TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFOLIO GINÁSTICA GERAL, NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.841 Palavras (16 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1] 

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

TRABALHO DA DISCIPLINA

GINASTICA GERAL

CRISTIANO CALEJAS DA SILVA (1113342)

CURSO DE EDUCACAO FISICA – BACHARELADO

Professor(a)/Tutor(a) a Distância:

Prof.ª. Drª. Maria Cecília Leith Bonacelli Soares

Ribeirão Preto

Outubro de 2014

CRISTIANO CALEJAS DA SILVA (1113342)

CURSO DE EDUCACAO FISICA – BACHARELADO

CONCEITOS DA GINÁSTICA GERAL, NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Trabalho /portfolio/ artigo desenvolvido durante a disciplina de Ginastica Geral como parte da avaliação referente ao 4° semestre.

Professor(a)/Tutor(a) a Distância:

Prof.ª. Drª. Maria Cecília Leith Bonacelli Soares

Ribeirão Preto

Outubro de 2014

LISTA DE FIGURAS

Páginas

Figura 1

Apresentação simbólica da Ginástica Geral para idoso

14

Figura 2

Exemplo da Ginástica Geral para 3 idade

14

Figura 3

Ginastica Geral como apreender se exercitar com a bola.

14

Figura 4

Desenvolvimento da Ginastica Geral como apreender trabalhar como bastão.

14

Figura 5

Exercícios de Ginastica por meio de alongamentos

14

SUMÁRIO

1-Introdução.............................................................................................................4

2-Objetivo................................................................................................................4

3- Desenvolvimento do Conceito da Ginastica na Escola.......................................5

    3.1- As concepções metodológicas da Educação Física sobre Ginástica, como uma visão histórica..................................................................................................6

    3.2 Propostas metodológica para formação continuada de professores na perspectiva histórico-social......................................................................................7

4- Proposta de ginástica geral para o ensino não formal, na perspectiva...............12

5- Considerações Finais ........................................................................................15

6-Referências Bibliográficas..................................................................................15

CONCEITOS DA GINÁSTICA GERAL, NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

1-Introdução

Com a relação dos estudos da Ginastica na Educação Física para a integração do ser humano, pode-se dizer que uma das principais mobilidades é a aplicação dos diferentes tipos de ginastica nas escolas, que foi historicamente construída a partir de determinados modelos, oriundos das escolas Europeias.

Com a formação profissional da Educação Física com os passar dos anos se enfatizou a aplicação dos modelos de ginástica (rítmicas, exercícios físicos e danças), que juntou-se contexto da prática pedagógica escolar, onde se apresentava a ginástica baseada com simples exercícios ou danças, escolhidos e empregados nos Colégios pela ausência, de alternativas de modalidades, perante a alegação da falta de equipamentos e/ou instalações adequadas, se confundindo assim, com as modalidades gímnicas competitivas (olímpicas, artísticas , rítmica, entre outras), segundo comentado em Benjamin (1993)

Quando a ginástica bem aplicada possibilita a transformação das relações humanas em qualquer fase do aprendizado escolar.  É com isso ai possibilita ao ser humano, um melhor reconhecimento do seu corpo, e propicia um melhor relacionamento sócio-cultural, cognitivo, estético e fisiológico para todas as idades.

Com a pratica da ginástica e um caminho para o conhecimento de grandes novas habilidades do ser humano. A modalidade deveria estar implantada em todos os currículos escolares de todas as escolas, pois ajudaria muitas as crianças a ter gosto por outras áreas esportivas (futebol, voleibol, handebol, etc.). Todas essas categorias têm seu valor próprio que de objetivo e o mesmo resultado, ou seja, “benefício do corpo e do bem estar do ser humano”.

2- Objetivo

Baseando -se nas informações acima, o objetivo deste trabalho é discutir o papel da Ginástica Geral como uma forma de intervenção e formação pedagógica para os alunos, como parte no processo básico da disciplina Educação Física.

O objetivo deste trabalho é, portanto, tentar apresentar a Ginastica de uma maneira geral de como funciona a  praticar de esportes nas escolas; e mostrar que os alunos pode se beneficiar saudavelmente, contribuindo assim, na formação de indivíduos mais criativos, críticos e felizes.

3- Desenvolvimento do Conceito da Ginastica na Escola

Em relação a ginástica é uma atividade integrada por um sistema de exercícios físicos, especialmente escolhidos, que requerem força, flexibilidade e agilidade. Poderem pode servir tanto para competições como para recreação. Com relação a ginástica é conhecida pela forma de aplicar os conteúdos e utilização de seus meios de acordo com o objetivo que se deseja obter; por isso, ao referir-se a ginástica, é necessário especificar qual variedade da mesma ocupa a atenção no sistema de cultura física existente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (436.6 Kb)   docx (175.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com