de exclusão. No entanto, é preciso deixar claro que este problema não pode ser atribuído ao fenômeno esporte, mas sim, à incompreensão de compreendê-lo melhor”(PAES, 2001, p.9)

 

 

Gallahue e Osmum (1995 apud PAES, 2001, p. 34), apregoam uma abordagem desenvolvimentista, que ao ensinar as habilidades motoras (técnica) para a faixa etária de 7 - 10 anos, a aprendizagem deve ser totalmente aberta, ou seja, os conteúdos do ensino são aplicados pelo professor e praticados pelos alunos, sem interferência e correção dos gestos motores. Para a faixa etária de 11 - 12 anos, o ensino é parcialmente aberto, isto é, há breves correções na técnica dos movimentos. Na faixa de 13 - 14 anos, o ensino é parcialmente fechado, pois se inicia o processo de especificidade dos gestos de cada modalidade na procura da especialização esportiva, e somente após os 14 anos de idade deve acontecer o ensino totalmente fe hado, especí ico de cada modalidade col tiva e também o aperfeiçoamento dos sistemas tático que cada modalidade necessita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (389.4 Kb)   docx (211.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com