TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CICLO DE APRENDIZAGEM À DISTÂNCIA

Por:   •  16/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

2° CICLO DE APRENDIZAGEM À DISTÂNCIA

CAMPINAS

2020

2° CICLO DE APRENDIZAGEM À DISTÂNCIA

Trabalho apresentado à disciplina de psicologia da educação, do curso de graduação EaD em Pedagogia para não licenciados, da Universidade Claretiano, como parte das atividades de laboratório exigidas para aprovação. Responsável pela disciplina: Profa. Lilian Paula Degobbi Bergamo.

CAMPINAS

2020

Possibilidades

Limitações

BEHAVIORISMO /NEOBEHAVIORISMO

O behaviorismo contribui para a educação como uma metodologia eficaz no controle e organização de processos de ensino aprendizagem. Mediante um estímulo com reforçadores positivos ou negativos podemos observar consequências desejadas ou indesejadas. O manejo dos estímulos levam a comportamentos condicionados, generalização, discriminação ou extinção ,quando o comportamento desaparece.    

Omissão de componentes importantes, como a percepção e os processos sensoriais. Essa teoria não leva em conta os processos emocionais do sujeito .Considera os processos de aprendizagem mecanicista e trabalha apenas com o comportamento observável.  

PSICANÁLISE

A psicanálise compreende o funcionamento da vida psíquica, interpretando e buscando o significado oculto do que é expresso por meio de ações palavras, sonhos, delírios e atos falhos. Trás como objeto de estudo o Inconsciente, que para a psicanálise determinam as ações do homem na sociedade. Contribui com o entendimento do vínculo afetivo entre professor e aluno com conceitos de transferência e contra-transferência   .Na transferência o professor torna-se depositário de algo que pertence ao aluno e em decorrência o professor carrega uma importância especial. E a contra-transferência ,um conjunto de reações inconscientes do professor ,a figura do aluno .A dinâmica transferencial atua no nível do simbólico ,permitindo reações não perceptíveis.

Nessa abordagem a figura do professor e sua significação para o aluno  passa a ser a chave para o aprendizado. Está em jogo não só a postura, a voz  profissional, mas razões conscientes ou inconscientes que poderão certamente dificultar a aprendizagem de conteúdos da disciplina.

HUMANISMO

Uma abordagem que aborda a preocupação com o ambiente saudável com uma relação genuína, motivado a aprender .Instiga uma aprendizagem mais significativa diante de situações que são percebidas como problemáticas .Aceita o aluno do jeito que é em seu funcionamento de ver o mundo, compreendendo seus sentimentos e emoções. O professor assume a função de facilitador da aprendizagem. Acredita na liberdade de pensamento ,na criatividade ,na autonomia e na  auto iniciativa  para a aquisição de conhecimentos.

Nessa abordagem os métodos tem pouca importância, deixando a fundamental ênfase para a relação professor –aluno.

GESTALT

Essa abordagem trabalha além daquilo que os olhos e os elementos sensoriais indicam. O cérebro e dinâmico e percebemos unidades completas em nosso campo visual. Através de vivências e mais experiências proporcionamos mais insights, o que possibilita a aprendizagem. As organizações da percepção podem ser definidas como proximidade, continuidade, semelhança, preenchimento ,simplicidade e figura –fundo.

Relaciona as aprendizagens com as percepções das experimentações do ambiente externo. Não se detém a fatores internos do aluno bem como, as relações interpessoais e afetivas que facilitam a aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com