TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática De Ensino: Observação E Projeto ***

Monografias: Prática De Ensino: Observação E Projeto ***. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  2.009 Palavras (9 Páginas)  •  4.921 Visualizações

Página 1 de 9

APRESENTAÇÂO

Este trabalho é uma breve introdução de um Projeto Pedagógico de Integração entre um ambiente educativo não escolar e um ambiente escolar. Serão examinados os principais pontos que compõe esta integração. Uma escola e uma biblioteca são ambientes educativos comuns queintegram no processo educativo.

Este projeto se aplica em diversos seguimentos de varias áreas das atividades atuais, pois se trata de uma ferramenta muito eficaz que teoriza a prática.

Este trabalho mostrará os principais pontos de um ambiente educativo não escolar em uma biblioteca que podem ser trabalhados e aproveitados para complementar ou até mesmo melhorar o aprendizado de um ambiente escolar.

Este tema é bastante abrangente e este trabalho pretende apenas servir como um dos passos possíveis que irá mostrar que é possível aprofundar no assunto e aproveitar ambientes diferentes, mas que se integram para finalidades pedagógicas. A biblioteca é o ambiente que pretendemos trabalhar como instrumento de trabalho para este projeto, pois mostra como estes dois ambientes se integram no processo de aprendizado e como se relacionam no desenvolvimento da cultura e do saber como forma de se disseminar conhecimento.

INTRODUÇÂO

Este trabalho tem como objetivo caracterizar um ambiente não escolar e como este ambiente pode influenciar diretamente no aprendizado do educando de uma escola local. Com este propósito foi escolhido um ambiente no qual atende os objetivo do projeto, neste caso, uma biblioteca por existir uma relação de proximidade entre esses dois ambientes ou podemos dizer que uma escola e uma biblioteca são ambientes afins, antes, porém, devemos aprender um pouco mais sobre a biblioteca.

Asbibliotecas dos dias atuais são modernas, mas mesmo na era das famosas bibliotecas digitais os livros continua sendo a principal atração e continua a ser redigido e publicados em grande escala.

A palavra biblioteca vem do grego e seus significados são; livro e depósito, porém em uma melhor definição podemos dizer que é qualquer espaço físico destinado a guardar livros. De maneira geral significa todo espaço (concreto, virtual ou hibrido), que se destina a colecionar quaisquer tipos de informação, seja escritos em papeis, ou digitalizados armazenados em outros tipos de materiais, como CDs e DVDs entre outros.

Existem, no entanto evidencias que mesmo antes do homem dominar a escrita já existia outros tipos de biblioteca. As primeiras bibliotecas que se tem notícia possuía uma forma de armazenar um tanto diferente, eram os chamados armazenamentos minerais; feitos em tabletes de argila, depois vieram os vegetais e animais produzidos em rolo de papiro e pergaminho a exemplo das bibliotecas dos Babilônios, Assírios, Persas, Egípcios e Chineses. Só posteriormente com o papel inventado pelo chinês Cain Lun, no ano 105 que começou a biblioteca de papel e mais tarde as de livros conhecidos hoje.

Os historiadores acreditam que a biblioteca mais antiga da historia seja a do rei Assurbanipal (século VII. A.C), porém a mais famosa foi a de Alexandria no Egito, pelos seus milhares de manuscritos em rolo de papiro chegando a cerca de700 mil volumes. Esta biblioteca passou por três grandes incêndios. Outras bibliotecas também tiveram grande importância, como as judaicas, em Gaza; Nínive na Mesopotâmia. No Brasil a mais antiga é a atual biblioteca Nacional no rio de Janeiro, que passou a ser pública em 1825, era constituída de livros do rei de Portugal Dom José I e foi trazida para o Brasil em 1808 por Dom João VI, outra que merece destaque é a Biblioteca Municipal de São Paulo.

As bibliotecas não apenas armazena livros, mais também conserva o conhecimento, a cultura, trabalho científico e todo o histórico cultural de uma nação. Portanto este instrumento de aprendizado é de grande importância para preservar vivo o conhecimento do presente para o futuro de toda a humanidade.

OBSERVAÇÃO

Aspectos Relevantes Observados no Funcionamento De Uma Biblioteca

Diante do que foram observadas algumas características de uma Biblioteca deve ser ressaltada e mencionada:

Sistema no qual o visitante solicita o livro desejado no balcão, também possibilita o acesso dos visitantes entre as prateleiras que favorece de forma mais eficiente o incentivo a leitura.

Sala de estudo em grupos e individuais que torna o ambiente tranquilo para a leitura livre de interferência de ruído que geralmente afeta um aprendizado.

Salas de leituras infantis com moveis próprios e decoração toda especial que confere a este ambiente uma cara própria a este público especial.Bibliotecário é um profissional habilitado que oferece um suporte técnico para tornar o ambiente da biblioteca um centro de integração entre este espaço e o usuário.

PROJETO

Projeto de Integração entre um Ambiente Educativo Não Escolar e Uma Escola Usando Uma Biblioteca Como Ambiente De Estudo

Como objeto da utilização de uma biblioteca, situada dentro de uma escola, a estruturação compreende as seguintes etapas:

Delimitação da área do conhecimento: Pratica pedagógica de acesso a informação por meio das Bibliotecas.

Delimitação do tema: análise dos livros encontrados no ambiente estudado para determinado assunto estipulado por cada professor em um planejamento pedagógico da escola.

Problema: como inserir o aprendizado aos educando em um ambiente de integração como uma Biblioteca.

OBJETIVOS

GERAIS

Ampliar a visão que os alunos têm de uma biblioteca não situada dentro do ambiente escolar.

Implantar e motivar aos alunos o hábito da pesquisa, leitura e estudo em uma Biblioteca fora do ambiente da escola como forma de agregar conhecimento.

ESPECÍFICOS

Estabelecer um plano de trabalho já no inicio do ano letivo com um planejamento curricular com uma previsão de conteúdo programático onde se inclua uma vez por semana uma visita a uma biblioteca.

Observar as possíveis dificuldades que surgirá durante a utilização do acervo de uma Biblioteca pelos alunos.

Verificar as diferentes reações dos alunosapós cada visita para fins de conhecimento e após essa impressão direcionar as pesquisas realizadas para melhorar o aprendizado de acordo com cada matéria associada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com