TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Envolvimento da Família na Aprendizagem Escolar dos Filhos no I ciclo do ensino secundário

Por:   •  10/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.564 Palavras (11 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

REPÚBLICA DE ANGOLA[pic 2]

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

[pic 3]

PROJECTO DE PESQUISA CIENTÍFICA

O ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM ESCOLAR DOS FILHOS NO I CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO

(caso do Colégio Sulip, situado na Província de Luanda, Município de Belas, Bairro Calemba 2)

AUTOR: VASCO INOCÊNCIO BONDO

DOCENTE: ALFREDO GABRIEL BUZA

LUANDA

MAIO, 2016

VASCO INOCÊNCIO BONDO

O ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM ESCOLAR DOS FILHOS NO I CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO

(caso do Colégio Sulip, situado na Província de Luanda, Município de Belas, Bairro Calemba 2)

Projecto de pesquisa científica apresentado na cadeira de Metodologia de Investigação em Educação como requisito para a segunda prova parcelar.

Docente: Alfredo Gabriel Buza

LUANDA

MAIO, 2016

1. TEMA

O presente projecto apresenta uma visão geral daquilo que será desenvolvido no trabalho de investigação posterior relacionado ao tema “O Envolvimento da família na aprendizagem escolar dos filhos”.

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

O presente tema será abordado com base na actualidade, sendo a sua delimitação feita no contexto do I Ciclo do Ensino Secundário e também localmente, atendendo que a pesquisa será realizada no Colégio Sulip que esta situado na Província de Luanda, Município de Belas, Bairro Calemba 2. Com isso, o tema resultante da delimitação é o seguinte:

O Envolvimento da família na aprendizagem escolar dos filhos, no I Ciclo do Ensino Secundário: caso do Colégio Sulip, situado na Província de Luanda, Município de Belas, Bairro Calemba 2.

2. PROBLEMA

Há alguns anos, a preocupação da família em relação a aprendizagem escolar dos filhos era bastante perceptível na escola. Actualmente, tem sido constante os professores e outros membros da escola, reclamarem do “fraco envolvimento da família na aprendizagem escolar dos filhos”.

A ausência nas reuniões por parte da família é frequente, os alunos frequentemente não fazem as tarefas de casa, no contexto da sala de aula torna-se óbvio que os alunos raramente têm contacto com os conteúdos ensinados quando não estão na escola senão no tempo de provas, o rendimento dos alunos frequentemente não condiz com as expectativas dos professores e dirigentes da escola. Esses aspectos e outros que não foram mencionados levam a entender que o envolvimento por parte da família em relação a actividade curricular dos filhos é escasso quiçá mesmo nulo, o que consequentemente dificulta a sua aprendizagem.

 Com isto, a pesquisa será guiada com base nas seguintes questões:

O envolvimento da família na aprendizagem escolar dos filhos influencia a forma como eles aprendem?

Quais são as causas do fraco envolvimento da família na aprendizagem escolar dos filhos?

Que medidas a família e a escola podem tomar para solucionar ou minimizar a situação do fraco envolvimento da família na aprendizagem escolar dos filhos?

Apesar deste fenómeno estar acontecendo em várias escolas de Luanda, a pesquisa será realizada especificamente no colégio SULIP, situado no município de Belas, Bairro do Calemba II, atendo que a mesma instituição também padece deste problema.

3. VARIÁVEIS

O foco principal da pesquisa será o de compreender como o envolvimento da família na aprendizagem escolar dos filhos, pode influenciar a forma como eles aprendem, por isso consideram-se duas variáveis principais

Variável independente: envolvimento da família na aprendizagem escolar dos filhos;

Variável dependente: aprendizagem dos filhos

4. HIPÓTESES

A hipótese num trabalho científico constitui uma suposição ou uma resposta possível ao problema em estudo elaborada pelo pesquisador.

 Para o presente projecto levantaram-se as seguintes hipóteses:

O envolvimento da família na aprendizagem escolar dos filhos influencia a forma como eles aprendem.

O compromisso laboral e o desinteresse são algumas das causas do fraco envolvimento da família na aprendizagem escolar dos filhos.

Se a comunicação entre a escola e a família for melhorada, então o problema do fraco envolvimento da família na aprendizagem escolar dos filhos será solucionado ou minimizado.

5.  JUSTIFICATIVA

O interesse do pesquisador em realizar a pesquisa proposta justifica-se pelo facto de que durante o exercício das suas actividades como professor, notou em muitos alunos o desgosto e desinteresse pelos estudos, pois até muitos deles o assumiam. Muitos alunos apenas resolviam as tarefas já na sala de aulas, alguns alunos chegavam frequentemente muito tarde a escola ou faltavam, outros alunos confessavam não ter o hábito de estudar em casa por isso não liam os conteúdos ensinados na sala de aulas quando estivessem em casa, os pais ou outros familiares quase que não entravam em contacto com a escola ou com os professores em particular para informar ou  informar-se sobre os seus educandos,  ausências acentuadas em reuniões por parte da família, etc. Alguns alunos durante conversas com professores, queixavam-se de situações familiares tais como a de viver com apenas um dos progenitores, a falta de referências adultas e instabilidades no lar.

Estes problemas levavam o pesquisador em conjunto com outros professores a conclusão de que os alunos não tinham acompanhamento por parte das famílias, e que isto afectava também a aprendizagem bem como o rendimento dos mesmos. O pesquisador tal como os outros professores sentiam-se desapoiados, pois entendiam que o trabalho desenvolvido na escola não tinha continuação fora dela, pois parecia que a família estava a abandonar a função de educar exclusivamente para a escola.

Mas por outro lado, o pesquisador sabendo que o mesmo na qualidade de professor através das suas práticas pode estar na base das dificuldades de aprendizagem do aluno, almeja realizar a pesquisa proposta de modo a validar ou falsificar a conclusão tomada, a respeito da falta de envolvimento da família poder estar na base dessas dificuldades de aprendizagem dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (219.4 Kb)   docx (66 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com