TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFOLIO CICLO ESPORTES NAO CONVENCIONAIS

Por:   •  14/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

SÔNIA SOLANGE PEREIRA DOS SANTOS SILVA

RA 8064442

TURMA DGEFL1802CGRA20

PORTFÓLIO CICLO 2

                                                        

Centro Universitário Claretiano

Licenciatura em Educação Física

Esportes não convencionais

Tutora Profª Marciana Roberta de Oliveira

CAMPO GRANDE - MS

2019

Esportes não convencionais

O termo "não convencional" refere-se ao que não é admitido e praticado nas relações sociais, ao que não é habitual ou não está presente na sociedade.

São aqueles esportes que não são conhecidos no Brasil por falta de divulgação ou que não foram vivenciados pela maioria da população, incluindo os esportes radicais e os esportes populares em outros países.  

   Esse termo surgiu como um artifício para o agrupamento de algumas modalidades esportivas que não são praticados, assistidos ou entendidos de forma ampla em nossa sociedade, com intuito de difundi-los em nossa cultura, junto aos conteúdos e esportes mais tradicionais. Essa expressão varia muito de fatores regionais e culturais, uma modalidade desconhecida em uma determinada região, pode ser muito praticada e desenvolvida em um outro estado ou cidade.

O Se-Movimentar é "a expressão individual e/ou grupal no âmbito de uma cultura de movimento; é a relação que o sujeito estabelece com essa cultura a partir de seu repertório (informações/conhecimentos, movimentos, condutas etc.), de sua história de vida, de suas vinculações socioculturais e de seus desejos" (SÃO PAULO, 2008, p. 43).

E muito importante o desenvolvimento desses esportes nas escolas, pois propiciará  novas experiências, reflexões e a possibilidade de ampliação do repertório da cultura corporal esportiva no âmbito escolar. A criança tem o direito de conhecer todo o patrimônio criado, aperfeiçoado, transformado e transmitido no decorrer de gerações.

Os benefícios da prática dos esportes não convencionais são muitos. Além do desenvolvimento motor, ampliarão  o conhecimento em novas práticas esportivas, possibilidade de testar e expandir suas habilidades, possibilidade de desenvolver a criatividade e imaginação, proporcionando a ela a chance de trocar conhecimentos nas interações sociais, de tomar decisões individuais e coletivas, de respeitar os diferentes pontos de vista de cooperar e competir com os colegas.

www.efdeportes.com/efd186/proposta-dos-esportes-nao-convencionais.htm

CRC Esportes não convencionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (51.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com