TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E GESTÃO DE CONTEÚDOS - MORFOLOGIA HUMANA 2

Por:   •  30/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE TIRADENTES

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E GESTÃO DE CONTEÚDOS

MORFOLOGIA HUMANA 2

Evandicley carvalho Lemos

ITABAIANA

2017

EvANDICLEY CARVALHO LEMOS

MORFOLIA HUMANA 2

ITABAIANA

2017

Atividade orientada 2

Estudo de Caso

Atualmente a Familía Souza reside no municipio d Estância - Se . Esta familía é compossta pelo casal Cêsar e Rafaela, Fabiana (filha do casal ) e por Sr. Arthur (pai de Gisela)

Fabiana, 12 anos, apresenta crises respiratórias recorrentes. Ela possui uma doença que acomete o Sistema Respiratório, a asma. Como base neste quadro, a garota é acompanhada de perto por uma equipe médica especializada para tal patologia.

1 - Diante do caso da Fabiana, como é caracterizada a asma? Há alguma repercussão morfologia no Sistema Respiraatório durante uma crise? Explique.

A asma esta caracterizada pela falta de ar e dificulade na respiração diante de irritações sensíveis no aparelho respiratório, como o fechamento da musculatura dos brônquios fechando do ar para os pulmões.

 O pai de Fabiana César Cielo, ex nadador olímpico é saudável e nunca apresentou nenhuma alteração no Sistema Disgestório. Certa vez, o mesmo, foi treinar na piscina após almoçar uma feijoada num restaurante tradicional na sua cidade. Minutos depois começou a sentir um desconforto generalizado denominado de congestão.

2 - A causa da congestão de césar Cielo foi intensificada pelo excesso de água ingerida depois de comer a feijoada. Explique as pricipais causas da alteração no Sistema Digestório ( congestão ) do César Cielo.

 A congestão se dar pelo desequilibrio do sangue no organismo, no caso do sistema digestório quando comemos o organismo envia sangue para o sistema processar os alimentos.

Mas se fazemos exercícios, no caso a natação, o sistema muscular precisara de sangue, com isso o sistema digestório perde o sangue para onde  o esforço e lev a paralisa(trava), ocorrendo desmaios, em alguns caso pode levar a morte.

Rafaela é modelo de passarela, linda e esbelta. Apesar de seguir uma dieta rígida para se enquadrar nos padrões de beleza exigidos pela sua profissão, nunca está satisfeita com seu peso. nos últimos meses, vem sofrendo de dístúrbios alimentares como bulimia, que acomete o Sistema Digestório. Ao desmaiar me seu último desfile foi levada ao hospital e, foi determinada que Rafaela estava sofrendo de redução de vários nutrientes e alcalose metabólica, além disso, desenvolveu uma metaplasia esofágica  

( queratinização do epitélio esofágico).

3 - Na presença do ocorrido com Rafaela, explique as características de uma metaplasia esofãgica correlacionando com o fuincionamento do Sistema Digestório.

A metaplasia esofãgica também chamadade esõfago de Barrett é o refluxo dos ácidos estomacais no esôfago, com isso agredindo o esôfao e vindo a inflama-lo.

Por outro lado, Sr. Arthur, 63 anos, sofre constantemente de uma alteração no Sistema Urinário, denominado coloquialmente de " pedras nos rins", Em sua última consulta, foi solicitado ultrasson abdominal para descarta a hipótese de formação de novas pedras. Entretanto, foi grande sua surpresa aosaber que foi diagnosticado com hidronefrose direita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com