TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Ciclo Esportes não Convencionais

Por:   •  29/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

MAYARA MOURA CARMO LIVIO

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO DO CICLO 2

Atividade de Portfólio do Ciclo 2 da Disciplina de Esportes Não Convencionais, professora MS.  Marciana Roberta de Oliveira.

 

Batatais

2020

A Educação Física escolar abre diversas áreas de esportes, modalidades e atividades que podem ser desenvolvidos ao longo do ano letivo, cada uma com seus objetivos, seja apenas a vivência ou o treinamento para se aperfeiçoar determinados movimentos. Os esportes não convencionais são modalidades esportivas que são pouco praticadas pelos alunos brasileiros e o que não é habitual na sociedade, que não é tradicional, podendo ser apenas por falta de divulgação ou que não foram vivenciadas no âmbito cultural.

Segue com sua importância sobre o conceito de “se movimentar”, através de movimentos e expressões corporais, o aluno desmistifica as teorias dos esportes convencionais e se adapta aos esportes radicais, como exemplo. Tem por objetivo também ampliar os conhecimentos sobre cultura corporal, desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e moral. Porem, são práticas desafiadoras para o professor, que terá de inovar dentro das possibilidades possíveis da escola.

Os alunos que são estimulados a conhecerem, a praticarem esses tipos de atividades que não são tradicionais, poderão desenvolver habilidades nunca antes conhecidas por eles mesmos, além de agregarem conhecimento para a prática de novas atividades, relacionada a cultura diferente, época diferente, interação com os outros colegas de forma diferente, como uma forma de inovação curricular nas aulas de Educação Física.

Dentre tantas outros benefícios, os alunos podem aprender e exercitar a questão de regra de conduta, comportamento, respeito, fortalecimento, muscular, o equilíbrio, além de experimentar algo novo. Através dessa prática, os professores podem melhorar a autoestima dos alunos, a capacidade de concentração, o equilíbrio e as destrezas psicomotoras através de atividades expressivas, que reúne toda uma série de conhecimentos de alto valor educativo, que lhe dão coerência e justificam sua presença no currículo escolar para aqueles que pretendem deixar de fazer apenas o habitual para realizar o diferencial.

Referência

BARROS, Patrícia. Uma proposta de sistematização dos esportes não convencionais para as aulas de Educação Física das séries iniciais do ensino fundamental. Efdeportes, 2018. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd186/proposta-dos-esportes-ano-convencionais.htm.

KERR, T. O.; SANCHES NETO, L.. Esportes não Convencionais. Batatais, SP : Claretiano, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com